Lojas Históricas de Coimbra: obra sobre comércio tradicional conquista leitores e entra na 2.ª edição

O livro-álbum Lojas Históricas de Coimbra, publicado em junho do ano passado e editado pela Mar da Palavra, alcançou a segunda edição em apenas quatro meses. A obra, que reúne histórias e memórias das lojas mais antigas e emblemáticas da Baixa de Coimbra e da zona da Sé Velha — todas com pelo menos 50 anos de atividade ininterrupta — é da autoria das jovens conimbricenses Ana Filipa Fonte e Sara Reis. Fomos conhecer as autoras e perceber o que as motivou a criar este registo documental e afetivo do comércio tradicional da cidade. Naturais de Coimbra, Ana Filipa Fonte e Sara Reis conheceram-se em 2007, quando ingressaram no curso de Jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pouco adeptas das praxes académicas e com muitas afinidades em comum, rapidamente se tornaram grandes amigas. Ainda durante a licenciatura, e movidas pela vontade partilhada de permanecer em Coimbra após os estudos, começaram a idealizar um projeto conjunto na área da comunicação digital. Foi assim que, em 2013, nasceu a Nuvideia Comunicação & Imagem, uma pequena agência de comunicação digital pensada sobretudo para micro e pequenas empresas.

Ana e Sara partilhavam também uma forte ligação afetiva à Baixa de Coimbra, já que ambas tinham familiares com negócios naquela zona da cidade. Através das redes sociais da Nuvideia, para além da divulgação dos seus serviços, passaram a promover de forma espontânea os negócios mais antigos da Baixa. Desse contacto próximo nasceram amizades e relações profissionais que se mantêm até hoje. Em 2024, surgiu a ideia de escrever um livro que reunisse as histórias destes espaços históricos, com o objetivo de preservar uma parte importante da memória da cidade sobretudo num momento em que muitos destes estabelecimentos estão prestes a encerrar portas. Com o apoio do antigo professor e amigo João Figueira, coordenador da obra, Ana e Sara começaram a concretizar o projeto.

O lançamento do livro, realizado na Feira do Livro de Coimbra de 2025, foi um dos momentos com mais afluência do evento, marcado por muitos sorrisos, partilhas emocionadas e até algumas lágrimas. Como sublinham as autoras, este livro é também o reflexo de uma amizade que nasceu há quase duas décadas. 

A obra reúne mais de três dezenas de lojas com longa tradição em Coimbra, contando histórias de vida, dos fundadores e dos atuais proprietários, ao mesmo tempo que retrata a transformação social e cultural da cidade ao longo do século XX e início do século XXI. Com fotografia de Filipe Montes, o livro inclui imagens das fachadas e retratos dos comerciantes, oferecendo um olhar visual e humano sobre a cidade e os negócios que resistem às profundas mudanças económicas e urbanas.

As lojas retratadas abrangem várias áreas, desde barbearias e ourivesarias a casas de restauração, floristas, pronto-a-vestir e sapatarias. Para as autoras, as histórias reunidas revelam trajetórias inspiradoras de comerciantes que “cresceram a pulso” e contribuíram de forma decisiva para a identidade de Coimbra.

A primeira edição esgotada em tão pouco tempo confirma que continua a existir interesse pela memória cultural e comercial da cidade, despertando nas autoras a vontade de avançar para futuras edições, eventualmente com critérios de seleção mais alargados. Resta agora esperar para ver o que se seguirá.

Pontos de Venda:

  • Bertrand Online e WOOK

  • Através da página Nuvideia, diretamente com as autoras

  • Em vários pontos da Baixa: Loja das Meias Coimbra; Loja do Pátio; Estúdios Diorama; Barbearia Comercial; Chapelaria Bragas; Casa Santa Isabel; Pastelaria Penta. 

  • Livraria Lápis de Memórias (Bairro Norton de Matos)

  • Com Certeza uma Casa Portuguesa (Quinta da Portela)

COIMBRAEXPLOREComentário