Outono na Região de Coimbra: 7 Experiências para a Alma
Dizem que o Outono é uma estação da alma. Talvez por ser um convite, após o verão, à introspeção, ao recolhimento, às viagens interiores. Talvez por ser no último trimestre do ano, altura que convida a balanços e à definição de novas metas. Ou simplesmente porque é, para muitos, a estação mais bonita. Altura em que as árvores se vestem de tons quentes como o, laranja, vermelho e amarelo. Quando as ruas se cobrem de mantos de folhas que o vento faz dançar. Uma estação mágica de tardes douradas e sol morno. E com tanta beleza não podíamos deixar de lhe sugerir alguns passeios para aproveitar, ainda melhor, este Outono.
Começamos aqui bem perto, na vizinha Serra da Lousã. É verdade que é bonita todo o ano. Mas para nós, sem dúvida, que no Outono fica ainda mais especial. Passear pelo Talasnal no Outono é como mergulhar num postal, onde o dourado do sol e das encostas, o silêncio da montanha e o cheiro da lenha a arder nos transportam para um cenário de absoluta beleza. O convite é que vá e se deixe envolver pelo ritmo próprio da vida na montanha. E uma vez por lá, porque não fazer, também, uma paragem no Parque Biológico da Serra da Lousã? Sabia que é possível, nos seus caminhos, observar 375 animais de 68 espécies? Entre elas aves de rapina, urso pardo, lince, lobo ibérico, raposa, javali, entre muitos outros. Tudo isto enquanto pode repousar e contemplar a natureza à sombra de carvalhos, castanheiros e medronheiros. O Parque Biológico da Serra da Lousa está aberto todos os dias entre as 9h30 e as 17h30.
Ainda nas aldeias de xisto, não podemos deixar de fora uma que é pequena em tamanho, mas enorme em charme e beleza. A aldeia do Casal de São Simão, é muito pequenina, pouco mais tem do que uma rua. Mas as suas bonitas casas de xisto e a beleza da sua encosta cativam qualquer um. Como se isso não bastasse ainda tem um dos passadiços mais bonitos da zona de Coimbra, o Passadiço das Fragas de São Simão. A vista dos Passadiços é imponente, mas o verdadeiro prémio está no final do caminho quando chegar às fragas. É lá que se encontra a Praia Fluvial das Fragas de São Simão e um verdadeiro paraíso natural que, se ainda não conhece, vai mesmo querer conhecer.
E o Castelo de Montemor-o-Velho? É certo que a grande maioria de nós o conhece pelo menos de passagem. Mas quantos será que realmente o conhecem e já se deixaram deslumbrar pela beleza das suas muralhas e do seu paço senhorial? Testemunha de alguns dos episódios mais marcantes da formação da identidade do nosso país, o Castelo de Montemor-o-Velho, a cerca de 25 minutos de Coimbra, é um verdadeiro mergulho na história e um passeio de outono que vai agradar a toda a família. 
Outro passeio que vai encher as medidas de toda a família é pelos caminhos da Mata Nacional do Buçaco. Ali, a 547 metros de altitude, o ar cheira a terra molhada e a histórias antigas. Os caminhos, cobertos de folhas douradas convidam à contemplação e a fotografias perfeitas para invadir as suas redes sociais e os grupos de WhatsApp da família e amigos.   
E agora é justo que o leitor se pergunte… então, mas o Outono não é bonito em Coimbra? É, claro que sim, e é por isso que lhe vamos deixar, de seguida, algumas sugestões de passeios para fazer, em Coimbra, no Outono.
E, não podíamos deixar de começar pelo Choupal. Talvez porque seja ali o local onde vemos, mais claramente, a natureza a transformar-se. As folhas a mudarem de cor, os caminhos a fazerem-se de mantos castanhos-dourados. Um verdadeiro convite a caminhadas ao som da folhagem e a brincadeiras infindáveis com os mais novos.
Também o Jardim Botânico partilha desta magia da transformação da natureza e, por isso, é outra excelente sugestão.
E o nosso Mondego que nos fascina e seduz durante todo o ano, mas que no outono ganha outro encanto? As margens do rio ganham tons dourados, castanhos e avermelhados e o postal vivo da cidade fica ainda mais deslumbrante. A vista do rio, a partir de Santa Clara, para a Universidade, merece uma paragem, ao entardecer, para contemplar a beleza que é o Outono em Coimbra.
texto:NUVIDEIA
 
          
        
       
                 
                 
                 
                 
  
  
    
    
     
  
  
    
    
    
De feiras e mercados natalícios a espetáculos, concertos e atividades ao ar livre, não faltam opções para viver momentos inesquecíveis em família.