Atenção Coimbra: está oficialmente proibido ficar em casa - este guia de Natal vai pôr-te a celebrar todos os dias!
Ninguém quer ficar de fora dos programas mais giros deste Natal. A pensar nisso, e para que não lhe escape nada, preparámos um verdadeiro roteiro com os planos Natalícios que Coimbra tem para lhe oferecer e que não vai mesmo querer perder.
Começamos com os mercados de Natal que nesta altura nunca são demais e, este ano, Coimbra está bem servida no que a eles diz respeito.
De 28 de Novembro a 23 de Dezembro, a Praça do Comércio vai encher-se de vida, cor e magia, com o Mercado de Natal de Coimbra. São quarenta e dois expositores dedicados ao artesanato, gastronomia, restauração e à celebração do espírito da época. Perca-se pelas casinhas iluminadas e deixe-se encantar pelo comércio tradicional.
E já que o mote é comprar em português não pode deixar de visitar as Edições de Natal do Mercado no Café, no emblemático Café Santa Cruz. Nos dias 6 e 20 de Dezembro, das 10h às 20h, o nosso convite é a que passe pelo Santa Cruz, se delicie com os seus maravilhosos crúzios e visite este mercado que já conquistou a sua marca na cidade. Artesanato contemporâneo, joalharia, ilustração, design, fotografia e cerâmica, opções não faltam para que possa encontrar os presentes mais autênticos numa verdadeira ode à originalidade.
E de Mercados que já conquistaram o seu lugar na agenda de Coimbra passamos para uma novidade há muito aguardada. A Aldeia de Natal do Portugal dos Pequenitos começou no dia 29 de Novembro e fica até ao dia de Reis, 6 de Janeiro. As principais atrações são um mercadinho, uma fábrica do riso e um workshop de culinária em permanência. Não vão faltar as delícias da época que agradam tanto a miúdos como a graúdos, as tradicionais bolachas de natal e o chocolate quente. E, claro, o Pai Natal também não quis ficar de fora. Dentro da Biblioteca da Universidade de Coimbra, entre livros e decorações encantadas, os mais pequenos podem conversar com o velhinho de barbas brancas e registar o momento que ficará certamente nas suas memórias mais bonitas da infância.
Do Portugal dos Pequenitos passamos para outro ponto emblemático da nossa cidade, o Seminário Maior de Coimbra. É lá que nos dias 6 e 7 de Dezembro se vai realizar a 5ª Edição do Mercado de Natal do Seminário Maior. Artesanato, doces, biscoitos e bolos caseiros, vinho quente, música ao vivo e cânticos natalícios e uma zona dedicada aos mais novos com contos e oficinas criativas, são algumas das apostas deste mercado de natal. Das 14h às 20h no dia 6 de Dezembro e das 10h às 20h no dia 7 não deixe de passar pelo Mercado de Natal do Seminário Maior.
O Coimbra Hype Market já não é novidade para ninguém, mas neste Natal está ainda mais incrível com várias edições do Mercado Especiais de Natal, em diferentes zonas da cidade. Nos dias 13 e 14 de Dezembro o palco será o Mercado D. Pedro V e nos dias 20 e 21 de Dezembro será no Alma Shopping. Para além destes mercados de 28 de Novembro até ao dia 24 de Dezembro vão ter uma POP UP STORE no CoimbraShopping.
E só nos estava a faltar aqui um Mercado de Natal Vegan, verdade? Mas temos! A proposta do Coimbra Vegan Market é um Natal mais verde e responsável. No dia 7 de Dezembro, no Atelier da Fábrica, entre as 10h e as 18h celebre um dia cheio de comunidade, compras éticas e comida vegana deliciosa. Com tantos mercados não há razões para as tuas prendas de Natal deste ano serem aborrecidas.
Compras feitas e mercados visitados vamos para outro tipo de programas que também vão encher as suas medidas este Natal.
Numa iniciativa das Bibliotecas Municipais, de 17 de Novembro a 6 de Janeiro, estas vão receber a hora do conto de Natal. A iniciativa é mais dirigida para as escolas do pré-escolar e 1º ciclo e é totalmente gratuita. É uma atividade que convida as crianças a embarcar numa viagem literária marcada pela empatia, entreajuda, amizade e bondade. “O Rapaz Natal da Loja de Brinquedos do Senhor Claus”, de David Litchfield e o “Senhor Natal” de Roger Hargreaves são as histórias que vão fazer os mais novos sonhar.
Também para os mais novos e, para tornar as férias mais divertidas e dinâmicas, o Município organizou Oficinas criativas para o período de interrupção escolar. Para os maiores de 6 anos haverá Oficinas do Conto entre as 10h30 e as 12h00. No dia 18 de Dezembro realiza-se a oficina “ReCapitulando”, promovida pelo Serviço do Livro Antigo. No dia 23 de Dezembro o Arquivo Histórico organizou a oficina “O Jardim das Rosas da Rainha Santa Isabel”. A programação termina no dia 30 de Dezembro com a Oficina de Fim de Ano “Conhece Miguel Torga”. Estas atividades são gratuitas mas requerem inscrição prévia através do telefone 239 702 630 ou do email – biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt
Outra iniciativa do Município, totalmente gratuita, mas dirigida a adultos é a sessão, no Centro Cultural D. Dinis, “O Natal antes da invenção do Natal. Sabores e iguarias nas mesas natalícias portuguesas entre os séculos XIX e XX”. A sessão começa às 19h30, no dia 5 de Dezembro, com uma conferência proferida por João Pedro Gomes, Professor da Escola Superior de Educação de Coimbra e investigador do CiTUR Coimbra. Após a conferência haverá um jantar temático, com o valor de 24,50€, que irá recriar pratos e doces associados à quadra festiva entre os séculos XIX e XX. O jantar está limitado a 60 lugares e terá de ser feita inscrição prévia.
E uma oficina de construção de fantoches? É essa a proposta que o Teatro Académico Gil Vicente nos traz no dia 6 de Dezembro entre as 10h30 e as 12h30. O mote é o seguinte: “ As meias, cansadas de esperar pelos presentes á lareira, decidiram juntar-se e fazer uma grande orquestra para cantar os mais conhecidos jingles de Natal e comer bolachinhas de gengibre”. A iniciativa é aberta a todas as idades, mas a inscrição tem de ser feita para o email teatro@tagv.uc.pt.
Outra oficina que vai fazer as delícias dos mais novos, desta vez não tão novos porque é para maiores de 8 anos é a “Letras que caminharam e se acenderam”, no dia 6 de Dezembro, às 10h30, na Tipografia Damasceno. A ideia é trabalhar com pequenos excertos do poema “Ode à Tipografia” de Pablo Neruda, para criar uma animação stop motion. A oficina terá a duração de 120 minutos e faz parte da programação dos sábados para a infância do Teatro da Cerca de São Bernardo.
Mas o que é que ainda está a faltar nesta programação?
Os espetáculos recheados de luz e magia que nos enchem o coração nesta época do ano. E, neste campo também não faltam opções para os mais variados gostos e idades.
Ainda na Programação dos Sábados para a Infância temos o grupo Taleguinho com um espetáculo musical “Ficar a ver as Estrelas”, no sábado, 20 de Dezembro, às 11h, para maiores de 3 anos.
Outro espetáculo que é já um clássico e que não pode faltar todos os Natais é o Musical do Panda e os Caricas. Este ano o tema é “A Selva” e o panda mais famoso de todos vai passar por Coimbra no dia 13 de Dezembro, no Pavilhão Mário Mexia, às 11h.
Esta sugestão não é exatamente um clássico de natal mas fica bem o ano inteiro e faz as delícias de miúdos e graúdos. Quem resiste a uma sessão de astronomia ao vivo? Nos dias 6 e 7 de Dezembro e 20 e 21 de Dezembro, às 12h15 e às 15h15 o Exploratório de Coimbra convida todos a explorar o solstício de inverno e as estrelas cadentes. No mês que tem o dia mais curto do ano é possível aproveitar para ver as Gemnídas, que permitem observar até 150 estrelas cadentes por hora. E digam lá, há mais mágico do que isto?
Terminamos as nossas sugestões com aquele que tem sido um dos pontos altos da programação de natal de Coimbra, o Videomapping na Praça 8 de Maio. Para além do videomapping há também bailado imersivo. De 19 a 23 de Dezembro, a cor, a alegria e a magia voltam a invadir a Praça 8 de Maio com sessões entre as 18h30 e as 22h30. Quinze minutos de espetáculo de bailado, quinze minutos de interação com as personagens e videomapping permanente durante os 30 minutos de cada sessão. Com o mote “All about Christmas” a Praça 8 de Maio volta a ser o palco mais luminoso da nossa cidade neste Natal.
São inúmeras as atividades culturais, as apresentações artísticas, as oficinas e as ações viradas para toda a família que a nossa cidade nos proporciona nesta época e que nos vão permitir, criar memórias afetivas, que vão prevalecer muito para além do encerramento da programação de Natal de Coimbra de 2025.
No dia 17 de janeiro, às 21h30, o Grande Auditório recebe Sakamoto 1996, um concerto de 70 minutos (M/6) que celebra o legado do aclamado compositor japonês Ryuichi Sakamoto, falecido em março de 2023.