"Histórias das Gentes da Baixa de Coimbra" por Nuvideia. Capítulo 3: Dona Saudade da Florista Petúnia
Estivemos à conversa com a risonha D. Saudade da Florista Petúnia que, a certa altura, nos diz: “Há senhores na Baixa que são catedráticos no atendimento, no cuidado e atenção com o cliente”. Confidenciou-nos esses nomes, os das pessoas que admira na Baixa. A D. Saudade, na sua humildade, não se vê como um desses “catedráticos da Baixa”. Mas nós vemos e não somos, certamente, as únicas.
É a segunda vez que falamos com a D. Saudade para a rubrica e não nos restam dúvidas. É uma excelente comunicadora, simpática, divertida e carinhosa. Enquanto conversávamos entrou uma senhora (presença assídua, deu para perceber) para deixar uns sacos a guardar e, não fosse pela nossa presença, teria ficado para dar dois dedos de conversa. Entrou também uma cliente que a D. Saudade atendeu com todo o carinho e cuidado que diz serem os fatores que distinguem o comércio tradicional.
A D. Saudade está há 40 anos na Florista Petúnia, a primeira florista de Coimbra. Começou como funcionária. Aprendeu o ofício com a Odete e a Maria José que foram suas colegas numa fase inicial em que a Petúnia pertencia ao Engenheiro Carreiro. Foram suas patroas quando o Engenheiro Carreiro se desfez da loja. E, quando há 19 anos se quiseram retirar, a D. Saudade ficou com a Petúnia para si.
Conta-nos emocionada que ficar com a Petúnia foi a forma que encontrou para poder apoiar a família. Tinha o pai e o irmão acamados e só um negócio próprio lhe podia dar a liberdade de horários de que tanto precisava para poder cuidar dos seus. Aproveitava as horas de almoço para ir a casa dar-lhes almoço e, muitas vezes, nem almoçava para voltar para a loja.
Uma ginástica difícil amparada pela força do amor.
Hoje a sua rotina é diferente. Começa o dia com um cafezinho no Toledo ou no Nicola. Depois segue para a loja e na hora de almoço aproveita para dar dois dedos de conversa. “Em que loja?” perguntamos nós. “Em qualquer uma”, responde. Tem amigos em toda a Baixa ou não estivesse há 40 anos por ali. Talvez por isso lhe seja tão difícil ver a Baixa e recordar como era nos seus “anos de ouro” em que chegaram a ser quatro a atender na Petúnia.
“Faltam jovens a viver na Baixa. Faltam os consultórios médicos que saíram para outras zonas da cidade. Faltam lojas âncora.” Falta tudo isto que dava outra dinâmica e outra vida à Baixa.
“No fundo a Baixa vive dos comerciantes.”, diz-nos.
Mas mesmo no meio destas dificuldades ainda não está preparada para se retirar. Trabalhar com flores é “um trabalho muito bonito”. A junção das cores e dos diferentes tipos de flores é um trabalho criativo de que gosta muito. Mas não é só disto que a D. Saudade gosta. Estar com o cliente, as conversas que tem com quem lhe entra pela Petúnia são uma das coisas de que mais vai ter saudades. Há pessoas que entram na Petúnia só para conversar porque sabem que ali se encontra muito mais do que flores. Ali encontram afeto.
Terminámos esta agradável conversa a perguntar se já pensou como vai ser quando decidir que está na hora de ir para casa e retirar-se mas a D. Saudade não tem dúvidas… Não quer ser ela a fechar definitivamente as portas daquela que foi a primeira florista de Coimbra.
Fica-nos então a esperança de que quando a D. Saudade quiser deixar o número 13 da Rua Corpo de Deus vai ensinar o ofício a alguém que goste tanto de flores e de conversar como ela.
Rubrica criada pela Empresa de Gestão de Redes Sociais “Nuvideia Comunicação e Imagem”, pertencente a Ana Filipa Fonte e Sara Reis, com o objetivo de recordar os Comerciantes da
Baixa de Coimbra e atrair mais pessoas àquela zona da Cidade e ao Comércio Tradicional e Local.
Instagram: @nuvideia | E-mail: nuvideia@gmail.com
O Teatro do Bigode apresenta o espetáculo “A Flor e o Gnomo”, um musical infantil que promete encantar o público com uma história repleta de emoção, música e fantasia.
Entre cultura, gastronomia, natureza e pequenos prazeres do dia a dia, deixamos-te 30 experiências imperdíveis para fechar 2025 em grande.
Aberta todos os dias das 8h às 21h, a Maria Joana serve pequeno-almoço, brunch, almoço e lanche, com cozinha em funcionamento contínuo.
Depois de Guimarães, Porto e Lisboa, chegou agora à cidade dos estudantes com uma proposta clara: poupar sem abdicar da qualidade.
Há rotinas que são boas o ano inteiro mas que sabem melhor numa ou outra época do ano. E ler, para nós, é um desses casos.
Esta publicação é um dos resultados do projeto PolinizAÇÃO, financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Energia, e surge com o objetivo de inspirar, (…)
A equipa do Café Raízes é composta por quatro amigos unidos neste projeto, incluindo a chef Justine, que veio de Paris para Coimbra e traz uma criatividade ímpar à cozinha do Espaço Raízes.
O concerto faz parte da digressão mundial “STING 3.0”, prometendo uma experiência única à beira-mar, com o pôr do sol como cenário e os maiores clássicos da sua carreira.
O processo de adoção é simples. Envolve uma visita ao canil, aconselhamento técnico e uma breve avaliação de adequação do adotante.
O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) em Coimbra recebe, entre os dias 8 e 11 de outubro de 2025, a 26ª edição da Festa do Cinema Francês,(…)
Coimbra tem agora uma nova proposta de lazer e descoberta para famílias, estudantes e turistas: passear no Mondego a bordo de um barco solar, silencioso, ecológico e 100% português.
Conhecer um restaurante novo, convidar amigos para uma jantarada ou a cara-metade para um date, são ótimas sugestões para fugir à roda viva que são os nossos dias.
Dia 25, às 20h00, o cantor André Sardet leva a sua voz e emoção a este espaço único, num apontamento musical cheio de significado.
Da 3ª edição deste festival destacam-se a agenda de concertos com artistas nacionais e internacionais, jam sessions, conferências sobre “Estudos de Género e Jazz”,(…)
Vão ser três dias em que a cidade terá um Bairro de Ofícios para explorar, locais públicos por descobrir e voltar, havendo ainda a presença de algumas (…)
O TRIBO (re)abriu as portas, este fim de semana, de um dos espaços mais míticos da cidade de Coimbra, encerrado desde 2023: falamos do antigo Café Cartola, localizado no centro da Praça da República.
Lojas Históricas de Coimbra é o nome desta obra documental da autoria de Ana Filipa Fonte e de Sara Reis, as quais, através dos olhares e memórias dos diversos lojistas,(…)
Os visitantes voltam a ter a possibilidade de participar em oficinas de culinária, desta vez dedicadas à confeção de barritas de cereais, de base vegetal (…)
Mais do que um evento cervejeiro, o Brew! Coimbra é hoje um ponto de encontro intergeracional, que combina cerveja, gastronomia, música (…)
Um dos grandes destaques é a forte aposta na programação musical para este arranque de temporada, que inclui vários eventos na Sala Grande, além dos já habituais concertos na Tabacaria.
O fim do verão está a chegar e o CoimbraShopping vai celebrar a rentrée com um evento especial dedicado à arte, cultura e criatividade.
As fotografias expostas refletem quatro grandes eixos temáticos: património natural, paisagens e biodiversidade;
Os bilhetes para as galas internacionais da 29ª edição dos Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra já estão à venda.
Concertos com Ricardo Ribeiro, Selma Uamusse, Jordi Savall, a maestrina Tomomi Nishimoto e outros nomes de destaque da música nacional e internacional
A charmosa aldeia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, volta a ser ponto de encontro entre a criação artística contemporânea e a paisagem inspiradora das Aldeias do Xisto.
Os Mercadinhos da Margem Esquerda são uma iniciativa colaborativa e experimental, que envolve entidades sociais de Coimbra com produções agrícolas próprias.
A exposição pode ser visitada, de quarta-feira, a domingo, das 11h às 19h, com entrada livre.
“Lojas históricas de Coimbra” é o nome desta obra da autoria de Ana Filipa Fonte e Sara Reis, que através dos olhares e memórias (…)
Numa lógica de de aproximação à democracia cultural, Verão a Dois Tempos propõe um festival multidisciplinar de artes, na zona histórica da cidade,
Explore Coimbra no Outono com este roteiro imperdível: aldeias de xisto, castelos, trilhos dourados, jardins e paisagens únicas para viver a estação mais bonita do ano. Descubra tudo aqui!