Os Incêndios na Zona Mediterrânica e o Mecanismo Europeu de Proteção Civil - NAPEEC
De facto, a zona mediterrânica é conhecida pelo seu elevado risco de incêndios durante a época do verão, existindo planos de contingência e de intervenção que são colocados em prática sempre que necessário. Neste sentido, todos os anos Portugal depara-se com a ameaça dos incêndios, sendo que algumas das regiões dos país são mais afetadas do que outras. No entanto, esta situação não elimina a forma como isso afeta Portugal e os seus habitantes.
A vaga de temperaturas severas aliada à seca que afetou, durante o início do ano, vários países europeus, tais como Portugal, Espanha e Itália, tornou o ano de 2022 ainda mais devastador do que o ano anterior, com uma área ardida de 8,600 km² comparada com 5,500 km² em todo o território europeu. Em Portugal, pelo fim do mês de setembro, a área ardida correspondia a cerca de 110 mil hectares, sendo este valor mais do que o quádruplo da área ardida em 2021. Neste sentido, em diversos momentos os bombeiros portugueses encontraram dificuldades em combater e extinguir os incêndios, face à a seca extrema e ao vento. Por sua vez, a situação em Espanha não se mostrou melhor, tendo o ano de 2022 sido o pior ano ao nível de incêndios, com uma área ardida de quase 310 mil hectares, representando este país a maior área ardida de toda a Europa. Também em Itália a história não foi muito diferente, uma vez que desde 2006 não existiam tantos incêndios.
Para além disto, não foi só o território terrestre que foi afetado. Assim, diversas zonas do mar Mediterrâneo e dos respetivos ecossistemas marinhos, como peixes e corais, foram severamente lesados pelo calor gerado pelas chamas, que por sua vez fez com que aumentasse a temperatura das águas.
Assim, segundo um estudo realizado pelo Banco Mundial e pela Comissão Europeia, os danos infligidos pelos intensos incêndios florestais custaram cerca de 2 mil milhões de euros à União Europeia. Posto isto, e conscientes da fragilidade financeira do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, todos os Estados-membros concordaram em reforçar urgentemente os meios e serviços disponíveis ligados ao mesmo. Ademais, Portugal foi um dos países a pedir esse reforço, depois do mesmo mecanismo se ter mostrado ineficaz em diversas ocasiões, uma vez que não conseguiu responder a todos os pedidos de assistência dos países europeus afetados.
Em suma, esta situação veio demonstrar, mais uma vez, que a União Europeia e os respetivos Estados-membros não estão preparados para cenários inimagináveis como estes, sendo necessário que se desenvolva no imediato a criação de sistemas de respostas eficazes ao combate aos incêndios que todos os anos assolam o território europeu.
Maria Carvalho, NAPEEC
Museu Municipal de Coimbra apresenta em fevereiro programa de mediação cultural com destaque para Túlia Saldanha e Carlos Paredes
Mostra coletiva dedicada à criação artística no feminino estará patente de 7 de fevereiro a 31 de março
O programa começa com a habitual caminhada de identificação e recolha de diferentes espécies, com o acompanhamento técnico do especialista João Gama, seguindo-se momentos de degustação de cogumelos e produtos endógenos.
Entre apresentações de novas obras, oficinas para os mais novos e a festa de Natal dos Taleguinho, o TCSB volta a afirmar-se como um dos polos culturais mais dinâmicos da cidade.
Promovida pelo Município de Coimbra e concebida pela Associação Cultural Grande Coisa, esta iniciativa integra a renovação conceptual e programática da Casa da Escrita, reforçando-a como espaço vivo de criação, encontro e pensamento.
O Mercadinho da Margem Esquerda regressa dia 14 de dezembro, das 10h00 às 17h00 à Alameda do UC Exploratório, com entrada livre.
O UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra prossegue o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks, esta quarta-feira, 19 de novembro, às 18h00.
A Aldeia Natal regressa ao Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, trazendo magia, tradição e atividades para toda a família.
Mais de 110 filmes na programação da 31.ª edição do Festival Caminhos.
Descobre o “Cola, Papel, Tesoura”, o novo atelier online de colagens para adultos, guiado pela ilustradora Margarida Sampaio.
Por exemplo, em edições passadas, o Teatrão acolheu espetáculos na antecâmara da Sala de Ensaios, na Carpintaria, na Sala de Figurinos, na Sala do Arquivo ou na Escadaria para a Régie.
André Jorge, médico neurologista, é o convidado da sessão que, este sábado, 27 de setembro de 2025, às 18h00, dá continuidade ao ciclo Conversar é o melhor Remédio,
As icónicas Caixas Mistério da Blind Shot estão de volta e trazem a curiosidade e a adrenalina das encomendas perdidas ao Piso 0 do Alma Shopping, de 26 a 28 de setembro.
Ricardo Brandão é médico veterinário desde 2002, com formação em Biologia da Conservação. Desde 2009, é coordenador e médico veterinário do CERVAS,
O Largo da Sé Velha volta a ser ponto de encontro da Feira de Artesanato Urbano, no próximo sábado, 13 de setembro, entre as 9h00 e as 19h00.
A entrada é livre e o convite estende-se a toda a família — dos mais pequenos aos mais graúdos.
Este ano, o festival assume dois propósitos centrais: assinalar o centenário de nascimento de Carlos Paredes, mestre da guitarra portuguesa, e homenagear o Maestro Virgílio Caseiro,(…)
Além de concertos, o Festival apresenta uma vasta programação complementar, que acontecem em vários espaços da cidade(…)
O TUMO Coimbra foi o primeiro centro de tecnologias criativas do país e está agora na época das renovações de inscrição dos atuais TUMOnautas
A Ceia Medieval, que marca o início da Feira Medieval de Coimbra, realiza-se no próximo dia 18 de julho, nos claustros da Sé Velha.
Dia 19 de Abril pelas 21h, em conjunto com a Casa das Artes Bissaya Barreto, o Palco RUC traz mais um warm-up como preparação para o que aí vem na edição deste ano.
É já nos dias 18 e 19 de abril que o CoimbraShopping vai receber este programa especial.
Hotel sugere um almoço buffet no restaurante Pedro & Inês no Domingo de Páscoa, bem como sugestões especiais para sábado
No próximo dia 13 de abril, das 12h às 20h, o Mercado do Calhabé transforma-se num grande palco cultural para receber o Forró Coimbra Fest.
Durante a temporada em que o “Kukumobil” permanecerá no Terreiro da Erva, o público terá, assim, oportunidade de participar em oficinas e cursos temáticos,(…)
De 15 a 24 de julho o anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, nos jardins da Quinta das Lágrimas volta a ser o espaço de excelência do Festival.
Do encontro com o pianista João Paulo Esteves da Silva no álbum “Respeitosa Mente”, de 2019, nasce a inspiração para este concerto com a Orquestra Jazz de Matosinhos.
“A Matança do Porco do Pai” tem uma duração aproximada de 100 minutos e está indicado para maiores de 16 anos. Os bilhetes estão disponíveis na OMT, postos Ticketline ou online
Em março, destaque absoluto da programação JACC/Salão Brazil para o Bill Frisell Trio, com Thomas Morgan e Rudy Royston.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial de Ler em Voz Alta, no dia 3 de fevereiro, às 18h30, a Biblioteca Municipal de Coimbra recebe o Coro da Esquina, coro de Leitura em Voz Alta, para um ensaio aberto ao público.