"Histórias das Gentes da Baixa de Coimbra" por Nuvideia. Capítulo 11: Chapelaria e Camisaria Salgueiros

Chegámos à loja mais antiga da Rua Ferreira Borges e, com certeza, a uma das mais antigas da Baixa de Coimbra: a Chapelaria e Camisaria Salgueiro's.

Com mais de um século de história, o seu primeiro registo data de 1869. O seu fundador foi, consta também no registo, o Sr. Silvério. Atualmente, é António Salgueiro, 63 anos de idade, o atual proprietário deste espaço comercial, tendo herdado o negócio do seu pai, Manuel Salgueiro.

O Sr. António conta-nos que o seu pai tinha, em1933, apenas 11 anos quando foi trabalhar para a Chapelaria, na época com o nome de "César Alves", e recorda que "na altura começava-se a trabalhar muito cedo". Anos mais tarde, o Sr. Manuel torna-se o único proprietário da loja, quando o sócio se retira em 1987. Nessa altura, António já trabalhava com o pai na Chapelaria e adivinhava que o seu futuro iria passar por ali. Mas os tempos, esses, eram muito diferentes daqueles que se vivem hoje, "dizemos sempre que os tempos antigos eram melhores, mas isto atualmente está mesmo difícil", desabafa.

Nesta que é uma das lojas com a traça mais antiga da Baixa, vendem-se Boinas, Chapéus, Cachecóis, Camisas e Guarda-Chuvas. Sempre foi um "entra e sai" de gente até ao dia em que o comércio se expandiu para outras zonas da cidade, as lojas âncora saíram da Baixa  e as pessoas deixaram de aparecer.

Ilídia Salgueiro, esposa do Sr. António e a trabalhar também na Chapelaria desde 1987, pouco tempo depois de Casar, recorda os Natais de antigamente: "havia semanas em que chegávamos a casa tão cansados que eu nem conseguia fazer o jantar", recorda, "e quando chovia!? Não tínhamos mãos a medir". 

Hoje vendem sobretudo aos turistas que se rendem à Chapelaria, "os artigos são de qualidade e mais baratos que na Europa", explica o Sr. António ao que a Esposa acrescenta "as pessoas que procuram qualidade encontram-na aqui". Mas o turismo não tem sido suficiente e o Sr. António não se inibe de nos dizer que os últimos anos têm sido muito duros. Vai mais longe, "daqui a 3/4 anos vou embora", confidência.

Já a esposa, a simpática Ilídia, diz que viveram tempos muito felizes no comércio tradicional, mas acaba por reconhecer que nada é nem voltará a ser como antes. Com os três filhos a viver e a trabalhar no estrageiro, o Casal sabe  que vai ser difícil passar o negócio a alguém que o mantenha como ele é até hoje mas dizem-se cansados, "o tempo aqui custa a passar". Nós compreendemos, tem sido uma vida de trabalho que experienciou o melhor e o pior da cidade.

Mas, "enquanto houver vida há esperança", por isso quando precisar de um Chapéu ou Boné "com pinta" e de qualidade, é nesta loja centenária que o irá encontrar!

Rubrica criada pela Empresa de Gestão de Redes Sociais “Nuvideia Comunicação e Imagem”, pertencente a Ana Filipa Fonte e Sara Reis, com o objetivo de recordar os Comerciantes da Baixa de Coimbra e atrair mais pessoas àquela zona da Cidade e ao Comércio Tradicional e Local.

Instagram: @nuvideia | E-mail: nuvideia@gmail.com