Festa do Cinema Francês realiza-se em Coimbra de 8 a 11 de outubro
O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) em Coimbra recebe, entre os dias 8 e 11 de outubro de 2025, a 26ª edição da Festa do Cinema Francês, um evento que celebra o melhor do cinema francófono e a sua diversidade artística. Ao longo de quatro dias, o público terá a oportunidade de assistir a clássicos intemporais e a obras contemporâneas, numa viagem única pela sétima arte francesa, uma selecção que abrange as diferentes secções desta iniciativa: Première, Rir à Grande e à Francesa, La Belle Époque e Petits Cinéphiles.
A abrir a Festa é exibido o filme sensação do último Festival de Cannes, Nouvelle Vague de Richard Linklater, a antestreia de uma obra que ainda vai estrear em circuito comercial, que oferece uma reflexão sensível sobre a criação cinematográfica, prestando homenagem ao filme O Acossado, ao seu realizador Jean-Luc Godard, e a um movimento – a Nouvelle Vague.
No dia seguinte, é revisitado O Acossado, de Jean-Luc Godard, de 1960, um dos filmes fundamentais do século XX e complemento necessário ao filme de abertura da Festa, Nouvelle Vague. O filme integra a secção La Belle Époque, que celebra obras que marcaram a história do cinema, através de cópias restauradas. À noite é exibido Caso 137 (Dossier 137), um thriller de Dominik Moll apresentado no Festival de Cannes, que nos faz mergulhar nas dinâmicas ocultas do institucionalismo policial.
Na sexta-feira são programadas duas comédias que integram o programa Rir à Grande e à Francesa: às 18h30 Le Répondeur de Fabienne Godet, uma das comédias de maior sucesso de bilheteira em França este ano, e às 21h30 o surpreendente e tocante À Bicyclette!, sobre uma viagem de bicicleta de um pai ao longo da Europa na tentativa de manter viva a memória do filho.
A pensar nas famílias e no público mais novo, às 15h de sábado, dia 11 de outubro, será apresentada uma sessão de cinema, com o objetivo de despertar desde cedo o prazer da descoberta cinematográfica. O Natal dos Animais, será o filme para deleitar os mais novos, um filme de animação composto por várias episódios cada um de autoria de uma diferente realizadora que abordam temas ecológicos no contexto natalício para despertar a consciência dos mais novos sobre o futuro do planeta.
A Festa em Coimbra termina com As Cores do Tempo (La Venue de l'Avenir), a mais recente obra de Cédric Klapisch passada entre duas épocas — 2025 e 1895 —, que reflete sobre identidade, memória e herança, conduzindo os protagonistas a questionar o seu lugar no mundo. Esta é mais uma obra que o público português poderá ver em primeira mão, ainda antes de estrear nas salas portuguesas.
Sob a direcção artística de Anne Delseth, a Festa do Cinema Francês 2025 apresenta uma programação rica e diversificada, que revela a vitalidade e a pluralidade do cinema francófono.
A Festa do Cinema Francês organiza-se em várias cidades portuguesas e é organizada pela Associação Il Sorpasso, em parceria com a Embaixada de França em Portugal, o Institut Français du Portugal, a Unifrance e a rede das Alliances Françaises em Portugal. O festival integra ainda o programa Mais FRANÇA, dedicado à promoção da criação contemporânea francesa em território português. Entre os parceiros, destacam-se a The Claude and Sofia Marion Foundation, o BNP Paribas, a Credibom, a Peugeot, a Thales, a JCDecaux, a Fundação Inatel e a CaixaForum+.
Acompanhe de perto a programação cultural para o mês de setembro na Região Coimbra.