Os Incêndios na Zona Mediterrânica e o Mecanismo Europeu de Proteção Civil - NAPEEC
De facto, a zona mediterrânica é conhecida pelo seu elevado risco de incêndios durante a época do verão, existindo planos de contingência e de intervenção que são colocados em prática sempre que necessário. Neste sentido, todos os anos Portugal depara-se com a ameaça dos incêndios, sendo que algumas das regiões dos país são mais afetadas do que outras. No entanto, esta situação não elimina a forma como isso afeta Portugal e os seus habitantes.
A vaga de temperaturas severas aliada à seca que afetou, durante o início do ano, vários países europeus, tais como Portugal, Espanha e Itália, tornou o ano de 2022 ainda mais devastador do que o ano anterior, com uma área ardida de 8,600 km² comparada com 5,500 km² em todo o território europeu. Em Portugal, pelo fim do mês de setembro, a área ardida correspondia a cerca de 110 mil hectares, sendo este valor mais do que o quádruplo da área ardida em 2021. Neste sentido, em diversos momentos os bombeiros portugueses encontraram dificuldades em combater e extinguir os incêndios, face à a seca extrema e ao vento. Por sua vez, a situação em Espanha não se mostrou melhor, tendo o ano de 2022 sido o pior ano ao nível de incêndios, com uma área ardida de quase 310 mil hectares, representando este país a maior área ardida de toda a Europa. Também em Itália a história não foi muito diferente, uma vez que desde 2006 não existiam tantos incêndios.
Para além disto, não foi só o território terrestre que foi afetado. Assim, diversas zonas do mar Mediterrâneo e dos respetivos ecossistemas marinhos, como peixes e corais, foram severamente lesados pelo calor gerado pelas chamas, que por sua vez fez com que aumentasse a temperatura das águas.
Assim, segundo um estudo realizado pelo Banco Mundial e pela Comissão Europeia, os danos infligidos pelos intensos incêndios florestais custaram cerca de 2 mil milhões de euros à União Europeia. Posto isto, e conscientes da fragilidade financeira do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, todos os Estados-membros concordaram em reforçar urgentemente os meios e serviços disponíveis ligados ao mesmo. Ademais, Portugal foi um dos países a pedir esse reforço, depois do mesmo mecanismo se ter mostrado ineficaz em diversas ocasiões, uma vez que não conseguiu responder a todos os pedidos de assistência dos países europeus afetados.
Em suma, esta situação veio demonstrar, mais uma vez, que a União Europeia e os respetivos Estados-membros não estão preparados para cenários inimagináveis como estes, sendo necessário que se desenvolva no imediato a criação de sistemas de respostas eficazes ao combate aos incêndios que todos os anos assolam o território europeu.
Maria Carvalho, NAPEEC
Promovida pelo Município de Coimbra e concebida pela Associação Cultural Grande Coisa, esta iniciativa integra a renovação conceptual e programática da Casa da Escrita, reforçando-a como espaço vivo de criação, encontro e pensamento.
O Mercadinho da Margem Esquerda regressa dia 14 de dezembro, das 10h00 às 17h00 à Alameda do UC Exploratório, com entrada livre.
O UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra prossegue o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks, esta quarta-feira, 19 de novembro, às 18h00.
A Aldeia Natal regressa ao Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, trazendo magia, tradição e atividades para toda a família.
Mais de 110 filmes na programação da 31.ª edição do Festival Caminhos.
Descobre o “Cola, Papel, Tesoura”, o novo atelier online de colagens para adultos, guiado pela ilustradora Margarida Sampaio.
Por exemplo, em edições passadas, o Teatrão acolheu espetáculos na antecâmara da Sala de Ensaios, na Carpintaria, na Sala de Figurinos, na Sala do Arquivo ou na Escadaria para a Régie.
André Jorge, médico neurologista, é o convidado da sessão que, este sábado, 27 de setembro de 2025, às 18h00, dá continuidade ao ciclo Conversar é o melhor Remédio,
As icónicas Caixas Mistério da Blind Shot estão de volta e trazem a curiosidade e a adrenalina das encomendas perdidas ao Piso 0 do Alma Shopping, de 26 a 28 de setembro.
Ricardo Brandão é médico veterinário desde 2002, com formação em Biologia da Conservação. Desde 2009, é coordenador e médico veterinário do CERVAS,
O Largo da Sé Velha volta a ser ponto de encontro da Feira de Artesanato Urbano, no próximo sábado, 13 de setembro, entre as 9h00 e as 19h00.
A entrada é livre e o convite estende-se a toda a família — dos mais pequenos aos mais graúdos.
Este ano, o festival assume dois propósitos centrais: assinalar o centenário de nascimento de Carlos Paredes, mestre da guitarra portuguesa, e homenagear o Maestro Virgílio Caseiro,(…)
Além de concertos, o Festival apresenta uma vasta programação complementar, que acontecem em vários espaços da cidade(…)
O TUMO Coimbra foi o primeiro centro de tecnologias criativas do país e está agora na época das renovações de inscrição dos atuais TUMOnautas
A Ceia Medieval, que marca o início da Feira Medieval de Coimbra, realiza-se no próximo dia 18 de julho, nos claustros da Sé Velha.
Dia 19 de Abril pelas 21h, em conjunto com a Casa das Artes Bissaya Barreto, o Palco RUC traz mais um warm-up como preparação para o que aí vem na edição deste ano.
É já nos dias 18 e 19 de abril que o CoimbraShopping vai receber este programa especial.
Hotel sugere um almoço buffet no restaurante Pedro & Inês no Domingo de Páscoa, bem como sugestões especiais para sábado
No próximo dia 13 de abril, das 12h às 20h, o Mercado do Calhabé transforma-se num grande palco cultural para receber o Forró Coimbra Fest.
Durante a temporada em que o “Kukumobil” permanecerá no Terreiro da Erva, o público terá, assim, oportunidade de participar em oficinas e cursos temáticos,(…)
De 15 a 24 de julho o anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, nos jardins da Quinta das Lágrimas volta a ser o espaço de excelência do Festival.
Do encontro com o pianista João Paulo Esteves da Silva no álbum “Respeitosa Mente”, de 2019, nasce a inspiração para este concerto com a Orquestra Jazz de Matosinhos.
“A Matança do Porco do Pai” tem uma duração aproximada de 100 minutos e está indicado para maiores de 16 anos. Os bilhetes estão disponíveis na OMT, postos Ticketline ou online
Em março, destaque absoluto da programação JACC/Salão Brazil para o Bill Frisell Trio, com Thomas Morgan e Rudy Royston.
A Ciência não vai de Férias... de Carnaval! E a nossa fórmula para as melhores férias volta a ter dois magníficos espaços à escolha: o UC Exploratório ou o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra!
usof e asio otus, artistas do coletivo que promove eventos regulares de música ambient em Lisboa, juntam-se desta vez para tocar em formato híbrido.
A entrada no espetáculo “Fernando Rolim – As ondas de um mar sem fim: Oito décadas de dedicação ao Fado e à Canção de Coimbra” é gratuita e os bilhetes poderão ser levantados
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.
Entre apresentações de novas obras, oficinas para os mais novos e a festa de Natal dos Taleguinho, o TCSB volta a afirmar-se como um dos polos culturais mais dinâmicos da cidade.