A Chocolataria Equador chegou a Coimbra há cerca de um ano e rapidamente conquistou o ‘estômago’ dos Conimbricenses

1.jpg

A Chocolataria Equador chegou a Coimbra há cerca de um ano e rapidamente conquistou o ‘estômago’ dos Conimbricenses. Há mesmo clientes fidelizados.

O CoimbraExplore esteve à conversa com a simpática Isabel Santos a ‘responsável pelo chocolate’ na Cidade dos Estudantes.

Antes de chegar a Coimbra, muito antes, a Chocolataria Equador nasceu em 2008, “pela mão do Celestino, designer e ilustrador e Teresa, visual merchandiser”.

Este foi um projeto que começou a ganhar o seu espaço e a crescer sempre com o intuito de “proporcionar boas experiências e que cada uma das pessoas possa desfrutar de momentos de alegria e partilha”. Um conceito que partiu da união entre especialistas em chocolate e design a fim de desenvolverem um produto único e sofisticado.

Com o crescimento da marca, surgiu a necessidade de ir para além da transformação do chocolate, em cacau e derivados e ” trabalharmos para recuperar o prestígio internacional do cacau” vindo da ilha de São Tomé & Príncipe. E foi assim que há cerca de quatro anos começou esta aventura.

É no centro do Porto que se situa a fábrica onde “damos continuidade ao processo de transformação do cacau em chocolate bean-to-bar”.

2.jpg

Esta é uma chocolataria onde existe uma “equipa especializada em chocolate e no desenvolvimento de produtos e receitas, que trabalha com perfeccionismo as formas, texturas e sabores”.

Uma marca pioneira em Portugal, “neste segmento e nesta dimensão, o que nos obrigou a explorar e a desenvolver recursos que não existiam”. Neste momento, são “detentores de know-how e meios que nos permitem abordar mercados mais longínquos e clientes muito exigentes”.

Têm ainda controlo integral da cadeia de valor – “Bean-to-Boutique”. “A maior parte do nosso chocolate é vendido nas nossas lojas, dentro do conceito que sempre foi idealizado”.

E depois de tantas aventuras e transformações os sabores de São Tomé & Príncipe ‘aterraram’ em Coimbra.

Isabel confessa que está muito satisfeita com o seu primeiro ano. Tem tido um feedback muito positivo. As pessoas que desconheciam a marca, receberam-na, de ‘braços abertos’. Cativados pelo conceito do espaço e do chocolate, ninguém diz que não ao chocolate. Os que conheciam a loja no Porto ficaram muito contentes por ter chegado a Coimbra. Há sempre quem questione o por quê de Coimbra. E Isabel explica-nos que a cidade “já merecia uma chocolataria desta dimensão , onde se pode tomar um bom chocolate quente e desfrutar do espaço agradável e acolhedor ”.

Nesta loja feita de chocolate podemos escolher de tudo um pouco, mas há quem prefira o chocolate a granel, “podemos dizer que é um dos preferidos, talvez por fazer um sortido de vários sabores”. Isabel diz que todos são bons, mas que “a trufa de Vinho do Porto e maracujá”, devem mesmo ser provados. Fica aqui uma boa sugestão, vão lá dar um saltinho.

 

 Podem ainda provar o chocolate quente, ótimo para dias mais frescos, o Vinho do Porto e a ginjinha acompanhados com trufas. Ainda não ficou com água na boca!?

 

3.jpg

Num ano mais complicado, o regresso à ‘normalidade’ está a ser difícil. Revelou-nos que os meses de maio e junho, custaram. Porém, julho e agosto, “foram um pouco melhores dado que estamos na zona histórica da cidade sempre houve alguns turistas”. Muito longe do que foi o ano anterior, mas as pessoas estão a regressar, aos poucos o chocolate voltou a ser uma ‘boa companhia’.

E pode ser um ótimo presente. O tempo voa e o Natal está quase a chegar. E claro que a Chocolataria Equador, já se encontra a preparar a época. E as sugestões são mais que muitas. Isabel faz referência aos cabazes em caixas desenhadas onde pode levar diversas variedades de chocolate. Sem esquecer os pinheirinhos de chocolate que ficam sempre bem na mesa de Natal. E sabe qual é a melhor parte? Pode comer tudo no final!

 Ainda não ficou convencido?

Deixamos aqui a morada: Rua de Fernandes Tomás, n° 4, Coimbra 

Texto: Sara Salgueira