O fim de semana mais doce do ano está a chegar a Coimbra (9 e 10 de março)!

A Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea está de regresso, no fim de semana de 9 e 10 de março, cruzando a tradição com a contemporaneidade, numa edição que abraça as várias valências do Convento São Francisco (CSF) e da Capela da Ordem Terceira. O evento assinala 13 anos com inovadoras propostas de programação, promovendo dinâmicas entre o património material e imaterial, através do incentivo à criação e ao diálogo com diversas formas de conhecimento e da arte de saber-fazer. No âmbito da programação artística, destaca-se o concerto inédito do artista Buba Espinho, que junta um grupo coral alentejano ao Coro das Mulheres da Fábrica, e a peça “Comer com os Olhos” de Giacomo Scalisi, com texto de Afonso Cruz, assim como o showcooking dinamizado pela artista Joana Barrios. A iniciativa da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com a Associação de Doceiros de Coimbra (ADOC) e com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), vai estar de portas abertas no sábado, dia 9 de março, das 14h00 às 22h00, e no domingo, dia 10, das 10h00 às 20h00, com 47 doceiros nacionais e internacionais. A entrada é livre, excetuando-se os espetáculos no Grande Auditório e na Sala Conventual. 

Após o sucesso da edição do ano passado e com o objetivo de apostar num progressivo crescimento e na promoção do cruzamento entre a tradição e a contemporaneidade, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em articulação com os demais parceiros, amplia a iniciativa para outros espaços do Convento São Francisco e consolida o caráter excecional deste evento no panorama nacional, ao agregar novas dimensões às propostas programáticas. 

O programa foi apresentado hoje, dia 8 de fevereiro, em conferência de imprensa, no Café-Concerto do CSF, com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do chefe da Divisão de Cultura da CM de Coimbra, Rafael Nascimento, do presidente da Associação de Doceiros de Coimbra, Gabriel Faneca, da assessora da área técnica da EHTC, Dora Caetano, e ainda com a participação especial do embaixador da Mostra, o icónico defensor de Coimbra e da região, Bruno Aleixo.


Na prossecução do trabalho de salvaguarda e de preservação do património alimentar doceiro, a XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra acentua a ampla representatividade de doceiros provenientes de múltiplos pontos do país. A edição deste ano conta com a participação de 47 expositores doceiros, numa clara tendência de crescimento. Neste sentido, demarca-se a presença internacional de Salamanca e de Santiago de Compostela, cidades geminadas com Coimbra, e de Alicante. Além dos doces e dos licores conventuais do território continental, vão estar também presentes, pela primeira vez, os sabores do arquipélago da Madeira, que viajam até Coimbra com os produtos regionais de A Mar, a Terra (Funchal).


Cumprindo com a ambição de alargar a Mostra, a edição deste ano expande-se para além da Antiga Igreja e da Praça do Restaurante, incentivando a exploração dos diversos espaços do CSF, potencializando e afirmando o cunho diferenciador desta iniciativa, refletindo o alinhamento da escolha dos espaços com a vertente tradicional e contemporânea que ambos veiculam, criando ressonâncias entre o património imaterial e o edificado.

Na continuidade do impulso à criação dos doceiros de Coimbra, a parceria com a ADOC e com a EHTC assume um papel de destaque, através da realização de workshops e de degustações ao longo dos dois dias da iniciativa, que convidam à descoberta, não só da riqueza, mas também das formas de inovar os saberes e sabores da região. Nesta dimensão de conhecimento associado às novas criações, a versátil artista Joana Barrios vai confecionar e recriar uma receita, num espetáculo performativo e de culinária, no sábado, dia 9.

Na esfera da programação artística, a décima terceira edição renova-se com momentos inéditos e de cruzamento de públicos, agregando uma dimensão de cariz social, multidisciplinar e de programação infantil à oferta cultural da Mostra.

Antecedido por uma primeira récita no dia 8 de março, sexta-feira, e durante o fim de semana, a Sala Conventual acolhe o espetáculo teatral imersivo “Comer com os Olhos”, uma criação de Giacomo Scalisi (encenação) e de Rosário Pinheiro (chef de cozinha) com texto original de Afonso Cruz e interpretação a cargo de Matilde Real, no qual o público poderá preparar e degustar a sua própria refeição.

No dia seguinte, 9 de março, e numa alusão aos 50 anos do 25 de Abril, “Doces Proibidos” alia a leitura de poemas associados a este marco da história de Portugal (coletivo declAmar Poesia) a uma componente de responsabilidade social, através de um workshop dinamizado pelos mestres chocolateiros do Centro Cavalo Azul, que partilham a confeção do bombom “Sabor da Liberdade”. 

Numa programação pensada para as famílias, a Livraria Bruaá dinamiza “Doces Contos”, com a narração de uma seleção de contos relacionados com a temática dos doces (inscrições: shop@bruaa.pt ou via telefone: 938 649 027), terminando “À roda do tacho” para a confeção de arroz-doce, em conjunto com a Confraria do Arroz-Doce, no Café-Concerto. Na Praça do Restaurante, “Há sons na cozinha”, com o Ensemble de Percussão do Conservatório de Música de Coimbra. A fechar o primeiro dia e pelo segundo ano consecutivo, a Capela da Venerável Ordem Terceira assume-se como espaço privilegiado da relação entre património imaterial e edificado, num singular espetáculo de Serenata Coimbrã, protagonizado por António Dinis, Paulo Larguesa (guitarrista clássico) e Simão Mota (guitarra de Coimbra).

Na programação de domingo, dia 10, salienta-se ainda a conversa “A comer é que a gente se entende”, entre Carmen Soares (professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com investigação nas áreas da História da Alimentação, Saúde e Dietética) e João Pedro Gomes (investigador sobre literatura culinária/gastronómica do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra), moderado pelo chef Paulo Queirós. A XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra culmina com a voz inconfundível de Buba Espinho, um dos mais importantes porta-vozes da atualidade da música tradicional portuguesa, que assinalará os dez anos da elevação do Cante Alentejano a património imaterial da humanidade da UNESCO, juntando um grupo coral alentejano – exclusivamente masculino – às conimbricenses Coro das Mulheres da Fábrica, numa atuação única e imperdível, no palco do Grande Auditório do Convento São Francisco.


As iniciativas da XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra são de entrada livre, com exceção da peça “Comer com os olhos” e do concerto de encerramento, cujos bilhetes, com o custo de 22,5€ e de 11 a 15€, respetivamente, já estão disponíveis nos locais habituais, nomeadamente na bilheteira do Convento São Francisco e na BOL.  A bilheteira do Convento São Francisco está aberta diariamente, das 15h00 às 20h00, e é possível ainda contactar o Convento, através do telefone 239 857 191 ou do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt. Para o concerto de Buba Espinho, há um desconto de 40% para quem for detentor do Cartão Amigo do CSF.

A XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra vai decorrer, no Convento São Francisco, entre as 14h00 e as 22h00 de sábado, dia 9, e entre as 10h00 e as 19h00 de domingo, dia 10.

COIMBRAEXPLOREComentário