Fique a conhecer melhor a louça "ratinha" - a verdadeira louça de Coimbra
Fomos falar com Carlos Tomás, um artesão que reclama para si o título de último pintor de louça “ratinha”, para muitos a verdadeira louça de Coimbra.
Mas afinal o que é a louça “ratinha”? Se não sabe, fique connosco que vamos contar-lhe tudo.
A faiança ratinha, difícil de datar, mas que se acredita ser a mais autêntica de Portugal foi ganhando protagonismo em Coimbra pela sua decoração rica e apelativa, mas também pelo seu baixo custo mas grande durabilidade. Posteriormente começou a ser conhecida no Alentejo devido às migrações sazonais dos camponeses do norte e centro que rumavam a sul para trabalhos agrícolas e levavam as suas louças tão características e alegres que os locais muito apreciavam. No final da época de trabalho os senhores dos campos ficavam com estas cerâmicas em troca de roupas a agasalhos. O nome deriva disto mesmo, os ratinhos, era o termo utilizado para designar os camponeses que iam para as mondas do arroz, as ceifas do trigo e a apanha da azeitona no Alentejo. Assim, esta louça passou a ser conhecida como louça “ratinha” ou “troca-trapos”. Sendo louça “ratinha” o termo que assumiu maior expressão.
Carlos Tomás conta-nos que desta faiança popular fazem parte pratos, tigelas, galheteiros, candeeiros, alguidares, entre muitos outros, decorados com peixes, aves, lavradores, músicos, pescadores e pastores, pintados minuciosamente à mão. Também as cercaduras de palmas e as cores vivas como o verde-cobre e o morado fazem parte das características deste tipo de louça. Louça essa que Carlos Tomás conheceu e lhe aprendeu a arte, ainda miúdo, quando tinha apenas 11 anos, na Antiga Cerâmica de Coimbra. Depois disso passou por muitas outras fábricas e em todas elas foi acumulando conhecimento e experiência. Em 1984 decide que está na hora de arriscar por conta própria e abre uma fábrica de cerâmica, em São Martinho do Bispo. Anos mais tarde, abre no número 4 do Largo da Sé Velha uma loja onde expõe e vende milhares de peças de cerâmica artística até aos dias de hoje.
Quem entra na loja de Carlos Tomás não consegue parar de olhar em redor e ficar surpreendido a cada instante. São tantas as peças, cheias de detalhe e minúcia, que é impossível não nos deixarmos envolver. A louça de Coimbra assume lugar de destaque, mas a louça “ratinha” ocupa o coração deste artesão para quem a cerâmica não tem segredos.
Ao visitar a loja não é raro encontrar Carlos Tomás, sentado a um canto, a pintar louça “ratinha”, já considerada a louça mais bonita do mundo. Se tiver essa sorte, aproveite o momento para ver a delicadeza e o detalhe deste trabalho.
Ao longo dos séculos a história de Coimbra foi estando ligada à cerâmica e olaria, chegando mesmo a haver dezenas de olarias na cidade. Desta época resta-nos apenas a memória gravada nas ruas. A Rua da Louça ou o Largo das Olarias herdaram o seu nome dos anos em que esta atividade era central em Coimbra.
Se ficou curioso e quer saber mais sobre os pratos ratinhos, não deixe de visitar a loja de Carlos Tomás de segunda a domingo das 9h00 às 19h00, no bonito Largo da Sé Velha.
Da toalha antiga ao casaco moderno — a Grita dá nova vida a tecidos esquecidos e transforma o passado em moda slow fashion feita com amor e consciência.
No espetáculo “O meu corpo não é só uma instância” vários artistas partilham o palco, transformado num espaço comum.
Fomos falar com Carlos Tomás, um artesão que reclama para si o título de último pintor de louça “ratinha”, para muitos a verdadeira louça de Coimbra.
Há melhor do que acordar sem despertador, ao fim-de-semana, e seguir diretamente para um delicioso Brunch?
A equipa de investigadores começou por identificar os químicos ambientais persistentes em fontes de águas residuais e avaliar a eficácia
Charlie Mag (Espanha), Cillian O’ Connor (Irlanda), David Navares (Espanha), Gonza Martini (Argentina), Gonzalo Albiñana (...)
A Escola da Noite e a Cena Lusófona, em parceria com mais de uma dezena de instituições da cidade e do país, (...)
Ao todo são sete concertos, que vão passar por Lisboa, Porto, Guimarães, Figueira da Foz, Albufeira, Fundão e Ponta Delgada.
De cinema a dj sets, concertos, exposições de arte e performances teatrais, o Luna Fest expandirá as suas fronteiras e trará à cidade de Coimbra
A região de Coimbra oferece uma vibrante programação de concertos ao longo de 2024, abrangendo diversos géneros musicais e locais emblemáticos.
O músico e compositor brasileiro está de regresso à Europa para celebrar 10 anos de carreira. Em Coimbra, irá revisitar os seus maiores sucessos num concerto intimista, no palco do Salão Brazil.
Hoje, vimos com este artigo dar a conhecer um pouco sobre a Mirtilos da Lousã, uma marca da empresa Belaberry, Lda.
Com o Verão a aproximar-se, os convívios entre amigos multiplicam-se. E haverá melhor plano que usufruir do bom tempo, numa esplanada, a beber um fino e a partilhar uma, ou várias, empalhadas?!
Visitas guiadas orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas vão desafiar os cidadãos a ver, a conhecer ou a redescobrir o património da cidade(…)
Enumeramos vários negócios de pequenas atividades que foram, são e serão sempre úteis no dia a dia de qualquer pessoa, família, casa e empresa.
Um espaço acolhedor, decoração minimalista com inspiração marítima e uma solarenga esplanada onde apetece desacelerar, assim é o Nau Coffee.
De My Hero na mão, que melhor só partilhada entre pai e filhos, um brinde aos progenitores de todas as formas e feitios. Cheers!
No Dia de São Valentim, a Quinta das Lágrimas, cenário do amor eterno de Pedro e Inês, convida a criar novas memórias em Coimbra.
O dia 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados, foi apenas o pretexto que surgiu para escrevermos um artigo sobre os alojamentos mais românticos em Coimbra e nos arredores.
A cozinha, aberta em pano de fundo, é o convite que faltava para nos sentarmos e, barriga houvesse, tínhamos pedido um de cada.
Oito anos depois da sua última temporada em cena, o café-teatro do Teatrão está de regresso para comemorar as 30 primaveras da companhia.
Inaugurada a 12 de agosto de 2007, a Casa-Museu Miguel Torga proporciona uma aproximação à intimidade de Miguel Torga.
As nossas próximas duas sugestões estão interligadas. Falamos do Museu PO.RO.S Portugal Romano em Sicó e das ruínas de Conimbriga.
Estarão presentes Livraria Almedina, Dr. Kartoon, Editora Lado Esquerdo, Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, Imprensa da Universidade de Coimbra, (…)
Passear junto à natureza é uma das atividades mais saudáveis que podemos fazer com regularidade e, a boa notícia, é que é grátis.
Os bilhetes, que já estão à venda nos locais habituais e em https://www.bol.pt/, contam com desconto de 40% para os detentores do Cartão Amigo do CSF.
O Alma Shopping, Centro Comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, abriu portas a uma nova loja no passado dia(…)
Ciclo dedicado às possibilidades criativas dos instrumentos de cordas, organizado pela Casa das Artes Bissaya Barreto, está de regresso,(…)
Ao longo da noite, a música dos J&V Music – grupo de música de baile criado por Bruno Carnim, que já colaborou previamente com o Teatrão (…)
“As que limpan” está indicada para maiores de 12 anos e vai ser interpretada em galego. Os bilhetes estão disponíveis para compra na bilheteira da OMT, postos Ticketline ou online