"Histórias das Gentes da Baixa de Coimbra" por Nuvideia. Capítulo 10: Sr. Cruz

“As pessoas gostam de nós e nós gostamos muito das pessoas.” É uma das frases que retivemos da conversa com o Sr. Cruz, o elegante e simpático proprietário das Ourivesarias Ágata. E é talvez o segredo para a longevidade e sucesso do seu negócio.

Há 63 anos na Baixa de Coimbra, onde começou como marçano no Café Nicola, e há 60 como Ourives, o Sr. Cruz é uma das figuras incontornáveis da nossa Baixa. Quem não passou já por ele entre a Rua Ferreira Borges e as Escadas de São Tiago e recebeu um sorriso e um Bom dia? Pois é, o Sr. Cruz é elegante, discreto e modesto na forma como fala do que construiu. O plural é sempre a sua escolha para se referir ao que tem feito porque acredita que “ninguém faz nada sozinho e quem acha que vai sozinho, não vai longe”. A sua maior alegria é ver a família a trabalhar nas suas lojas. Atualmente o filho e a nora trabalham consigo, o que o enche de orgulho e esperança no futuro. Se os netos viessem também para as lojas estavam então asseguradas as próximas décadas, diz-nos a sorrir. 

O percurso do Sr. Cruz é igual ao de tantos outros comerciantes da Baixa de Coimbra. Depois de tirar o curso na Escola Comercial Avelar Brotero foi trabalhar para uma ourivesaria dos 16 aos 35 anos, altura em que achou que estava na hora de se lançar por conta própria. Assim, pôs mãos à obra porque não queria abrir uma ourivesaria qualquer. E é talvez aqui que o percurso do Sr. Cruz se distingue de tantos outros. Ele não queria só abrir mais uma ourivesaria. Ele queria fazer diferente, fazer mais e melhor do que até então se via. Contratou o melhor decorador de ourivesarias da época, procurou novos e diferentes artigos para vender e assim abriu o número 2 das Escadas de São Tiago. A sua primeira loja e um verdadeiro acontecimento à época. “Não se falava de outra coisa”, diz-nos cheio de orgulho. 

Mais tarde, no ano 2000, abriu a segunda loja nos números 145 e 147 da Rua Ferreira Borges. Gerações e gerações que têm passado pelos seus estabelecimentos. Hoje, já recebe os avós com os netos e diz que isso é uma das suas maiores alegrias. Fidelizar clientes, acompanhar famílias e fazer amigos. É com emoção que recorda um episódio que muito o honrou. Recentemente recebeu um casal em loja que tinha comprado as suas alianças de casamento na Ágata, atualmente a viverem em Castelo Branco, fizeram questão de tirar um dia de férias para virem a Coimbra, à Ágata, comprar as alianças das suas Bodas de Prata. São histórias e momentos como este que contribuem para que o Sr. Cruz diga sem hesitar que faz um balanço muito positivo dos anos que tem passado na Baixa. “Tem sido uma vida muito feliz.” 

Apesar dos convites para abrir nos centros comerciais nunca quis sair da Baixa porque acredita que o atendimento próximo, cuidado e atencioso em que acredita não é compatível com esses locais. Mantém-se fiel à Baixa, mas acima de tudo mantém-se fiel à amizade e respeito pelos seus clientes. 

Hoje, o Sr. Cruz já não é o primeiro a chegar às lojas mas diz-nos que ainda é, na maioria das vezes, quem fecha a loja das Escadas de São Tiago há mais de 40 anos. 

Rubrica criada pela Empresa de Gestão de Redes Sociais “Nuvideia Comunicação e Imagem”, pertencente a Ana Filipa Fonte e Sara Reis, com o objetivo de recordar os Comerciantes da Baixa de Coimbra e atrair mais pessoas àquela zona da Cidade e ao Comércio Tradicional e Local.

Instagram: @nuvideia | E-mail: nuvideia@gmail.com