As Tascas/Tabernas de Coimbra que tens de conhecer!

As Tascas/Tabernas de Coimbra, parte integrante do património social e cultural da cidade, foram palco de demorados e animados convívios estudantis, sobretudo na década de 70. Este artigo é dedicado a algumas das que têm conseguido resistir à passagem do tempo, às mudanças e às vontades relembrando, a quem nos lê, da sua existência. Nestas Tascas persiste a tradição, a simplicidade, o despretensiosismo. Enaltece-se o sabor e a riqueza da gastronomia portuguesa através dos pratos e petiscos que constam nas ementas há várias décadas. À porta de algumas delas ainda está o "pau de loureiro" que garante a quem as visita, "aqui há bom vinho".

Casa Costa
A Casa Costa faz parte da história da cidade desde 1944. Na época, já funcionava enquanto Taberna, apenas tinha outro nome. Na década de 60, o avô e a mãe do atual proprietário, o Sr. Costa "Neto", adquiriram o espaço. É com orgulho que o Sr. Costa afirma ter dado continuidade ao legado da família, principalmente porque as tabernas "estão em vias de extinção" e, acrescenta, "foram elas que mantiveram o ramo da hotelaria vivo durante muitas décadas". Grão com Bacalhau, Bacalhau com Natas. Chanfana à Beirão, Papas com Carapaus Fritos são alguns dos pratos tradicionais que fazem parte do menu. A partir das 17:00, pode-se picar um Polvo Ensaldado, umas Sardinhas Fritas ou umas Pataniscas de Bacalhau. Acompanhados, claro, de Vinho Tinto ou Branco do Lavrador ou do tradicional Traçadinho.

Horário: segunda das 9:00 às 16:00; de terça a sexta, das 9:00 às 22:00; domingo das 9:00 às 22:00; encerram ao sábado.
Morada: Rua Augusto Filipe Simões, Coimbra

Toca do Gato
Foi há cerca de dez anos que João e Anabela Braga ficaram à frente desta Taberna reconhecida, em 2021, como Entidade de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local pela Câmara Municipal de Coimbra. João e Anabela fizeram questão de preservar e conservar o património material, mantendo os traços arquitectónicos do espaço, incluindo o gato em louça que se encontra à entrada da Taberna e que deu origem ao seu nome. Anabela assume a cozinha e já são famosos os seus petiscos e pratos tradicionais portugueses, como a Orelha Fumada, as Bifanas, os Jaquinzinhos e as Petingas Fritas, o Tentáculo à Casa e o Frango à Moda Antiga. O simpático casal conta que, ainda hoje, recebem muitas pessoas de Lisboa e do Norte que ali se deslocam por terem a Toca do Gato como uma referência gastronómica, "até vêem mais do que as pessoas que vivem em Coimbra", acrescentam. Trabalham, também, muito com Estudantes Erasmus que encontram ali uma casa familiar, onde todos se dão bem.

Horário: todos os dias das 10:00 às 22:00; encerra ao domingo.
Morada: Rua dos Gatos 8, Coimbra

Mijacão
Corria a década de 30 quando o Sr. José Maria, natural de Coimbra, adquiriu aquele espaço onde funcionava uma pequena mercearia e transformou-o na Taberna/Tasca que é até hoje, quase cem anos depois. Mas, afinal, porquê "Mijacão"? Deve-se o nome ao cão, em barro, com a perna levantada que o Sr. José colocou em frente ao estabelecimento popularizando-o, na cidade, como a tasca onde "mija o cão". Um nome “peculiar" que faz todo o sentido. Depois do Sr. José Maria, passou por ali o Sr. Artur, o Sr. Alberto e hoje é o filho deste último, o Sr Jorge, que mantém abertas as portas do negócio. As Bifanas, com "a carne cortada bem fininha", continuam a ser consideradas as melhores da cidade. Para além disso, no Mijacão, pode picar as tradicionais Moelas ou Pataniscas de Bacalhau, entre outros petiscos.

Horário: de segunda a sexta, das 8:30 às 19:00; sábado, das 8:30 às 13:00.
Morada: Rua Nova 8, Coimbra

O Pintos
Tal como o seu proprietário, o Sr. Luís António Pinto, esta tasca dispensa apresentações. Natural da Guarda, o Sr. Pinto regressou de Moçambique em 1978 e decidiu vir para Coimbra, "ele gostava de ouvir o Fado de Coimbra, tinha uma ligação", recorda a filha, Luísa. Quando abriu o Pintos, o Sr. Pinto, além das bebidas, servia alguns petiscos como Bacalhau Frito e Sardinha Frita. Entretanto, a vida da cidade mudou e os serviços, que na época funcionavam na zona da Alta,  foram deslocados e, com os serviços, as pessoas foram embora, restando apenas os Estudantes, e o Sr. Pinto decidiu funcionar apenas como Bar. A paciência que tinha para "a malta jovem" era infinita e se as parades d' Pintos falassem... ai, tantas histórias teriam para nos contar. Em 2020, o Sr. Pinto faleceu mas a filha, Luísa, e o marido, mantêm viva uma das Tascas mais famosas da cidade.

Horário: de segunda à sexta, das 10:00 às 2:00.
Morada: Rua do Cabido 43, Coimbra

Zé Manel dos Ossos
Talvez seja a Tasca de Coimbra mais conhecida em Portugal e além-fronteiras e é a José Manuel Ribeiro Franco, falecido em 2018, a quem o devemos. Abriu o Zé Manel dos Ossos, em 1959, onde servia vinho
em jarros e Ossos do Espinhaço do Porco, ligeiramente apimentados. Mas não são só os Ossos o motivo "das filas e filas" que se formam, diariamente, para almoçar ou jantar no Zé Manel dos Ossos: Feijoada de Javali, Cogumelos Aporcalhadas e as Barriguinhas com Arroz de Feijão também merecem destaque. Por esta pequena Tasca já passaram pessoas de todos os cantos do mundo, os turistas, estudantes, locais e muitas figuras ilustres da sociedade portuguesa. E, todos os que por ali passam, são convidados a partilhar dedicatórias em bocados de toalhas de papel que são depois pendurados nas paredes o que torna esta Tasca tão pitoresca e mística.

Horário: de segunda a sexta, das 12:00 às 15:00 e das 19:30 às 22:00.
Morada: Beco do Forno 10, Coimbra

Moelas
Começou por ser uma Tasca onde se serviam refeições mas desde 1998 que o Moelas funciona apenas como Bar. Com uma localização privilegiada, junto à Sé Velha, o Moelas define-se como, nas palavras do
proprietário Pedro Pessoa, "um dos poucos espaços académicos que ainda existe, em Coimbra, nos dias de hoje". É ali que, noite após noite, se reúnem os Estudantes de Coimbra e onde podem até acontecer praxes. Com uma lista com 200 shots, cocktails, mojitos, caipiroskas e, claro, cerveja... o Moelas tem sempre "a casa cheia" de vida, entusiasmo e alegria própria da comunidade estudantil.

Horário: de terça a sábado, das 22:00 às 04:00. Encerram domingo e segunda.
Morada: Rua dos Coutinhos nº 14, Coimbra

NUVIDEIA

COIMBRAEXPLOREComentário