O "Fidalgo da Baixa" de Coimbra que está a deixar todos de água na boca!

Foto: X-Make (@thexmake)

O ano começa com novidades daquelas mesmo boas e deliciosas como nós gostamos. No número 150 da Rua Simões de Castro abriu a mais recente Padaria da cidade, o Fidalgo da Baixa. Mas esta não é uma padaria qualquer. 


Quando entramos os nossos olhos ficam logo presos à montra recheada dos mais apetecíveis pães, croissants, pastéis de nata, entre outras deliciosas iguarias que todos os dias vão variando para cativar os clientes. A cozinha, aberta em pano de fundo, é o convite que faltava para nos sentarmos e, barriga houvesse, tínhamos pedido um de cada. 

No Fidalgo “não há nada para esconder”, confidencia-nos Luís Martins, jovem empresário de Coimbra e também proprietário do Notes Bar & Kitchen e do Japonês Ma.

“Isto é pão, sabe-me a pão” foi ouvindo ao longo dos anos no Restaurante Notes, onde o pão era feito por eles e de forma tradicional. Muitos clientes, no final da refeição, compravam pão para levar para casa e este foi o mote para abrir o Fidalgo da Baixa. Recuperar a forma tradicional de se fazer pão, pão à moda antiga ou de fermentação lenta é o que encontramos neste novo espaço da cidade. 

E, de facto, depois de comermos o pão da Padaria Fidalgo percebemos que há realmente alguma coisa de diferente. Não só no sabor mas também na textura e até no cheiro do pão. Pão da Padeira, pão escaldado com centeio e trigo, broa de milho com milho nacional, minis de sementes, vianinhas e muito mais é o que vai poder encontrar de segunda a sábado no Fidalgo da Baixa.

Mas não pense que aqui só há pão. É verdade que o pão é o protagonista mas os doces também têm o seu lugar. Os pastéis de nata são 100% manteiga, os croissants de massa folhada e recheados também porque aqui não se utilizam margarinas. As Arlettes, os palmiers e os caracóis também têm conquistado os Coimbrinhas mas deixem que vos faça uma sugestão…Se só poderem provar um, provem o Croissant à moda do Porto e garantimos que não se vão arrepender. Temos quase a certeza que o melhor Croissant do Porto está em Coimbra na Padaria Fidalgo. 

Foto: X-Make (@thexmake)

De segunda a sexta-feira há sempre uma sugestão para o almoço que aposta na sustentabilidade da padaria uma vez que os pratos são pensados para aproveitar alguns excedentes da produção desse dia. 

Não fosse já tudo isto suficiente, mas o Fidalgo da Baixa está também muito bonito, tem pinta e é muito convidativo. Ouve-se Fado como música de fundo, o que torna a experiência ainda mais agradável. 

Visitámos a Padaria Fidalgo logo nos primeiros dias de Janeiro e nesta primeira visita não resistimos ao pastel de nata, ao croissant à moda do Porto e ainda trouxemos pão para casa. O que posso dizer é que já voltámos várias vezes não só para o pão mas também para um docinho. Há argumento melhor?

NUVIDEIA

COIMBRAEXPLOREComentário