Uma tertúlia sobre as plantas invasoras mais comuns a invadir ambientes terrestres e aquáticos
No dia 30 de março, quinta-feira, pelas 18 horas, a BGUC promove a sexta sessão de «Verde Contínuo». Hélia Marchante (Professora na Escola Superior Agrária de Coimbra e investigadora no Centro de Ecologia Funcional) e Sílvia Martins (mestranda em Recursos Biológicos na UC e investigadora no Centro de Ecologia Funcional) são as convidadas para uma conversa sobre plantas invasoras (terrestres e aquáticas) e a apresentação da plataforma de informação e ciência-cidadã invasoras.pt. A sessão terá lugar na Sala de São Pedro/BGUC e é necessária a inscrição prévia através deste formulário ou com envio de email para bg-eventos@bg.uc.pt.
O objetivo do projeto invasoras.pt é alertar para o problema das invasões biológicas, dar a conhecer as plantas invasoras a nível nacional e estimular a participação ativa do público, quer no mapeamento destas espécies quer em atividades de controlo e divulgação. Para isso foram criados perfis completos das espécies consideradas invasoras no território nacional, e são fornecidas ferramentas e informação que se pretendem úteis para quem lida com este problema, sejam gestores de áreas com problemas de invasão, membros da comunidade científica ou outros interessados pelo tema.
De acordo com a informação em invasoras.pt, «muitas das plantas que nos rodeiam foram transportadas do seu habitat natural para outros locais pelo que são denominadas plantas exóticas (do grego exotikós, «de fora», ou não-nativas). Algumas destas espécies coexistem com as espécies nativas de forma equilibrada, mas outras há que se desenvolvem muito rapidamente e escapam ao controlo do Homem tornando-se nocivas – estas são designadas espécies invasoras. Além de superarem as barreiras geográficas, estas espécies conseguem superar barreiras bióticas e abióticas, mantendo populações estáveis.»
«Verde Contínuo» é um ciclo de tertúlias da BGUC que tem como objetivo trazer à discussão as temáticas da ecologia, da sustentabilidade e da urgência da preservação do meio ambiente.
VERDE CONTÍNUO
Tertúlias Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Um ciclo de tertúlias que tem como objetivo trazer à discussão as temáticas da ecologia, da sustentabilidade e da urgência da preservação do meio ambiente, com a presença de alguns dos principais especialistas nacionais nestas matérias. Até ao momento foram realizadas cinco sessões, sempre na Sala de São Pedro / Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
«Ecologias: perspetivas e desafios»
com Jorge Paiva (FCTUC) e Pedro Bingre do Amaral (Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra).
27 de outubro de 2020, terça-feira, 18h00-19h30
«Pegada ecológica: pouco a pouco, faz-se muito»
com Francisco Ferreira (Universidade Nova de Lisboa) e João Joanaz de Melo (Universidade Nova de Lisboa)
12 de novembro de 2020, quarta-feira, 18h00-19h30
«Alterações climáticas: e agora?»
com Filipe Duarte Santos (Universidade de Lisboa)
26 de maio de 2021, quarta-feira, 18h00-19h30
«Água: do ciclo urbano à governação internacional»
com Paula Duarte Lopes (FEUC e CES-UC) e José Alfeu (FCTUC / Águas de Coimbra)
28 de setembro de 2022, quarta-feira, 18h00-19h30
Dia Nacional do Mar
com Álvaro Garrido (FEUC), de João Carlos Marques (Centro de Ciências Marinhas e Ambientais (MARE-UC) e Laboratório Associado ARNET-Rede de Investigação Aquática) e de Nuno Rodrigues (Politécnico de Leiria).
16 de novembro de 2022, quarta-feira, 18h00-19h30
Criados especialmente para a data, os menus propõem percursos distintos, pensados para diferentes momentos do dia e em linha com a identidade gastronómica do restaurante.
Os concertos realizam-se um domingo por mês, na Sala D. Afonso Henriques – Antiga Igreja, sempre em sessão dupla, às 10h00 e às 11h30.
O fim de semana na Mealhada traz propostas para todos os gostos: teatro clássico, espetáculo solidário, cinema de animação e várias exposições que cruzam história, cidadania e artes visuais
Os workshops destinam-se a todas as pessoas — não é necessária experiência prévia — e podem ser frequentados através de inscrições individuais.
O Ouvido Absoluto está de volta a 31 de janeiro, para a terceira edição dedicada à escuta imersiva: das horizontais paisagens (…)
Mais tempo para estar: o Café Raízes abre noites de sábado e enche Coimbra de bem-estar
Localizado em Coimbra, o Yatra nasce como um estúdio inovador focado na longevidade, recuperação e performance física e mental.
É já este domingo que os Mercadinhos da Margem Esquerda regressam à Alameda do UC Exploratório, com entrada livre, entre as 10h00 e as 17h00, no regresso do evento neste novo ano.
O ciclo de showcases semanais Café Curto regressa ao Café Concerto do Convento São Francisco no dia 13 de janeiro, às 19h30, (…)
Com múltiplas residências artísticas - e na apresentação de discos de distintos projetos da cena musical portuguesa, do pop ao jazz.
Grande destaque para o concerto de Carminho de apresentação do seu último álbum “Eu vou morrer de amor ou resistir”, no dia 14 de março,(…)
“O Tempo das Árvores” é a nova criação do Teatrão pensada para públicos infantis e familiares a partir dos 3 anos.
Esta sexta-feira, 12 de dezembro, o ciclo Música na Tabacaria volta a encher o café-concerto da Oficina Municipal do Teatro (OMT) com novas sonoridades.
No dia 17 de janeiro, às 21h30, o Grande Auditório recebe Sakamoto 1996, um concerto de 70 minutos (M/6) que celebra o legado do aclamado compositor japonês Ryuichi Sakamoto, falecido em março de 2023.
Com a chegada da época natalícia, a Associação Quatro Patas e Focinhos volta a reforçar o verdadeiro espírito desta quadra: a partilha.
O Castelo Mágico reforça a programação de dezembro com a presença de mascotes convidadas que prometem animar as famílias e acrescentar ainda mais encanto ao ambiente festivo dentro das muralhas.
Mais do que um simples mercado, o evento distingue-se pela sua atmosfera única, onde se cruzam a beleza arquitetónica do Seminário, o espírito comunitário e a celebração artística e espiritual da época natalícia.
O Mercado de Natal da Baixa de Coimbra não é apenas um evento: é uma experiência que transforma o coração da cidade num ponto de encontro entre cultura, comércio e comunidade.
Descubra onde provar as melhores rabanadas em Coimbra. Locais tradicionais, versões gourmet e sugestões para os mais gulosos — guia imperdível para este inverno.
Esta é uma oportunidade para os visitantes ficarem a conhecer verdadeiros tesouros naturais, a diversidade deslumbrante mundo dos minerais, das pedras preciosas e dos fósseis.
As luzes estarão ligadas diariamente até 6 de janeiro, entre as 17h00 e a meia-noite. Aos fins de semana e na véspera de Natal, o horário prolonga-se até às 2h00 e na noite de passagem de ano até às 6h00 da manhã.
A Inauguração da Iluminação de Natal acontece sexta-feira, 21 de novembro, às 18h30, na Praça 8 de Maio — e vai marcar oficialmente o arranque do programa “Coimbra Natal 25”.
Ao longo do dia, o público poderá encontrar uma grande variedade de objetos ligados a diferentes áreas, desde cerâmica, joalharia, ourivesaria e latoaria a peças de uso doméstico de outras épocas.
O evento reúne 18 expositores ligados às artes e ofícios tradicionais, com demonstrações ao vivo que permitem acompanhar as várias fases de criação de uma peça artesanal.
São filmes que falam de identidade, colonialismo e pertença, de violência e cuidado, de sonhos e assombrações, de corpos que resistem e reinventam o seu lugar.
Um gesto de reconhecimento e reparação para todas as mulheres que fazem o cinema existir, muitas vezes sem serem vistas.
A Feira de Artesanato Urbano regressa este sábado, 8 de novembro, à Praça do Comércio, entre as 9h00 e as 18h00, com 41 expositores e uma programação de música e folclore ao longo do dia.
Explore Coimbra no Outono com este roteiro imperdível: aldeias de xisto, castelos, trilhos dourados, jardins e paisagens únicas para viver a estação mais bonita do ano. Descubra tudo aqui!
O Teatro do Bigode apresenta o espetáculo “A Flor e o Gnomo”, um musical infantil que promete encantar o público com uma história repleta de emoção, música e fantasia.
Luís Trigacheiro afirma-se no panorama musical nacional com dois temas no Top Nacional de Airplay: Porta 43, com Diogo Piçarra, que ultrapassa 1 milhão de streams e 850 mil visualizações; e Tu na Tua, com ÁTOA e Buba Espinho, distinguido com Dupla Platina, somando quase 10 milhões de streams e mais de 5,9 milhões de visualizações.