30 anos depois: Autocarros elétricos em linha dedicada ligam Coimbra a Serpins a partir de 16 de dezembro
A primeira fase do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) entra oficialmente em operação no dia 16 de dezembro, com a partida do primeiro metrobus às 05h30, de Serpins (Lousã) rumo à Portagem (Coimbra). Durante todo o mês de dezembro, o serviço será gratuito.
Esta etapa inicial assegura ligações frequentes entre Portagem e Serpins, num percurso de 36 km com 27 estações, abrangendo os concelhos da Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra. O troço urbano entre Portagem e Vale das Flores, em Coimbra, encontra-se em funcionamento desde 29 de agosto, sendo agora completado com a extensão até Serpins.
O SMM representa um investimento global de 220 milhões de euros — financiado pelo Orçamento de Estado, Sustentável 2030 e POSEUR — e pretende reforçar a coesão urbana da região, promovendo o desenvolvimento local e combatendo a pobreza de mobilidade. A expectativa é que o sistema venha a servir 13 milhões de passageiros por ano.
Assente no modelo BRT (Bus Rapid Transit), o Metro do Mondego utiliza veículos modernos, sustentáveis e acessíveis, respondendo às melhores práticas ambientais e garantindo inclusão para pessoas com mobilidade reduzida.
Após três décadas de alterações e sucessivos adiamentos, o projeto concretiza-se finalmente. O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, sublinha que este era um desejo antigo das populações e que a sua entrada em operação marca “um passo importante para a coesão e desenvolvimento da região, com a oferta de um transporte público de qualidade”.
Metro do Mondego em números
3 concelhos ligados pela nova rede
42 km de extensão total
42 estações
35 autocarros, cada um com 18,75 m e capacidade para 136 passageiros
5 minutos de intervalo na zona urbana em hora de ponta
1865 m distância média entre estações na área suburbana
490 m distância média na área urbana
13 milhões de passageiros/ano estimados
Troço urbano (em operação desde 29 de agosto)
5 km de extensão
10 estações
O Ouvido Absoluto está de volta a 31 de janeiro, para a terceira edição dedicada à escuta imersiva: das horizontais paisagens (…)
Mais tempo para estar: o Café Raízes abre noites de sábado e enche Coimbra de bem-estar
Localizado em Coimbra, o Yatra nasce como um estúdio inovador focado na longevidade, recuperação e performance física e mental.
É já este domingo que os Mercadinhos da Margem Esquerda regressam à Alameda do UC Exploratório, com entrada livre, entre as 10h00 e as 17h00, no regresso do evento neste novo ano.
O ciclo de showcases semanais Café Curto regressa ao Café Concerto do Convento São Francisco no dia 13 de janeiro, às 19h30, (…)
Com múltiplas residências artísticas - e na apresentação de discos de distintos projetos da cena musical portuguesa, do pop ao jazz.
Grande destaque para o concerto de Carminho de apresentação do seu último álbum “Eu vou morrer de amor ou resistir”, no dia 14 de março,(…)
“O Tempo das Árvores” é a nova criação do Teatrão pensada para públicos infantis e familiares a partir dos 3 anos.
Esta sexta-feira, 12 de dezembro, o ciclo Música na Tabacaria volta a encher o café-concerto da Oficina Municipal do Teatro (OMT) com novas sonoridades.
No dia 17 de janeiro, às 21h30, o Grande Auditório recebe Sakamoto 1996, um concerto de 70 minutos (M/6) que celebra o legado do aclamado compositor japonês Ryuichi Sakamoto, falecido em março de 2023.
Com a chegada da época natalícia, a Associação Quatro Patas e Focinhos volta a reforçar o verdadeiro espírito desta quadra: a partilha.
O Castelo Mágico reforça a programação de dezembro com a presença de mascotes convidadas que prometem animar as famílias e acrescentar ainda mais encanto ao ambiente festivo dentro das muralhas.
Mais do que um simples mercado, o evento distingue-se pela sua atmosfera única, onde se cruzam a beleza arquitetónica do Seminário, o espírito comunitário e a celebração artística e espiritual da época natalícia.
O Mercado de Natal da Baixa de Coimbra não é apenas um evento: é uma experiência que transforma o coração da cidade num ponto de encontro entre cultura, comércio e comunidade.
Descubra onde provar as melhores rabanadas em Coimbra. Locais tradicionais, versões gourmet e sugestões para os mais gulosos — guia imperdível para este inverno.
Esta é uma oportunidade para os visitantes ficarem a conhecer verdadeiros tesouros naturais, a diversidade deslumbrante mundo dos minerais, das pedras preciosas e dos fósseis.
As luzes estarão ligadas diariamente até 6 de janeiro, entre as 17h00 e a meia-noite. Aos fins de semana e na véspera de Natal, o horário prolonga-se até às 2h00 e na noite de passagem de ano até às 6h00 da manhã.
A Inauguração da Iluminação de Natal acontece sexta-feira, 21 de novembro, às 18h30, na Praça 8 de Maio — e vai marcar oficialmente o arranque do programa “Coimbra Natal 25”.
Ao longo do dia, o público poderá encontrar uma grande variedade de objetos ligados a diferentes áreas, desde cerâmica, joalharia, ourivesaria e latoaria a peças de uso doméstico de outras épocas.
O evento reúne 18 expositores ligados às artes e ofícios tradicionais, com demonstrações ao vivo que permitem acompanhar as várias fases de criação de uma peça artesanal.
São filmes que falam de identidade, colonialismo e pertença, de violência e cuidado, de sonhos e assombrações, de corpos que resistem e reinventam o seu lugar.
Um gesto de reconhecimento e reparação para todas as mulheres que fazem o cinema existir, muitas vezes sem serem vistas.
A Feira de Artesanato Urbano regressa este sábado, 8 de novembro, à Praça do Comércio, entre as 9h00 e as 18h00, com 41 expositores e uma programação de música e folclore ao longo do dia.
Os workshops destinam-se a todas as pessoas — não é necessária experiência prévia — e podem ser frequentados através de inscrições individuais.