Voltar para todos os eventos

Exposição Mistura #8


  • Jardim Botânico da UC Portugal (mapa)

O projeto faz parte da programação do festival Linha de Fuga, em Coimbra, e tem a colaboração de Carlota Lagido.

Imersa no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, a exposição Mistura #8 estará no Jardim Botânico até ao dia 31 de dezembro, sendo a entrada gratuita. Resultado de uma oficina-performativa desenvolvida pela artista brasileira Marina Guzzo na edição do Festival Linha de Fuga 2024, o projeto foi registado por Carlota Lagido e transformado nesta exposição que agora será exibida, dentro da programação do Festival Linha de Fuga em 2025.

A oficina-performativa criada e dirigida por Guzzo propôs uma deriva sensível por entre plantas, caminhos e presenças, tendo pessoas de Coimbra como participantes. O espaço torna-se num território de escuta, relação e transformação.

BIO ARTISTAS

Marina Guzzo

Artista e pesquisadora, Marina Guzzo concentra as suas criações na interface do corpo e da paisagem, misturando dança, performance e circo ao tensionar os limites da subjetividade nas cidades e na natureza. Desde 2011, tem como centro de sua pesquisa a crise climática e o papel do artista na produção de imaginários para travessias de um mundo em ruínas no Antropoceno. Trabalha em parcerias com equipamentos de saúde, cultura e assistência social, pensando a arte como ação política que tece uma rede interespecífica complexa de pessoas, instituições, objetos, plantas, animais, fungos e paisagem. Pós-doutora pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP e mestra e doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. É Professora Associada da Unifesp no Campus Baixada Santista, pesquisadora do Laboratório Corpo e Arte no Instituto Saúde e Sociedade.

Carlota Lagido

Nasceu em Lisboa e vive no lugar de Alfafar. É bailarina, coreógrafa, figurinista e artista visual. Estudou Desenho na New York Academy of Arts. Tem pós-graduação em Design de Cena pela ESTC. Estudou dança na Escola Profissional do Ballet Gulbenkian e em Nova Iorque, no Peridance School. Dançou com Meg Stuart, Francisco Camacho e Joana Providência. O seu trabalho como coreógrafa tem características multidisciplinares, onde cruza o desenho e o vídeo com a prática performativa. Dos seus trabalhos destaca -notforgetnotforgive (1999), Monster (Eira,2009), The importance of nothing (Pogo Teatro,TMM, 2012), Ro.Ger (Temps d'Images, MalaVoadora, 2014) 50 Toneladas (Gaivotas6, Temps d'Images, 2015, Dgartes), Jungle Red (Festival DDD, Bons Sons, TDI, Dgartes, GDA, 2018), MINA (GDA, Dgartes, ORG.I:A, Alkantara, Cumplicidades, S.Luiz, 2020, 2021) e Silvestre (o Lugar do Meio/ GDA, Garantir Cultura, 2022). Fundou o Lugar do Meio- associação cultural e ambiental em 2022.

Evento Anterior: 14 de outubro
O comboio de Alta Velocidade chega a Coimbra
Evento Posterior: 14 de outubro
Elementos de Arquitetura Romana