Cantanhede é pioneiro mundial em espaço dedicado ao mítico computador LOAD ZX Spectrum
LOAD ZX Spectrum, assim se chama o primeiro museu do mundo dedicado ao mítico computador desenvolvido pelo britânico Clive Sinclair e que fez as delícias das gerações X e Y, marcando o início da generalização da informática de uso pessoal.
A nova unidade museológica pode ser visitada em Cantanhede a partir do próximo sábado, 17 de outubro, das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30, mediante marcação prévia (tlf. 231 429 813 ou tlm. 962 048 217), de modo a adequar a lotação das salas ao cumprimento do Plano de Contingência elaborado para o efeito e às orientações preconizadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) para o combate à Covid-19. Higienização das mãos e controlo de temperatura à entrada, etiqueta respiratória, uso de máscara, cumprimento do distanciamento social e da sinalética existente são algumas das condições obrigatórias para as visitas guiadas limitadas a grupos de cinco pessoas e com um período de interregno entre cada grupo, de modo a permitir o arejamento das salas.
Inicialmente, ainda o projeto estava a ser desenvolvido, tudo se encaminhava para que houvesse uma inauguração formal com a participação de diversas entidades e de oradores internacionais, além da possibilidade da presença de familiares de Sir Clive Sinclair, mas a pandemia veio alterar completamente os planos dos promotores, o Município de Cantanhede e o engenheiro informático João Diogo Ramos, colecionador e proprietário do acervo do museu. Este lamenta que “a Covid-19 tenha vindo inviabilizar a realização do grande evento que estávamos a preparar para assinalar a abertura”, adiantando que, “no entanto, nem isso arrefeceu o grande entusiasmo que o projeto está a suscitar tanto na comunidade de aficionados do ZX Spectrum - que é muito grande em todo o mundo – mas também no público em geral”. João Diogo Ramos refere a propósito a “cobertura generalizada dos meios de comunicação social, que se traduziu numa avalanche de mensagens e aplausos que têm chegado de vários continentes através das redes sociais” e enfatiza o facto de “muita gente de diversos países ter manifestado interesse em visitar o museu”.
Essa é de resto a expetativa da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, que não esconde o seu “regozijo pela ampla projeção que o LOAD ZX Spectrum atingiu a nível nacional e internacional, mesmo antes de abrir”. A autarca considera que, “por aquilo que já é possível avaliar, este é mais um importante polo de atratividade turística que irá motivar a afluência de visitantes à cidade e ao concelho, com todos os benefícios daí decorrentes para a dinamização de outros equipamentos culturais e da economia local, sobretudo ao nível da restauração e da hotelaria. Além disso”, explica Helena Teodósio, “o museu tem uma dimensão pedagógica que pode e deve ser potenciada a nível educativo nos diferentes graus de ensino, dimensão essa que está já a ser trabalhada para facilitar a articulação com as escolas. Com a pandemia de Covid-19, a conjuntura não é a mais favorável, mas com as medidas de condicionamento adotadas vai ser possível dinamizar o museu nesse âmbito”, sublinha.
Considerado uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa, a verdade é que o Leitão à Bairrada, prato tradicional da região da Bairrada, é um dos pratos mais apreciados e com procura o ano inteiro.
As exposições «Teatro de Mistérios: Temas da Natividade nas Coleções do MNMC» e «Diálogos. A Coleção Calouste Gulbenkian no Museu Nacional de Machado de Castro»
“As que limpan” está indicada para maiores de 12 anos e vai ser interpretada em galego. Os bilhetes estão disponíveis para compra na bilheteira da OMT, postos Ticketline ou online
Da toalha antiga ao casaco moderno — a Grita dá nova vida a tecidos esquecidos e transforma o passado em moda slow fashion feita com amor e consciência.
No espetáculo “O meu corpo não é só uma instância” vários artistas partilham o palco, transformado num espaço comum.
Fomos falar com Carlos Tomás, um artesão que reclama para si o título de último pintor de louça “ratinha”, para muitos a verdadeira louça de Coimbra.
Há melhor do que acordar sem despertador, ao fim-de-semana, e seguir diretamente para um delicioso Brunch?
A equipa de investigadores começou por identificar os químicos ambientais persistentes em fontes de águas residuais e avaliar a eficácia
Charlie Mag (Espanha), Cillian O’ Connor (Irlanda), David Navares (Espanha), Gonza Martini (Argentina), Gonzalo Albiñana (...)
Entre apresentações de novas obras, oficinas para os mais novos e a festa de Natal dos Taleguinho, o TCSB volta a afirmar-se como um dos polos culturais mais dinâmicos da cidade.
Promovida pelo Município de Coimbra e concebida pela Associação Cultural Grande Coisa, esta iniciativa integra a renovação conceptual e programática da Casa da Escrita, reforçando-a como espaço vivo de criação, encontro e pensamento.
O Mercadinho da Margem Esquerda regressa dia 14 de dezembro, das 10h00 às 17h00 à Alameda do UC Exploratório, com entrada livre.
O UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra prossegue o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks, esta quarta-feira, 19 de novembro, às 18h00.
A Aldeia Natal regressa ao Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, trazendo magia, tradição e atividades para toda a família.
Mais de 110 filmes na programação da 31.ª edição do Festival Caminhos.
Descobre o “Cola, Papel, Tesoura”, o novo atelier online de colagens para adultos, guiado pela ilustradora Margarida Sampaio.
Por exemplo, em edições passadas, o Teatrão acolheu espetáculos na antecâmara da Sala de Ensaios, na Carpintaria, na Sala de Figurinos, na Sala do Arquivo ou na Escadaria para a Régie.
André Jorge, médico neurologista, é o convidado da sessão que, este sábado, 27 de setembro de 2025, às 18h00, dá continuidade ao ciclo Conversar é o melhor Remédio,
As icónicas Caixas Mistério da Blind Shot estão de volta e trazem a curiosidade e a adrenalina das encomendas perdidas ao Piso 0 do Alma Shopping, de 26 a 28 de setembro.
Ninguém quer ficar de fora dos programas mais giros deste Natal. A pensar nisso, e para que não lhe escape nada, preparámos um verdadeiro roteiro com os planos Natalícios que Coimbra tem para lhe oferecer e que não vai mesmo querer perder.