"Histórias das Gentes da Baixa de Coimbra" por Nuvideia. Capítulo 9: Sr. Marques

"Sou um Homem feliz", afirma convicto o Sr. Marques, 85 anos, proprietário da Casa dos Enxovais da Baixa de Coimbra.

Começa por contar que perdeu a Mãe quando tinha apenas 10 anos de idade e que foi essa perda que o "obrigou" a começar a trabalhar mais cedo. Foi então, com apenas 10 anos, trabalhar para a Casa Guimarães onde ganhava "50 escudos por mês, por mês", recorda. Ali esteve durante 17 anos. Com 27 anos de idade, já casado, decide abrir o seu próprio negócio: a Casa dos Enxovais, o número 22 da Rua Visconde da Luz.

Partilha, em 58 anos de negócio, "nunca tirei férias, nunca fui ao Algarve, meninas", a Casa dos Enxovais é a sua casa e não se imagina a deixá-la "sozinha". Chegou a ter 22 funcionários a trabalhar para Si, mas hoje são apenas dois. Afirma, sem receio, que foi a partir do momento em que retiraram o trânsito da Baixa que o rumo do comércio local mudou: "tive uma quebra de 50% na faturação". Hoje, não entende o porquê de se ter de pagar parques de estacionamento, "é isso que afasta os Clientes da Baixa". Conta ainda que atualmente são os turistas os principais clientes da Casa dos Enxovais. Ficam maravilhados com os têxteis de lar que ali encontram e compram.

A vida do Sr. Marques foi de trabalho, mas afirma com orgulho, que "soube poupar e fazer vários investimentos" cujos rendimentos hoje lhe permitem manter as portas abertas. Confidencia-nos que foi muito criticado por vários colegas, aos quais respondia perentório: "mandas na tua casa, eu mando e oriento a minha, só." Estamos perante um Homem de pulso firme que afirma, sem pudor, ter errado pouco na vida.

Católico praticante, não recusa ajuda a ninguém: "se não olharmos uns pelos outros, não prestamos para nada", afirma. Talvez tenham sido estas características de generosidade e empatia que o Professor Doutor Elísio de Moura reconheceu no Sr. Marques quando o convidou, há 58 anos atrás, para ser o Vice Presidente da Casa de Infância Doutor Elísio de Moura. Convite que muito o honrou, aceitou e desempenha a função até aos dias de hoje.

Facilmente concluímos que a vida do Sr. Marques foi dedicada à Casa dos Enxovais e à Casa de Infância: "num sítio ganho e no outro distribuo", explica. Em conversa recorda o dia em que expulsou uma Freira da Casa de Infância, o que nos intrigou: "uma Freira, Sr.Marques?", "sim, uma Freira. Sabem porquê? Dava apenas salsichas, ao almoço e ao jantar, às minhas meninas", explica indignado.


Quem frequenta a Baixa sabe que é à porta da Casa dos Enxovais que o Sr. Marques passa os seus dias. É muito frequente passarmos por ali e sermos educadamente cumprimentados. Assim será até ao dia em que deixar de lhe fazer sentido. Confessa que quando esse dia chegar, fecha as portas e arrenda a loja. Um espaço com 58 anos de história que representa uma vida de trabalho, de dedicação e de paixão de quem ama aquilo que faz. Espaços em vias de extinção.”

Rubrica criada pela Empresa de Gestão de Redes Sociais “Nuvideia Comunicação e Imagem”, pertencente a Ana Filipa Fonte e Sara Reis, com o objetivo de recordar os Comerciantes da

Baixa de Coimbra e atrair mais pessoas àquela zona da Cidade e ao Comércio Tradicional e Local.

Instagram: @nuvideia | E-mail: nuvideia@gmail.com