Descubra os encantos e recantos do Quebra Costas!
Coimbra é uma cidade de encantos e recantos! Convidamos quem está desse lado a ler este artigo e a descobrir ou redescobrir alguns dos encantos de uma das zonas mais bonitas e míticas da cidade: falamos da Rua do Quebra Costas, a artéria que liga a Baixa à Alta de Coimbra e que, em tempos, foi chamada Rua das Tendas devido ao seu cariz comercial.
Mas começamos pelo início. Ao atravessar o Arco da Almedina, visitar a Torre da Almedina é fazer uma viagem à Idade Média: o Núcleo da Cidade Muralhada, atualmente ali instalado, é um centro de interpretação do Castelo e das Muralhas de Coimbra que permite-nos conhecer e compreender a história e a evolução da cidade e perspectivar como eram as fortificações da cidade na Idade Média existindo, ainda, alguns vestígios deste sistema defensivo que protegia a cidade. As próprias escadas do Quebra Costas são um exemplo desses vestígios pois elas faziam parte do antigo castelo e muralha medievais de Coimbra, originalmente construídos no século XII.
E de volta à rua íngreme do Quebra, salta à vista a graciosa estátua da Tricana: um tributo às mulheres do povo da região de Coimbra, que eram assim designadas até ao início do séc.XX, e que simboliza os amores fugazes e românticos da juventude. Elas eram graciosamente cortejadas pelos jovens estudantes.
Mas são também as lojas, os petiscos, os copos, os gelados, o fado e o jazz que atraem as pessoas a esta zona mítica da cidade.
O Fado ao Centro, o número 7 do Quebra Costas, dá a conhecer as tradições académicas e o Fado de Coimbra. Estudantes ou Antigos Estudantes da Universidade proporcionam diariamente, às 18:00, um bonito espectáculo de Fado de Coimbra com direito a Porto d’honra no fim.
Antes de assistir ao espectáculo, sugerimos que descubra os gelados artesanais da Gelataria Così, o número 1 do Quebra Costas, onde vai querer voltar para provar outros sabores.
Ao jantar pode tapear e beber um copo no Tapas nas Costas, o número 19, um restaurante de petiscos com ambiente moderno e sofisticado ou se preferir o ambiente intimista de uma tasca portuguesa sugerimos o Quebra o Galho, o número 12, que com apenas 20 lugares disponíveis exige reserva e onde pode ter a oportunidade de assistir a mais um espectáculo de Fado ao vido.
Aberto desde 1984, o Quebra, os números 45 e 49, é um dos bares mais antigos e carismáticos da zona. Dividido em dois andares, é um bom “spot” para beber um copo enquanto desfruta da vista privilegiada que oferece para o Quebra Costas. Desde 2012, é responsável pelo festival de QuebraJazz que ocorre nos meses de Verão, nas escadarias do Quebra Costas, e que é já uma referência nacional.
Há cinco anos que Márcia Santos trouxe ainda mais vida, cor e alegria ao Quebra Costas.
O número 38 transporta-nos para o universo infantil através das “Ilustrações ao Vento” da ilustradora Márcia. Uma loja/Atelier que atrai não só miúdos mas também os graúdos pelas alegres e livres ilustrações feitas com lápis de cor, aguarelas e esferográficas onde o movimento e a liberdade se destacam.
O número 8 do Quebra apresenta-nos uma das mais recentes novidades da zona: A Leste. Um espaço, tal como o nome indica, que nos transporta para os sabores típicos do leste europeu. Falamos do Bolo Chaminé, internacionalmente conhecimento como “Kürtos Kalács”, que combinado com recheios e ingredientes de qualidade resulta num produto “saboroso, crocante, cosmopolita e cool” que o vai deliciar enquanto vagueia “por ali”.
O Quebra Costas continua a ser uma das zonas com mais pinta da cidade onde a história, a tradição, a criatividade e a inovação se encontram.
Núcleo da Cidade Muralhada
De terça a sábado; das 11:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00.
Contacto: 239 833 771
Fado ao Centro
Todos os dias; das 10:00 às 20:00.
Contacto: 238 837 060
Gelataria Così
Domingo, Terça e Quarta; das 12:00 às 20:00
Quinta, Sexta e Sábado; das 12:00 às 23:00
Contacto: 239 150 023
Tapas nas Costas
Terça a Sábado; das 12:30 às 23:30
Domingo; 12:30 às 16:39
Contacto: 239 157 425
Quebra o Galho - Casa de Fado
Todos os dias; das 14:00 às 23:45
Contacto: 918 651 595
Quebra
Contacto: 239 841 174
Ilustrações ao Vento
Segunda a Sábado; das 10:00 às 17:00
Contacto: santos.marcia81@gmail.com
A Leste
Segunda, Quarta e Domingo; das 11:00 às 19:00
Terça das 14:00 às 19:00
Quinta das 11:00 às 20:00
Sexta e Sábado; das 11:00 às 22:00
Contacto: 912 550 754
Texto: NUVIDEIA
Dia 25, às 20h00, o cantor André Sardet leva a sua voz e emoção a este espaço único, num apontamento musical cheio de significado.
Da 3ª edição deste festival destacam-se a agenda de concertos com artistas nacionais e internacionais, jam sessions, conferências sobre “Estudos de Género e Jazz”,(…)
Vão ser três dias em que a cidade terá um Bairro de Ofícios para explorar, locais públicos por descobrir e voltar, havendo ainda a presença de algumas (…)
O TRIBO (re)abriu as portas, este fim de semana, de um dos espaços mais míticos da cidade de Coimbra, encerrado desde 2023: falamos do antigo Café Cartola, localizado no centro da Praça da República.
Lojas Históricas de Coimbra é o nome desta obra documental da autoria de Ana Filipa Fonte e de Sara Reis, as quais, através dos olhares e memórias dos diversos lojistas,(…)
Os visitantes voltam a ter a possibilidade de participar em oficinas de culinária, desta vez dedicadas à confeção de barritas de cereais, de base vegetal (…)
Mais do que um evento cervejeiro, o Brew! Coimbra é hoje um ponto de encontro intergeracional, que combina cerveja, gastronomia, música (…)
Um dos grandes destaques é a forte aposta na programação musical para este arranque de temporada, que inclui vários eventos na Sala Grande, além dos já habituais concertos na Tabacaria.
O fim do verão está a chegar e o CoimbraShopping vai celebrar a rentrée com um evento especial dedicado à arte, cultura e criatividade.
As fotografias expostas refletem quatro grandes eixos temáticos: património natural, paisagens e biodiversidade;
Os bilhetes para as galas internacionais da 29ª edição dos Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra já estão à venda.
Concertos com Ricardo Ribeiro, Selma Uamusse, Jordi Savall, a maestrina Tomomi Nishimoto e outros nomes de destaque da música nacional e internacional
A charmosa aldeia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, volta a ser ponto de encontro entre a criação artística contemporânea e a paisagem inspiradora das Aldeias do Xisto.
Os Mercadinhos da Margem Esquerda são uma iniciativa colaborativa e experimental, que envolve entidades sociais de Coimbra com produções agrícolas próprias.
A exposição pode ser visitada, de quarta-feira, a domingo, das 11h às 19h, com entrada livre.
“Lojas históricas de Coimbra” é o nome desta obra da autoria de Ana Filipa Fonte e Sara Reis, que através dos olhares e memórias (…)
Numa lógica de de aproximação à democracia cultural, Verão a Dois Tempos propõe um festival multidisciplinar de artes, na zona histórica da cidade,
Como complemento à exposição, no dia 17 de junho, entre as 14h30 e as 16h00, haverá uma sessão de informação com o tema “Tráfico de Seres Humanos: conhecer e agir”, aberta ao público.
Entre os dias 2 e 4 de junho, o festival assume um foco especial no cinema, com sessões no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e no Auditório Salgado Zenha.
Ao longo de onze horas consecutivas, entre as 15h e as 02h da madrugada, o festival irá distribuir momentos únicos de convivência, arte e descoberta, com atividades pensadas para todos os públicos.
O Projecto 278 será ainda acompanhado pelo multipremiado realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas …
Realizam-se todos os segundos domingos de cada mês, pelo que a próxima edição irá acontecer a 11 de maio, das 10h00 às 18h00, na Alameda do UC Exploratório.
A Feira de Artesanato e Gastronomia 2025, que se realiza de 7 a 15 de junho, apresenta nove dias de música com o palco principal a combinar bandas locais com artistas nacionais e internacionais
A digressão inclui várias datas em Portugal, com concertos agendados para Braga, 25 de outubro, Porto, 30 de outubro, Coimbra, 31 de outubro, e Lisboa, 01 de dezembro.
No domingo, 4 de maio, a Quinta das Lágrimas assinala o Dia da Mãe com um almoço especial no restaurante Pedro & Inês, em Coimbra.
A 13 de maio, a Blue House assinala um marco simbólico: a realização da 200.ª sessão do Café Curto.
O rapper sobe ao palco no dia 30 de maio para um espetáculo que promete ser inesquecível.
O programa proporciona visitas guiadas, orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas, de acesso gratuito, e com duração média de 30 minutos.
Fica o convite para que todos possam conhecer algumas das imagens mais impactantes recolhidas pelo Hubble e testemunhar a história espacial(…)
Conhecer um restaurante novo, convidar amigos para uma jantarada ou a cara-metade para um date, são ótimas sugestões para fugir à roda viva que são os nossos dias.