Os melhores spots para boas leituras em Coimbra!
Há rotinas que são boas o ano inteiro mas que sabem melhor numa ou outra época do ano. E ler, para nós, é um desses casos. É inquestionável que sabe muito bem perdermo-nos num bom livro entre um mergulho e outro mas nada se compara ao prazer de ler na companhia de um chá quentinho, um cappuccino ou um chocolate quente.
Foi a pensar nisto que decidimos fazer uma lista com os cafés mais aconchegantes para nos perdermos horas a fio na companhia de um bom livro.
Começamos com um clássico, o Galeria de Santa Clara. Com uma das vistas mais soberbas da cidade é perfeito para ler, tanto na esplanada como no interior. Com salas aconchegantes e um menu à medida este é um daqueles que não o vai deixar ficar mal, entre um parágrafo e outro.
Ainda na margem esquerda do Mondego há outro café onde se pode sentar confortavelmente a saborear o seu livro com o bonito postal de Coimbra como cenário de fundo. O Café Concerto, no Convento São Francisco, tem uma sala ampla, com muita luz natural, bem como uma esplanada privilegiada com uma vista soberba para a Universidade.
Antes de nos despedirmos desta margem do rio não podemos deixar de recomendar a esplanada do Proteína Cafetaria, junto ao Exploratório. O local é perfeito. Dá para as crianças brincarem enquanto desfruta, calmamente, da sua história. No menu do Proteína não faltam sumos naturais, cafés cremosos, tostas, panquecas… Boa companhia está garantida.
Partimos agora para outras zonas da cidade e fazemos a nossa primeira paragem nos Olivais. Mais concretamente na Avenida Dias da Silva, no The Living Room. Aqui a paixão pelos livros e as histórias é recíproca. O The Living Room conta também com um Clube de Leitura que ocorre uma vez por mês. O próximo será já no dia 17 de Outubro, às 21h15. Mais ainda, por lá irá sempre encontrar livros que pode pegar e ler na eventualidade de não ter levado o seu. O espaço do The Living Room é muito versátil. Entre a esplanada ou uma das suas salas a leitura é um dos cenários que ali encaixa na perfeição. Para lhe fazer companhia, deliciosas iguarias americanas, nacionalidade dos proprietários, donuts, brownies, bagels, entre outros. A cereja no topo do bolo é reservada para os pais. Se tiver crianças pequenas, o The Living Room poderá mesmo ser a escolha certa. Tem um cantinho de brincadeira que faz as delícias dos mais novos e deixa os mais velhos a poder viajar à vontade pelas linhas do seu livro.
Também a Cafetaria da Livraria Almedina é o casamento perfeito entre livros e apaixonados por livros e café. Por lá poderá perder-se, horas a fio, na leitura. Melhor, pode perder-se pelos corredores de livros e escolher o seu próximo companheiro de aventuras, de pausas, de viagens, de escape. Porque um livro pode ser tudo isto e muito mais.
Seguimos agora até à zona da Universidade e aqui temos três opções para si: o Loggia, o Justiça e Paz e o Tias Camellas, no Sapientia Boutique Hotel.
O Loggia, tem uma vista de tirar o fôlego para o rio. Na sua esplanada é fácil desligarmo-nos do mundo e embrenharmo-nos, mais ainda, nas páginas do nosso livro.
O Justiça e Paz, número 30 da Rua da Couraça de Lisboa, apesar de ser uma comunidade católica está aberto a toda a comunidade, independentemente da crença religiosa. É um local cheio de história que reserva um verdadeiro tesouro a quem decide entrar e conhecer. Na sua varanda está mais um cenário arrebatador de Coimbra. Tão bonito que parece que ali, ao olhar para o rio, o tempo desacelera. Por isso, a nossa sugestão é: entre, procure a varanda, sente-se, peça um chá quentinho e deixe-se mergulhar no seu livro.
A Tasca das Tias Camellas é um verdadeiro refúgio na Alta da cidade. É um espaço com alma, onde nos sentimos bem-vindos desde o primeiro segundo. Aqui o convite é a desacelerar e deixar-se envolver pela calma e tranquilidade do espaço.
Mas não podíamos terminar este roteiro sem dar um saltinho à Baixa. Por lá recomendamos a bonita Pastelaria Penta, na Rua da Sofia. O espaço é elegante, confortável e as suas paredes estão recheadas de pedaços de história da nossa cidade. O convite é a que entre, sente-se num dos sofás, peça uma das maravilhosas iguarias da montra e deixe-se ficar a saborear, com calma, cada capítulo do seu livro.
O Café Santa Cruz também não podia ficar de fora. Com mais de 100 anos de história é um local onde parece que o tempo parou. E não é isso que acontece quando estamos envolvidos nas narrativas dos nossos livros? Peça um crúzio, ou dois, e deixe-se ficar.
Por fim, sugerimos a Galeria de Arte da Casa da Mutualidade, na Rua Dr. Manuel Rodrigues, junto à Rua da Sofia. Um espaço tranquilo e acolhedor, que respira arte. Conta também com uma Cafetaria muito especial, uma parceria da Casa da Mutualidade com a APCC. Por lá não faltam opções simples mas sem deixarem de ser deliciosas.
Terminamos assim o nosso roteiro. Agora é só pegar no seu livro do momento e ir desfrutar de um momento só seu mas em excelente companhia.
TEXTO: NUVIDEIA
FOTOGRAFIA: ATELIER COIMBRAEXPLORE (para mais informações: geral@coimbraexplore.com)
Depois de Guimarães, Porto e Lisboa, chegou agora à cidade dos estudantes com uma proposta clara: poupar sem abdicar da qualidade.