NAPEEC: O Ano Europeu da Juventude

Proposto em 2021 pela Comissão Europeia e, posteriormente, aprovado simultaneamente pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia, 2022 assumiu-se como o Ano Europeu da Juventude. A população jovem da ‘UE’ é um dos principais fatores na construção de uma Europa unida e próspera, sendo reconhecida através desta celebração.
O futuro que se avizinha aos olhos da UE deverá ser mais inclusivo, ecológico e digital e é nos jovens que esta mudança começa. Como tal, o marcar de um ano focado nos mesmos, foi não só um processo de reflexão daquilo que se pretende para o futuro, mas também o mote para a promoção da participação ativa desta camada populacional que por vezes se esquece do seu papel fundamental no dia a dia e no desenvolvimento do projeto europeu.
O papel do jovem na União Europeia, tende cada vez mais a ser valorizado, não só através destas dinâmicas que os evidenciam, mas também numa perspetiva integrante da sua visão sobre a Europa e sobre o Futuro nas decisões políticas da UE. Para além disto, é de realçar que o desenvolvimento da cooperção europeia neste domínio da juventude, ficou consagrada através da “Estratégia da União Europeia para a Juventude 2019-2027: Envolver, ligar e capacitar os jovens” (UE) que se adotou em 2018 na qual se incentiva a participação dos jovens na vida cívica e democrática e na fomentação da ligação entre os jovens e a UE.
Ademais, foram definidos 11 objetivos para a Juventude Europeia, que contempla grande parte daqueles que foram os pontos-chave das dinâmicas promovidas pela UE no decorrer do Ano Europeu da Juventude, entre eles: “Conectar a UE com a Juventude; Sociedades inclusivas; Informação e diálogo construtivo; Saúde mental e bem-estar; Educação de qualidade; Espaço e participação para todos e Organizações de juventude e programas Europeus (...)”
Neste que foi o Ano Europeu da Juventude a União Europeia decidiu fornecer e/ou melhorar alguns daqueles que são os programas destinados aos jovens europeus. O EUYouth Dialogue, isto é, um mecanismo de diálogo entre os jovens e os responsáveis políticos; o DiscoverEU que permite aos jovens que têm 18 anos descobrir e viajar na Europa, concedendo passes de viagem aos que forem selecionados; o Programa Erasmus+, talvez o mais divulgado, e que permite aos jovens estudar fora do seu país, adquirindo não só a formação pretendida mas também uma experiência inigualável que contribuirá para as suas bagagens pessoais e profissionais; o EU Aid Volunteers, através do qual um corpo de voluntários se junta com o objetivo de prestar apoio e ajuda humanitária aos mais carenciados; o Eures, que permite aos jovens encontrar mais facilmente emprego no estrangeiro e ainda, o Corpo Europeu de Solidariedade que disponibiliza aos jovens a possibilidade de participarem em atividades de solidariedade dentro e fora do seu país.
Em jeito de conclusão, é importante relembrar que é pelos jovens que passa o Futuro da Europa, destacando a necessidade da sua participação ativa, consciente e informada através da qual se alcançará uma Europa mais unida, aberta, inclusiva, digital e ecológica. Capacitar os jovens promovendo oportunidades é sem dúvida o legado de 2022.
Alexandra Santos, NAPEEC
Dia 25, às 20h00, o cantor André Sardet leva a sua voz e emoção a este espaço único, num apontamento musical cheio de significado.
Da 3ª edição deste festival destacam-se a agenda de concertos com artistas nacionais e internacionais, jam sessions, conferências sobre “Estudos de Género e Jazz”,(…)
Vão ser três dias em que a cidade terá um Bairro de Ofícios para explorar, locais públicos por descobrir e voltar, havendo ainda a presença de algumas (…)
O TRIBO (re)abriu as portas, este fim de semana, de um dos espaços mais míticos da cidade de Coimbra, encerrado desde 2023: falamos do antigo Café Cartola, localizado no centro da Praça da República.
Lojas Históricas de Coimbra é o nome desta obra documental da autoria de Ana Filipa Fonte e de Sara Reis, as quais, através dos olhares e memórias dos diversos lojistas,(…)
Os visitantes voltam a ter a possibilidade de participar em oficinas de culinária, desta vez dedicadas à confeção de barritas de cereais, de base vegetal (…)
Mais do que um evento cervejeiro, o Brew! Coimbra é hoje um ponto de encontro intergeracional, que combina cerveja, gastronomia, música (…)
Um dos grandes destaques é a forte aposta na programação musical para este arranque de temporada, que inclui vários eventos na Sala Grande, além dos já habituais concertos na Tabacaria.
O fim do verão está a chegar e o CoimbraShopping vai celebrar a rentrée com um evento especial dedicado à arte, cultura e criatividade.
As fotografias expostas refletem quatro grandes eixos temáticos: património natural, paisagens e biodiversidade;
Os bilhetes para as galas internacionais da 29ª edição dos Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra já estão à venda.
Concertos com Ricardo Ribeiro, Selma Uamusse, Jordi Savall, a maestrina Tomomi Nishimoto e outros nomes de destaque da música nacional e internacional
A charmosa aldeia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, volta a ser ponto de encontro entre a criação artística contemporânea e a paisagem inspiradora das Aldeias do Xisto.
Os Mercadinhos da Margem Esquerda são uma iniciativa colaborativa e experimental, que envolve entidades sociais de Coimbra com produções agrícolas próprias.
A exposição pode ser visitada, de quarta-feira, a domingo, das 11h às 19h, com entrada livre.
“Lojas históricas de Coimbra” é o nome desta obra da autoria de Ana Filipa Fonte e Sara Reis, que através dos olhares e memórias (…)
Numa lógica de de aproximação à democracia cultural, Verão a Dois Tempos propõe um festival multidisciplinar de artes, na zona histórica da cidade,
Como complemento à exposição, no dia 17 de junho, entre as 14h30 e as 16h00, haverá uma sessão de informação com o tema “Tráfico de Seres Humanos: conhecer e agir”, aberta ao público.
Entre os dias 2 e 4 de junho, o festival assume um foco especial no cinema, com sessões no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e no Auditório Salgado Zenha.
Ao longo de onze horas consecutivas, entre as 15h e as 02h da madrugada, o festival irá distribuir momentos únicos de convivência, arte e descoberta, com atividades pensadas para todos os públicos.
O Projecto 278 será ainda acompanhado pelo multipremiado realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas …
Realizam-se todos os segundos domingos de cada mês, pelo que a próxima edição irá acontecer a 11 de maio, das 10h00 às 18h00, na Alameda do UC Exploratório.
A Feira de Artesanato e Gastronomia 2025, que se realiza de 7 a 15 de junho, apresenta nove dias de música com o palco principal a combinar bandas locais com artistas nacionais e internacionais
A digressão inclui várias datas em Portugal, com concertos agendados para Braga, 25 de outubro, Porto, 30 de outubro, Coimbra, 31 de outubro, e Lisboa, 01 de dezembro.
No domingo, 4 de maio, a Quinta das Lágrimas assinala o Dia da Mãe com um almoço especial no restaurante Pedro & Inês, em Coimbra.
A 13 de maio, a Blue House assinala um marco simbólico: a realização da 200.ª sessão do Café Curto.
O rapper sobe ao palco no dia 30 de maio para um espetáculo que promete ser inesquecível.
O programa proporciona visitas guiadas, orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas, de acesso gratuito, e com duração média de 30 minutos.
Fica o convite para que todos possam conhecer algumas das imagens mais impactantes recolhidas pelo Hubble e testemunhar a história espacial(…)
Conhecer um restaurante novo, convidar amigos para uma jantarada ou a cara-metade para um date, são ótimas sugestões para fugir à roda viva que são os nossos dias.