Portugal dos Pequenitos: o mais antigo parque temático português

Foto de João Marta Sanfins na Unsplash
“Tudo é minúsculo para nós - mas grande para as crianças - e tudo é verdadeiro”. Afirmou o Médico e Professor Bissaya Barreto, ilustre figura da nossa cidade que, no âmbito da sua ação em defesa da criança, idealizou o Portugal dos Pequenitos. O arquitecto responsável pelo projeto foi Cassiano Branco, um dos maiores nomes da arquitectura moderna portuguesa. Em 1940 era então inaugurado o Portugal dos Pequenitos, considerado o primeiro parque temático do país.
Apesar de ser um parque-jardim lúdico-pedagógico destinado às Crianças, a verdade é que ninguém fica indiferente a este que será, acreditamos nós, um dos locais turísticos mais visitado de Coimbra. Ali chegam pessoas dos vários cantos do país e do mundo. Excursões de turistas, excursões escolares, famílias inteiras ou grupos de amigos com crianças... o Portugal dos Pequenitos move multidões e vamos perceber porquê.
A magia deste parque está nas construções, em escala reduzida, de monumentos e de outros elementos da cultura do Património português e do mundo, o que torna mais fácil e simples explicar “aos miúdos” a “nossa” história enquanto nós, “os graúdos”, recordamos a alegria e o encanto de se ser criança.
O Parque está dividido por várias áreas temáticas, vamos espreitá-las!
A área das “Casas Regionais Portuguesas” foi a primeira a ser construída e é, pelas suas características, uma das zonas mais apreciadas pelas crianças. O moinho, as alminhas, o solar, a capela são alguns dos elementos que tão bem representam as nossas aldeias. “Esta área é, por excelência, uma mostra da riqueza da arquitetura tradicional portuguesa, de norte a sul do país”. Destacamos ainda a referência ao Primeiro Rei de Portugal com a presença de uma estátua de D. Afonso Henriques.
Das Casas Regionais passamos para “Coimbra”. É cenário dos mais emblemáticos monumentos da cidade, “cidade guardiã” da língua portuguesa através da Universidade - também ali representado em escala reduzida.
Em “Portugal Monumental” descobrimos outros dos monumentos mais emblemáticos de Portugal, como por exemplo o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Palácio Nacional de Sintra, a Igreja dos Clérigos do Porto, o Castelo de Guimarães, o Convento de Tomar, entre outros.
Na área “Portugal Insular”, chegamos às nossas maravilhosas Ilhas: Açores e Madeira. Aqui exploram-se dois grandes pavilhões construídos com pormenores dos mais emblemáticos monumentos localizados nas Ilhas, rodeados por grandes lagos que ilustram o Oceano Atlântico.
Por fim, “Além-Mar” é a área que representa a memória viva da presença portuguesa no mundo. Composta por pavilhões temáticos que representam os atuais países de expressão portuguesa como o Brasil, Macau, Índia e Timor expondo peças representativas da fauna, flora, etnografia, artesanato e utensílios de uso diário de cada país.
Imperdível é também a visita ao Museu do Traje onde estão expostas cerca de 300 peças, também elas em miniatura, que representam a evolução do traje ao longo dos tempos. Todos estes trabalhos foram executados à mão, na década de 50 do séc. XX e oferecidos ao Portugal dos Pequenitos.
O Portugal dos Pequenitos assume-se como um “retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo”, um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos que tem atravessado gerações.
Dia 25, às 20h00, o cantor André Sardet leva a sua voz e emoção a este espaço único, num apontamento musical cheio de significado.
Da 3ª edição deste festival destacam-se a agenda de concertos com artistas nacionais e internacionais, jam sessions, conferências sobre “Estudos de Género e Jazz”,(…)
Vão ser três dias em que a cidade terá um Bairro de Ofícios para explorar, locais públicos por descobrir e voltar, havendo ainda a presença de algumas (…)
O TRIBO (re)abriu as portas, este fim de semana, de um dos espaços mais míticos da cidade de Coimbra, encerrado desde 2023: falamos do antigo Café Cartola, localizado no centro da Praça da República.
Lojas Históricas de Coimbra é o nome desta obra documental da autoria de Ana Filipa Fonte e de Sara Reis, as quais, através dos olhares e memórias dos diversos lojistas,(…)
Os visitantes voltam a ter a possibilidade de participar em oficinas de culinária, desta vez dedicadas à confeção de barritas de cereais, de base vegetal (…)
Mais do que um evento cervejeiro, o Brew! Coimbra é hoje um ponto de encontro intergeracional, que combina cerveja, gastronomia, música (…)
Um dos grandes destaques é a forte aposta na programação musical para este arranque de temporada, que inclui vários eventos na Sala Grande, além dos já habituais concertos na Tabacaria.
O fim do verão está a chegar e o CoimbraShopping vai celebrar a rentrée com um evento especial dedicado à arte, cultura e criatividade.
As fotografias expostas refletem quatro grandes eixos temáticos: património natural, paisagens e biodiversidade;
Os bilhetes para as galas internacionais da 29ª edição dos Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra já estão à venda.
Concertos com Ricardo Ribeiro, Selma Uamusse, Jordi Savall, a maestrina Tomomi Nishimoto e outros nomes de destaque da música nacional e internacional
A charmosa aldeia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, volta a ser ponto de encontro entre a criação artística contemporânea e a paisagem inspiradora das Aldeias do Xisto.
Os Mercadinhos da Margem Esquerda são uma iniciativa colaborativa e experimental, que envolve entidades sociais de Coimbra com produções agrícolas próprias.
A exposição pode ser visitada, de quarta-feira, a domingo, das 11h às 19h, com entrada livre.
“Lojas históricas de Coimbra” é o nome desta obra da autoria de Ana Filipa Fonte e Sara Reis, que através dos olhares e memórias (…)
Numa lógica de de aproximação à democracia cultural, Verão a Dois Tempos propõe um festival multidisciplinar de artes, na zona histórica da cidade,
Como complemento à exposição, no dia 17 de junho, entre as 14h30 e as 16h00, haverá uma sessão de informação com o tema “Tráfico de Seres Humanos: conhecer e agir”, aberta ao público.
Entre os dias 2 e 4 de junho, o festival assume um foco especial no cinema, com sessões no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e no Auditório Salgado Zenha.
Ao longo de onze horas consecutivas, entre as 15h e as 02h da madrugada, o festival irá distribuir momentos únicos de convivência, arte e descoberta, com atividades pensadas para todos os públicos.
O Projecto 278 será ainda acompanhado pelo multipremiado realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas …
Realizam-se todos os segundos domingos de cada mês, pelo que a próxima edição irá acontecer a 11 de maio, das 10h00 às 18h00, na Alameda do UC Exploratório.
A Feira de Artesanato e Gastronomia 2025, que se realiza de 7 a 15 de junho, apresenta nove dias de música com o palco principal a combinar bandas locais com artistas nacionais e internacionais
A digressão inclui várias datas em Portugal, com concertos agendados para Braga, 25 de outubro, Porto, 30 de outubro, Coimbra, 31 de outubro, e Lisboa, 01 de dezembro.
No domingo, 4 de maio, a Quinta das Lágrimas assinala o Dia da Mãe com um almoço especial no restaurante Pedro & Inês, em Coimbra.
A 13 de maio, a Blue House assinala um marco simbólico: a realização da 200.ª sessão do Café Curto.
O rapper sobe ao palco no dia 30 de maio para um espetáculo que promete ser inesquecível.
O programa proporciona visitas guiadas, orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas, de acesso gratuito, e com duração média de 30 minutos.
Fica o convite para que todos possam conhecer algumas das imagens mais impactantes recolhidas pelo Hubble e testemunhar a história espacial(…)
Conhecer um restaurante novo, convidar amigos para uma jantarada ou a cara-metade para um date, são ótimas sugestões para fugir à roda viva que são os nossos dias.