Buba Espinho na XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra!

A XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra chega já no próximo fim de semana. De 8 a 10 de março, a Sala Conventual e o Grande Auditório do Convento São Francisco acolhem o cineteatro culinário “Comer com os Olhos”, de Giacomo Scalisi, e o concerto inédito que funde as vozes de Buba Espinho com os Bandidos do Cante à polifonia do Coro das Mulheres da Fábrica. Os espetáculos, integrados na programação artística da XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra, convidam a uma experiência imersiva que explora os lugares, a memória e as dinâmicas entre o ser humano e o património imaterial.

Antecedido por uma primeira récita no dia 8 de março, sexta-feira, e no fim de semana, a Sala Conventual recebe o espetáculo de cineteatro gastronómico “Comer com os Olhos”, uma criação de Giacomo Scalisi (encenação) e de Rosário Pinheiro (chef de cozinha), com texto original de Afonso Cruz e interpretação de Matilde Real. 

Partindo do filme japonês “Tampopo”, o filme projetado no ecrã desafia o público a participar nas diversas etapas da construção de um prato culinário, desde a preparação dos ingredientes até à sua degustação em tempo real. Este espetáculo inclui jantar ou almoço, consoante o dia de exibição. 

Dando continuidade ao diálogo com dinâmicas de património imaterial, o evento assinala também os dez anos da elevação do Cante Alentejano a património imaterial da humanidade da UNESCO, juntando Buba Espinho com os Bandidos do Cante e o Coro das Mulheres da Fábrica, num concerto que encerra a XIII edição da Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra.

A música tradicional portuguesa tem em Buba Espinho, jovem cantautor natural de Beja, um dos seus mais importantes porta-vozes da atualidade, com um repertório que cruza múltiplos géneros musicais, desde o Cante ao Fado, passando pela música pop nacional e as sonoridades urbanas. À atuação do jovem cantautor natural de Beja somam-se o coletivo de vozes dos “Bandidos do Cante” – grupo coral alentejano exclusivamente masculino e a expressão musical das conimbricenses Coro das Mulheres da Fábrica. Um concerto inédito, que eleva e desconstrói a diversidade do património, no palco do Grande Auditório do Convento São Francisco.

Os bilhetes para a peça “Comer com os olhos” e para o concerto de encerramento, com o custo de 22,5€ e de 11 a 15€, respetivamente, já estão disponíveis nos locais habituais, nomeadamente na bilheteira do Convento São Francisco e na BOL.  A bilheteira do Convento São Francisco está aberta diariamente, das 15h00 às 20h00, e é possível ainda contactar o Convento, através do telefone 239 857 191 ou do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt. Relativamente ao espetáculo “Comer com os Olhos”, caso exista alguma restrição alimentar, sugere-se o contacto, com antecedência, através do email dct@cm-coimbra. E para o concerto de Buba Espinho há um desconto de 40% para quem for detentor do Cartão Amigo do CSF.

A XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra conta com a participação de 47 expositores doceiros, demarcando-se a presença internacional de Salamanca e de Santiago de Compostela, cidades geminadas com Coimbra, e de Alicante. Além dos doces e dos licores conventuais do território continental, vão estar também presentes, pela primeira vez, os sabores do arquipélago da Madeira. Cumprindo com a ambição de alargar a Mostra, a edição deste ano expande-se para além da Antiga Igreja e da Praça do Restaurante, incentivando a exploração dos diversos espaços do CSF.

A iniciativa da CM de Coimbra, em parceria com a Associação de Doceiros de Coimbra (ADOC) e com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), vai estar de portas abertas no sábado, dia 9 de março, das 14h00 às 22h00, e no domingo, dia 10, das 10h00 às 20h00. A entrada é livre, excetuando-se os espetáculos no Grande Auditório e na Sala Conventual.


Programa completo aqui.

COIMBRAEXPLOREComentário