Os sabores Coreanos chegaram à cidade! Fique a conhecer 3 espaços que o irão deixar de água na boca
Se é preciso coragem para fazer "malas e bagagens" e ir viver para outro país, imagine, para outro continente. Foi essa coragem que Bruce e Julia, sul coreanos, tiveram em 2019 quando trocaram a Coreia do Sul por Portugal. Queriam dar uma boa educação aos filhos, num sítio tranquilo, onde se sentissem em segurança. Tudo o que ambicionavam para a família encontraram em Coimbra e aqui se instalaram. Quatro anos depois e com três restaurantes tipicamente sul coreanos abertos na cidade, dizem estar felizes em Portugal e não pretendem voltar à Coreia do Sul. Estão em casa.
Curiosos como somos, fomos espreitar os três restaurantes que Bruce e Julia "oferecem" à cidade e partilhamos consigo com a certeza de que se ainda não os conhece, vai ficar com vontade de conhecer.
Em 2020, no rés-do-chão do GiraSolum, um Centro Comercial que dispensa apresentações, abriram o Seoul Chicken, o primeiro restaurante de frango frito tipicamente coreano da cidade. Começou por ser apenas um espaço de takeaway e de entregas ao domicílio mas a adesão e o feedback foi tão positivo que passaram a servir à mesa, na esplanada. Frango Crocante, Frango com Molho de Soja e Alho, Frango com Ervas, Frango Picante... a oferta não é muito vasta mas é mais que suficiente para todos aqueles que apreciam frango frito sendo que, aqui, é tipicamente coreano. Já ficou com água na boca?!...
Ao perceberem o potencial da Baixa de Coimbra, Bruce e Julia decidiram investir ali e abrir um segundo espaço do Seoul Chicken, na Praça do Comércio. Um restaurante de "street food" tipicamente coreano, com lugares sentados no interior e na esplanada, que tem conquistado paladares. Aqui, além do típico Frango Frito, o Menu oferece outros pratos típicos da gastronomia coreana, todos criados e implementados pela própria Julia. Falamos, por exemplo, do Tteokbokki (Bolo de arroz ensopado com molho picante e vegetais fritos) e do Bibimguksu (Macarrão frio e picante com vegetais e ovo cozido). Na categoria das bebidas, Soju é a protagonista: a bebida típica da Coreia do Sul que existe em vários sabores. A verdade é que ali têm chegado pessoas de todo o mundo, turistas que passeiam pela Baixa e param para almoçar ou jantar mas, também, conimbricenses apreciadores da gastronomia coreana. Faz parte deste grupo?! Se fizer, vai gostar de saber a novidade que partilhamos já de seguida...
Bruce e Julia decidiram, uma vez mais, apostar na Baixa e abrir um terceiro espaço: o Gangnam Barbecue, também localizado na Praça do Comércio, abriu portas este Verão. Como o nome indica, o conceito do restaurante é barbecue coreano, uma experiência gastronómica tipicamente sul coreana que já se encontra muito, por exemplo, em Lisboa e que agora podemos experienciar em Coimbra. Recriando a experiência que se vive na Coreia do Sul, também aqui é o próprio cliente que "cozinha à mesa". Todas as mesas incorporam uma grelha específica, o "Ssto Ttu Kkeong", um grelhador coreano que torna a carne muito suculenta e menos gordurosa, potenciado o sabor da mesma. Também pode optar por grelhar barriga de porco, mariscos e vegetais. Os acompanhamentos são vários e vão todos para a mesa: arroz, puré de batata, salada coreana, berinjela assada, xuxu com molho coreano, sopa e um "set" de molhos. Um barbecue coreano pode e deve ser acompanhado por um bom vinho português porque de vinho percebemos nós. Já as sobremesas são, também, tipicamente coreanas: "Patbingsu" e "Croffle".
Todo o equipamento do restaurante veio diretamente da Coreia do Sul incluindo os copos, os talheres e os pratos. Porquê? Porque, a longo prazo, o calor inerente a um "barbecue" pode desgastar a louça e daí todo o material ser em inox. Tudo foi pensado ao pormenor para proporcionar a melhor experiência gastronómica possível. "Então mas se grelhamos à mesa, faz fumo... certo?", questiona-se desse lado. Certo, mas todas as mesas têm um extrator que suga o fumo, evitando esse incómodo.
Bruce e Julia renderam-se a Coimbra e, não temos dúvida, Coimbra já se rendeu aos sabores Coreanos e o Gangnam Barbecue será mais uma aposta ganha.
Seoul Chicken Solum, Seoul Chicken, Gangnam Barbecue: todos os dias, das 12:00 às 15:00 e das 18:30 às 23:00.
NUVIDEIA
Da toalha antiga ao casaco moderno — a Grita dá nova vida a tecidos esquecidos e transforma o passado em moda slow fashion feita com amor e consciência.
No espetáculo “O meu corpo não é só uma instância” vários artistas partilham o palco, transformado num espaço comum.
Fomos falar com Carlos Tomás, um artesão que reclama para si o título de último pintor de louça “ratinha”, para muitos a verdadeira louça de Coimbra.
Há melhor do que acordar sem despertador, ao fim-de-semana, e seguir diretamente para um delicioso Brunch?
A equipa de investigadores começou por identificar os químicos ambientais persistentes em fontes de águas residuais e avaliar a eficácia
Charlie Mag (Espanha), Cillian O’ Connor (Irlanda), David Navares (Espanha), Gonza Martini (Argentina), Gonzalo Albiñana (...)
A Escola da Noite e a Cena Lusófona, em parceria com mais de uma dezena de instituições da cidade e do país, (...)
Ao todo são sete concertos, que vão passar por Lisboa, Porto, Guimarães, Figueira da Foz, Albufeira, Fundão e Ponta Delgada.
De cinema a dj sets, concertos, exposições de arte e performances teatrais, o Luna Fest expandirá as suas fronteiras e trará à cidade de Coimbra
A região de Coimbra oferece uma vibrante programação de concertos ao longo de 2024, abrangendo diversos géneros musicais e locais emblemáticos.
O músico e compositor brasileiro está de regresso à Europa para celebrar 10 anos de carreira. Em Coimbra, irá revisitar os seus maiores sucessos num concerto intimista, no palco do Salão Brazil.
Hoje, vimos com este artigo dar a conhecer um pouco sobre a Mirtilos da Lousã, uma marca da empresa Belaberry, Lda.
Com o Verão a aproximar-se, os convívios entre amigos multiplicam-se. E haverá melhor plano que usufruir do bom tempo, numa esplanada, a beber um fino e a partilhar uma, ou várias, empalhadas?!
Visitas guiadas orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas vão desafiar os cidadãos a ver, a conhecer ou a redescobrir o património da cidade(…)
Enumeramos vários negócios de pequenas atividades que foram, são e serão sempre úteis no dia a dia de qualquer pessoa, família, casa e empresa.
Um espaço acolhedor, decoração minimalista com inspiração marítima e uma solarenga esplanada onde apetece desacelerar, assim é o Nau Coffee.
De My Hero na mão, que melhor só partilhada entre pai e filhos, um brinde aos progenitores de todas as formas e feitios. Cheers!
No Dia de São Valentim, a Quinta das Lágrimas, cenário do amor eterno de Pedro e Inês, convida a criar novas memórias em Coimbra.
O dia 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados, foi apenas o pretexto que surgiu para escrevermos um artigo sobre os alojamentos mais românticos em Coimbra e nos arredores.
A cozinha, aberta em pano de fundo, é o convite que faltava para nos sentarmos e, barriga houvesse, tínhamos pedido um de cada.
Oito anos depois da sua última temporada em cena, o café-teatro do Teatrão está de regresso para comemorar as 30 primaveras da companhia.
Inaugurada a 12 de agosto de 2007, a Casa-Museu Miguel Torga proporciona uma aproximação à intimidade de Miguel Torga.
As nossas próximas duas sugestões estão interligadas. Falamos do Museu PO.RO.S Portugal Romano em Sicó e das ruínas de Conimbriga.
Estarão presentes Livraria Almedina, Dr. Kartoon, Editora Lado Esquerdo, Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, Imprensa da Universidade de Coimbra, (…)
Passear junto à natureza é uma das atividades mais saudáveis que podemos fazer com regularidade e, a boa notícia, é que é grátis.
Os bilhetes, que já estão à venda nos locais habituais e em https://www.bol.pt/, contam com desconto de 40% para os detentores do Cartão Amigo do CSF.
O Alma Shopping, Centro Comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, abriu portas a uma nova loja no passado dia(…)
Ciclo dedicado às possibilidades criativas dos instrumentos de cordas, organizado pela Casa das Artes Bissaya Barreto, está de regresso,(…)
Ao longo da noite, a música dos J&V Music – grupo de música de baile criado por Bruno Carnim, que já colaborou previamente com o Teatrão (…)
“As que limpan” está indicada para maiores de 12 anos e vai ser interpretada em galego. Os bilhetes estão disponíveis para compra na bilheteira da OMT, postos Ticketline ou online