10 restaurantes a menos de 1 hora de Coimbra que valem mesmo a viagem (e salvam os seus fins de semana de inverno)

O primeiro trimestre do ano, até à chegada da Primavera, vive-se mais lentamente, sem grande motivação para programas diferentes e os fins de semana, acreditamos nós que para a grande maioria, acabam por ser mais recolhidos por casa. Para contrariar um bocadinho esta tendência, trazemos-lhe uma lista de dez restaurantes a menos de uma hora de Coimbra que valem a pena “a viagem”. Até à primavera, são sete os fins de semana onde pode incluir algumas das sugestões deste roteiro gastronómico!

Rei dos Leitões, Mealhada 

Começamos por fazer um pequeno desvio até à Mealhada, onde nos podemos deliciar com uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa: falamos, pois claro, do Leitão Assado à Moda da Bairrada. Dos vários espaços que poderíamos mencionar, e dos quais falámos recentemente aqui, destacamos o Rei dos Leitões. Foi Arménio de Sá Gamboa, popularmente conhecido por “rei” pela forma imponente e cuidada com que se apresentava, e a esposa Maria Olímpia que abriram, a 15 de Maio de 1947, o Rei dos Leitões. A sobrinha do casal e atual proprietária, Licínia Ferreira, recorda a Tia como sendo uma mulher de garra, de luta e de muito trabalho. Fruto desse trabalho e ambição, em meados da década de 80, o casal investiu em matadouro e assador próprios e a partir daí o negócio foi prosperando. Mais recentemente, e depois da crise económica de 2008, Licínia Ferreira juntou-se a António Paulo Rodrigues e o “Rei” iniciou um novo capítulo da sua bonita e rica história. “Passando a perna à crise”, os sócios apostaram na modernização do espaço, da cozinha e até da equipa e introduziram novos pratos no menu sem nunca tirar, é claro, o foco do Leitão à Bairrada, servido com a tradicional batata frita e salada, que continua a colocar “o Rei” num lugar de destaque no mapa gastronómico nacional.

Horário: de quinta a segunda das 12:00 às 21:00. Contacto: 968 123 084 [chamada para rede móvel nacional].

Casa Velha, Lousã 

A meia hora de Coimbra fica a bonita Serra da Lousã, onde destacamos não um, mas dois restaurantes imperdíveis. Começamos pelo Restaurante Casa Velha, "Cozinha com Alma" desde 1986. Fundado por Reinaldo Costa e Emília Costa, o Casal apostou na cozinha tradicional portuguesa desde o primeiro dia. Atualmente, são as filhas, Márcia Costa e Maria João Costa, que estão à frente do negócio. Em 2017 remodelaram o espaço, aproximando-o da tradição lousanense: uma parte das paredes é revestida a xisto, a pedra natural da região. A cozinha tradicional portuguesa e a arte de bem receber são os segredos da Casa Velha. Abrimos-lhe o apetite com as Empadas de Chanfana (já com marca nacional registada), o Choquinho Frito ou Peixinhos da Horta com Maionese de Limão e as Favinhas Frias com Chouriço Tostado. As Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão, os Filetes de Bacalhau Fresco com Arroz de Berbigão, o Bacalhau à Casa Velha, os Rojões com Castanhas e Enchidos Regionais, a Chanfana com Batata Cozida e Legumes Salteados são, entre muitas outras iguarias tradicionalmente portuguesas, os pratos mais requisitados na Casa Velha. E à semelhança da ementa, também a garrafeira é rica com perto de 400 referências de norte a sul do país e algumas de todo o mundo.

Horário: de terça a sábado, das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 22:30; domingo, das 12:00 às 15:00. Contacto: 239 991 555 [chamada para rede fixa nacional].

O Burgo, Lousã 

O "famoso" O Burgo é o segundo restaurante a destacar da Vila. Pertencente à mesma família há três décadas, talvez seja por isso que a experiência que proporciona seja tão acolhedora e familiar. No Burgo "preza-se o sabor, a experiência deliciosa de degustar pratos regionais, feitos de forma única e aprimorados por anos de experiência." Com localização privilegiada a caminho da Ermida de Nossa Senhora da Piedade, junto a umas piscinas naturais, o Burgo impressiona não só pelo sabor da cozinha tradicional mas, também, pelas generosas quantidades das doses. "Dos Comeres do Brugo" destaca-se o Cozido do Talasnal servido na Broa, o Javali com Castanhas, o Veado com Tortulhos, o Coelho com Molho à Bruxa e o Cabrito Assado no Forno. Do Menu constam ainda "Outros Comeres" e algumas sugestões para "os mais pequenos". Chegada à parte das "Lambarices", a lista é interminável: Burgos (Bolo com castanhas e compotas de frutos da serra da Lousã), Tigelada Lousanense, Trambolhos (Bolacha crocante de amêndoa com recheio de fios de ovos), Pudim de Mel e Castanhas, Seios de Noviça, Leite Creme, entre outros. Com uma varanda convidativa nos dias de sol e uma sala rústica e acolhedora onde saltam à vista objetos referentes à caça, o Burgo é o "cartão de visita da Lousã".

Horário: terça. quarta, quinta e domingo das 12:30 às 14:30; sexta e sábado, das 12:30 às 14:30 e das 19:30 às 21:30. Contacto: 239 991 162 [chamada para rede fixa nacional].

Casa dos Frangos “As Medas”, Vila Nova de Poiares

Localizada na antiga Estrada da Beira (Estrada Nacional 17), a 8 minutos de Vila Nova de Poiares e a 30 minutos de Coimbra, a Casa de Frangos "As Medas" é um clássico com  mais de cinquenta anos de história num edifício dos finais do séc. XVIII, imagine. Começou por ser uma simples loja de conveniência até ao momento em que o Sr. José Pedroso, proprietário na época, deu um novo impulso ao negócio ao decidir vender Frango de Churrasco para fora. Entretanto, em 1974, José Aires de Oliveira Rosa, Armando Henriques (seu cunhado) e João Rosa (seu filho) adquiriram o espaço e tornaram-no naquilo que ele é hoje. José Rosa trocou a venda de Azeite pelos Frangos e Armando regressou a Portugal, vindo de Angola. Perceberam que havia nos Frangos de Churrasco um nicho de negócio a explorar, numa localização privilegiada: numa das estradas com maior fluxo do país. Especializaram-se em Frangos: a produção, as especiarias utilizadas nos temperos e a forma como são assados, na brasa, são os principais ingredientes do sucesso deste Frango de Churrasco. Sempre servidos com Batata Frita Caseira e Salada. Ao Frango, junta-se a Canja, o Arroz de Malandro (Arroz de Cabidela só com os miúdos) e a Chanfana, que entrou no Menu nos anos 90 e tem conquistado vários prémios. Atualmente, são os netos de José Rosa e filhos de João Rosa que lideram o negócio, Raul e João Oliveira. A mãe, Inês, supervisiona diariamente a confecção nomeadamente das sobremesas da casa: Tarte de Amêndoa, Pudim Caseiro e Molotoff. Falamos de um espaço que começou por ter capacidade para receber apenas 15 pessoas e, hoje, recebe cerca de 300 pessoas. As Medas fazem parte da tradição e dos costumes de várias famílias tendo assim o privilégio de fazer parte de várias gerações.

Horário: todos os dias, das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 22:00. Encerra à quarta. Contacto: 239 421 253 [chamada para rede fixa nacional].

Zagallo Steakhouse, Figueira da Foz 

Seguimos viagem, desta vez até à praia. Mas não, não lhe vamos sugerir um bom peixe grelhado. Antes pelo contrário, a escolha aqui recai numa Steakhouse, o Zagallo, localizado na rua Académico Zagalo, na Figueira da Foz, que abriu portas em 2021 e em pouco tempo se tornou uma referência gastronómica incontornável entre os apreciadores de carne. Por trás do Zagallo está Ricardo Pereira, já antigo proprietário dos dois espaços de diversão noturna que antes ocupavam aquele espaço. Com a pandemia, a dinâmica dos espaços noturnos alterou-se e, rapidamente, Ricardo pôs mãos à obra: idealizou e fez nascer uma Steakhouse premium onde se encontra a melhor carne. Além das carnes maturadas das raças internacionais Japonesa e Australiana, destaca-se a “nossa” carne Marinhoa DOP, conhecida pela sua suculência, textura e sabor acentuado, características provenientes de uma criação sustentável e tradicional. Mas se a carne é o ex-líbris desta casa, os acompanhamentos também não defraudam as expectativas. Entre ovos rotos com espargos e cogumelos, batatas com maionese trufada e parmesão, arroz de tomate feito na hora e legumes grelhados, como é que esta não será uma escolha difícil?! A garrafeira, “escondida” na cave mas à vista de todos através de um piso envidraçado, guarda mais de mil referências de vinho. Perto de três distritos, Aveiro, Coimbra e Leiria, ao Zagallo têm chegado curiosos de todo o lado, pelo que se recomenda reservar mesa antes de se fazer à estrada, sobretudo ao fim de semana. Horário: de terça a sexta, das 19:00 às 22:30; sábado, das 12:30 às 14:30 e das 19:00 às 22:30; domingo, das 12:30 às 14:30. Contacto: 912 770 583 [chamada para rede móvel nacional].

Olaias, Figueira da Foz 

Uma vez pela Figueira, não poderíamos deixar de recomendar o Olaias. Uma das referências gastronómicas da cidade e localizado no Centro de Artes e Espetáculos, o Olaias aposta na cozinha tradicional portuguesa com a particularidade de se focar nos pratos de Arroz Carolino: Arroz de forno com Polvo, Arroz de forno com Peixe e Gambas, Arroz de Forno com Camarão Tigre e Arroz de Forno com Pato. A maioria destes pratos são pensados para duas pessoas, ideias para partilhar.  Para acompanhar a refeição, claro, aconselha-se uma das referências da boa seleção de vinhos portugueses que o Olaias oferece. Num espaço amplo, moderno e confortável, com um serviço prestável e atencioso, o Olaias proporciona uma experiência gastronómica reconfortante que o vai querer fazer voltar.

Horário: de terça a sábado, das 12:30 às 15:00 e das 19:30 às 23:00. Contacto: 937 408 125 [chamada para rede móvel nacional].

Safra, Rio de Vide, Miranda do Corvo 

É na pequena aldeia de Rio de Vide, em Miranda do Corvo, a apenas a 20 minutos de Coimbra, que encontra o Safra, um restaurante inserido num pequeno alojamento rural, a Quinta Dona Iria, mas aberto ao público. O Safra é apreciado pela experiência gastronómica contemporânea que oferece, onde produtos locais e sazonais são privilegiados. Num espaço cuidado, moderno mas acolhedor, com vista desafogada para as vinhas e o olival, pode aconchegar o estomago e a alma com uma tradicional Chanfana à moda de Rio de Vide ou com um  dos clássicos: Bacalhau Lascado em Cama de Batata e Legumes Salteados ou Polvo à Lagareiro. Ao domingo, o Leitão Assado na Quinta junta-se ao menu. Para terminar, sugerimos a Mousse de Chocolate Desconstruída ou a Trilogia Safra, ideal para partilhar, claro. 

Horário: de quarta a sábado, das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 22:00; domingo, das 12:00 às 15:00. Contacto: 924 733 556 [chamada para rede móvel nacional].

Cabana do Pastor, Murtede (Cantanhede)

A “verdadeira e rica” cozinha portuguesa de conforto encontra-se na Cabana do Pastor, a apenas meia hora de Coimbra em Murtede. Aqui revela-se em pratos bem tradicionais e regionais como o Cabrito Assado no Forno, Galo no Forno, Chanfana, Negalhos, Arroz de Cabidela, Arroz de Míscaros, Sarrabulho e tantos outros, onde não faltam os diversos pratos de Bacalhau, claro, nem as carnes variadas. A época do ano e a sazonalidade dos produtos ditam as regras e as sugestões da Cabana do Pastor, sempre servidas em doses generosas, vão variando ao longo das estações. O espaço é despretensioso mas acolhedor,  o serviço familiar e atento, afinal falamos de uma verdadeira casa portuguesa. Os sabores autênticos prevalecem também nas sobremesas, simples, caseiras e reconfortantes, perfeitas para fechar a refeição: Morgado do Buçaco, Tarte de Lima e Bolo de Bolacha.

Horário: de domingo a quinta, das 12:00 às 15:00; sexta e sábado, das 12:00 às 23:00. Encerra à segunda. Contacto: 966 915 948 [chamada para rede móvel nacional].

O Repasto do Evaristo, Condeixa-a-Nova

E ainda dentro da categoria dos restaurantes com fortes ligações à nossa cozinha tradicional, O Repasto do Evaristo, na vizinha Condeixa-a-Nova, destaca-se como outra referência incontornável. Com a simplicidade de uma casa portuguesa, é assim que o espaço nos convida a uma visita: “aqui come-se como em casa… só não lava a loiça”. Através de uma cozinha caseira e cheia de alma, onde os sabores caseiros despertam memórias e emoções, atrevemo-nos a dizer que no Repasto do Evaristo a comida não é só comida. Entre os pratos que melhor representam esta tradição, destacamos o Cabrito Assado na Brasa, o Leitão Assado ou Grelhado, a Espetada de Alheira e Chouriço e o Entrecosto de Vitela e Grelhados Terra e Mar. Sugestões perfeitas para partilhar num ambiente familiar e acolhedor, apenas a 15 minutos de Coimbra. 

Contacto: 936 666 226 [chamada para rede móvel nacional].

Vimieiro, Penacova

Com uma localização privilegiada na Praia Fluvial do Vimieiro, a cerca de 40 minutos de Coimbra, o restaurante Vimieiro apresenta uma cozinha onde se combinam pratos tradicionais e regionais com abordagens mais contemporâneas, pensadas para partilhar. Nas entradas e petiscos, destacam-se as Bolachas de Alheira, os Pastéis de Bacalhau de Batata-Doce, as Gambas em Tempura e os Tacos de Bacalhau. Entre os pratos tradicionalmente portugueses, a Chanfana, o Bucho Recheado, o Cabrito Assado com Arroz de Miúdos, a Posta à Mirandesa e a Carne de Javali são algumas das sugestões que reúnem as preferências de quem já foi e regressou. Do mar e do rio, pode optar, por exemplo, pelo Polvo à Moda ou pelo Bacalhau “ao Moleiro”. Enquanto se delicia com uma refeição que promete, desfruta de uma vista panorâmica desafogada sobre o rio Alva. Sugerimos ainda que não regresse sem aproveitar um passeio à beira-rio e usufruir do ambiente natural da praia fluvial.

Contacto: 934 569 871 [chamada para rede móvel nacional].

COIMBRAEXPLOREComentário