Planos para os próximos feriados em Coimbra? Nós temos!

Com dois feriados a aproximarem-se, o 25 de Abril e o 1 de Maio, partilhamos consigo várias sugestões para usufruir, destes dias de descanso, pela cidade. 

Brunch com família e amigos

Feriado é, tantas vezes, sinónimo de Brunch. E se ainda não conhece o Kaju - Brunch Restaurant, ponto de paragem obrigatória, no número 81 da Rua Visconde da Luz, aqui tem uma boa oportunidade para o conhecer. Com receitas confecionadas na hora com ingredientes frescos, o Kaju oferece um Menu bem variado que inclui, além das tradicionais panquecas, tostas e bagels, pratos orientais como os Tacos, Pad Thai, Caril de Frango ou Camarão e o Nasi Goreng. Ficou curioso/a? Fique ainda mais e espreite o nosso artigo sobre o Kaju aqui.  

Descobrir os mais recentes e jovens Restaurantes da Baixa de Coimbra

E, em alternativa ao brunch, aproveitamos para recomendar e sugerir que experimente ou repita um dos restaurantes mais jovens e recentes da Baixa. Primeiro porque valem mesmo a pena e, segundo, porque a cidade deve valorizar e apoiar quem, hoje, investe na zona do comércio tradicional. Para os apreciadores de gastronomia japonesa, sugerimos o Izakaya no Largo do Romal (aberto dia 25/04 e encerra dia 1/05) ou o MA (aberto nos dois feriados), na Alta de Coimbra, que oferece uma experiência gastronómica única. Sugerimos, ainda, o Safra (encerra, apenas, no 1/05 ao jantar) que propõe pratos confecionados com a colheita da época, o já consagrado Notes Bar & Kitchen (aberto nos dois feriados) e, "last but not least", a novíssima Taberna Noster (aberta nos dois dias), com deliciosos petiscos, na icônica Rua das Figueirinhas.

Esplanar ou Comer um Gelado

E, faça chuva ou faça sol, comer um gelado é sempre uma boa ideia. Proposta ainda mais aliciante quando a cidade oferece duas gelatarias com aqueles que podem muito bem ser considerados "dos melhores gelados do mundo": falamos, pois claro, da Doppo na Praça do Comércio e da Cosí no Quebra Costas. E se a Primavera nos brindar com dias quentes e solarengos, partilhamos o link para o nosso artigo com as melhores esplanadas de Coimbra. 

Ser turista na própria cidade 

São vários os circuitos turísticos que o Turismo da Universidade oferece e, suspeitamos nós, que muitos Coimbrinhas ainda não os conhecem. Propomos, assim, que descubra Coimbra através do olhar de quem a visita pela primeira vez: faça uma visita guiada pelo Paço das Escolas, deslumbre-se na mítica Biblioteca Joanina e visite a Estufa Grande do Jardim Botânico. Neste tópico Cultural, não podíamos deixar de incluir uma volta no Comboio do Património: embarque nesta viagem pelos locais mais emblemáticos da cidade como o Portugal dos Pequenitos, a Rua da Sofia, a Universidade, o Jardim Botânico, a Sé Velha... uma forma divertida de dar a conhecer a cidade aos mais pequenos. 

Feriados com crianças 

E, por falar nos "miúdos", deixamos mais algumas sugestões para os entreter. Se o tempo permitir, porque não fazer um piquenique na Mata Nacional do Choupal? É uma ideia gira que certamente vai agradar aos miúdos mas aos graúdos também. Através da história de amor de D. Pedro e D. Inês de Castro, leve-os a explorar os bonitos jardins da Quinta das Lágrimas enquanto viajam ao passado e estimulam o seu lado mais imaginário. Se o tempo não estiver propício a atividades ao ar livre, o Centro de Ciência Viva (das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00) é sempre uma boa opção para os entreter com programas para toda a família e para todas as idades. Por exemplo, no espaço CriaAtividade "os jovens exploradores, dos 0 aos 12 anos, em grupo ou em família, são desafiados a construir e a reconstruir, respondendo a um conjunto de desafios que apelam a um forte espírito de equipa, mas também à imaginação e ao empenho de cada um."

"Coimbrados doutores, Pra nós os teus cantores, A Fonte dos Amores és tu..."

"Associada à boémia Coimbrã, diz a história que a tradição dos estudantes a cantar nas ruas de Coimbra é conhecida desde o séc. XVI." Hoje é no Fado ao Centro, no centenário Café Santa Cruz, no Diligência Bar, no Quebra o Galho e no àCapella que pode assistir a espetáculos de Guitarra de Coimbra, Fado e até serentas. Haveria melhor sugestão para terminar este artigo "um feriado na cidade"? 

NUVIDEIA

COIMBRAEXPLOREComentário