As feiras de Mira e Portomar regressam na próxima semana
As feiras de Mira e Portomar regressam na próxima semana, anunciou hoje a Comissão Municipal de Proteção Civil de Mira, que decidiu ainda autorizar a abertura diária do Cemitério Municipal, no âmbito do plano local de desconfinamento.
O Plano Municipal de Desconfinamento de Mira está a ser aplicado na sequência da aprovação pelo Conselho de Ministros do plano de transição do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade e a estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da covid-19.
As medidas do Plano, que já entrou numa segunda fase, vigoram de 20 a 31 de maio, sendo, no fim deste período, analisadas e atualizadas, avança o presidente da Câmara deste concelho do distrito de Coimbra, Raul Almeida.
Entre as medidas anunciadas hoje contam-se também o regresso do atendimento presencial nas infraestruturas do município, sendo o uso obrigatório de máscara, para funcionários e munícipes.
"O munícipe deve continuar a utilizar preferencialmente o atendimento via telefone, sendo que na entrada de cada edifício será feita uma triagem conforme a importância dos assuntos", aconselha a Proteção Civil, que lembra a "obrigação de aguardar vez no exterior dos edifícios e a manutenção do distanciamento social, durante o atendimento e nas filas de espera".
Também autorizada é a reabertura de parques infantis e de fitness, parques de merendas, pistas cicláveis e passadiços.
A par das feiras, regressa também a venda ambulante.
Mira vai ainda assistir à abertura das lojas com área superior a 400m2 que tenham porta para a rua, cumprindo as recomendações da Direção Geral da Saúde no que diz respeito à higienização e às regras de ocupação, permanência e distanciamento físico.
"A população deverá manter o afastamento social preconizado pela Direção Geral da Saúde e, sempre que possível, manter-se em casa, evitando ao máximo saídas desnecessárias", recomenda a Proteção Civil.
O município continua a distribuir pela população máscaras laváveis e reutilizáveis e de viseiras para o comércio local, no âmbito do Plano Municipal de Desconfinamento.
No Mira Center estarão em permanência disponíveis viseiras e máscaras de quinta-feira a sábado, das 10:00 às 20:00.
Para proceder ao levantamento, cada cidadão eleitor no concelho de Mira precisa apenas de apresentar o cartão de cidadão.
Se não for eleitor no concelho de Mira, deverá apresentar um documento que comprove a sua morada (exemplos: fatura de água, eletricidade e carta de condução).
Os empresários com estabelecimentos no comércio local deverão apresentar documento que comprove a atividade profissional.
Cada pessoa pode levantar máscaras para os familiares desde que apresente os documentos necessários.
A Câmara Municipal de Mira investiu 30 mil euros na aquisição de mil testes de rastreio da infeção covid-19 e comprou máscaras de proteção para toda a população do concelho.
O espetáculo piromusical à meia-noite volta a ser um dos momentos mais aguardados, marcando de forma festiva a entrada no novo ano.
A celebração volta a transformar o Mercado Municipal de Pampilhosa da Serra numa verdadeira “máquina do tempo”.
Ao longo de três dias, será possível descobrir peças artesanais únicas, sabores da região, licores, mel, e outras propostas que evocam as memórias e cores do Natal.
O Castelo Mágico está de regresso com uma experiência inesquecível para toda a família. Espetáculos, fantasia, animação e surpresas prometem encantar milhares de visitantes.
Iniciativa decorre de 21 a 23 de novembro e conta com mais de 100 expositores e espetáculos de Beatriz Rosário, Os RED, We On Party, Vizinhos, P*ta da Loucura e Rosinha.
No dia 31 de outubro, às 21 horas, acontece um dos momentos mais aguardados do ano: a Visita Guiada Noturna “Castelo das Sombras”.
Este primeiro ano fica marcado por uma intensa atividade cultural, comprovando-se a pertinência da criação desta unidade museológica.
O espectáculo, que todos os anos bate recordes de público, volta a acontecer numa edição ainda mais forte e surpreendente, numa experiência única (…)
O Museu da Pedra e o Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede (MACC) estão a promover um conjunto de atividades desde visitas guiadas (…)
Fomos conhecer melhor a Ana Carvalhal e a história por de trás do Drop-Off, um podcast que começou espontaneamente e de forma muito despretensiosa, no carro, há três anos atrás.
Estes concertos representam uma oportunidade rara para experienciar performances musicais de grande intimidade, onde a arquitetura, a acústica e a emoção se encontram num só lugar
O Festival Política está de volta a Coimbra com mais de 20 atividades no Convento São Francisco. Cinema, debates, oficinas e programação gratuita dedicada à cidadania e aos direitos humanos. Saiba tudo aqui!
O que é que Coimbra tem para oferecer aos mais novos? Quais são as lojas de artigos “com mais pinta” para a criançada?
Os animais são entregues desparasitados, vacinados, identificados, registados e esterilizados e é feita a emissão do respetivo Boletim Sanitário, cumprindo as normas legais.
A iniciativa pretende valorizar o envelhecimento ativo através da música ao dar palco a grupos musicais compostos por seniores de instituições locais.
De 28 de novembro a 23 de dezembro, a Praça do Comércio transforma-se num espaço mágico para acolher mais uma edição do Mercado de Natal.
Durante duas semanas, a cidade transforma-se num palco de encontros e experiências, tendo o vinho como pretexto, convocando o cinema,(…)
A instalação conduz o público por diferentes territórios e contextos ligados à Revolução dos Cravos, recorrendo a dispositivos de rastreamento que ativam testemunhos multimodais.
GoGo Penguin, o trio de Manchester que de forma inspirada (e inspiradora) combina jazz, música clássica e influências eletrónicas, regressa com um poderoso álbum, Necessary Fictions.
Entre apresentações de novas obras, oficinas para os mais novos e a festa de Natal dos Taleguinho, o TCSB volta a afirmar-se como um dos polos culturais mais dinâmicos da cidade.
Promovida pelo Município de Coimbra e concebida pela Associação Cultural Grande Coisa, esta iniciativa integra a renovação conceptual e programática da Casa da Escrita, reforçando-a como espaço vivo de criação, encontro e pensamento.
O Mercadinho da Margem Esquerda regressa dia 14 de dezembro, das 10h00 às 17h00 à Alameda do UC Exploratório, com entrada livre.
O UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra prossegue o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks, esta quarta-feira, 19 de novembro, às 18h00.
A Aldeia Natal regressa ao Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, trazendo magia, tradição e atividades para toda a família.
Mais de 110 filmes na programação da 31.ª edição do Festival Caminhos.
Descobre o “Cola, Papel, Tesoura”, o novo atelier online de colagens para adultos, guiado pela ilustradora Margarida Sampaio.
Por exemplo, em edições passadas, o Teatrão acolheu espetáculos na antecâmara da Sala de Ensaios, na Carpintaria, na Sala de Figurinos, na Sala do Arquivo ou na Escadaria para a Régie.
André Jorge, médico neurologista, é o convidado da sessão que, este sábado, 27 de setembro de 2025, às 18h00, dá continuidade ao ciclo Conversar é o melhor Remédio,
As icónicas Caixas Mistério da Blind Shot estão de volta e trazem a curiosidade e a adrenalina das encomendas perdidas ao Piso 0 do Alma Shopping, de 26 a 28 de setembro.
A primeira fase do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) entra oficialmente em operação no dia 16 de dezembro, com a partida do primeiro metrobus às 05h30, de Serpins (Lousã) rumo à Portagem (Coimbra).