“Eu vou sair”: nove apresentações de nove minutos para nove pessoas na Oficina Municipal do Teatro

Esta quinta-feira, dia 16 de outubro, vai ser apresentada na Oficina Municipal do Teatro (OMT) “Eu vou sair”, a nova performance no âmbito da quinta edição da residência NOVe – NOVos Tempos NOVas Dramaturgias. Ao longo de nove minutos, ficamos a conhecer um jovem, filho de um político, que é impedido pelo pai de sair de casa para ir ter com a sua namorada. Surpreendido e, por não reconhecer a legitimidade do pai para esta ação, questiona-o sobre as suas ações atuais enquanto político e o mundo que está a construir, ou melhor, destruir. O filho, desanimado, sem referências, farto da vida boémia que levava e querendo mudar, acaba por descobrir no seu pai um homem solitário, que ainda tem a esperança num mundo melhor e que precisa também de alguém que o estimule a mudar. Para a alegria do filho, o pai demonstra-lhe que, tal como o último pode ser a referência para o primeiro, o pai também pode mudar pelas ações do filho.

 

Apesar da curta duração, a performance e o texto encerram uma poderosa reflexão sobre a eterna tensão entre gerações. O que pode um filho dizer a um pai? O que pode um pai aprender com um filho? É sobre esta questão que se debruça o texto de Pedro Sequeira e que Joel Kabanga, intérprete santomense que tem estado a trabalhar ao longo de nove dias na OMT.

 

Esta iniciativa parte de uma parceria entre a CEM Palcos (de Viseu) e o Teatrão. Os trabalhos para as apresentações que decorrem na quinta-feira iniciaram-se já no passado dia 8 de outubro. Cada edição de NOVe abarca um ciclo de nove residências artísticas que propõe sempre um modus operandi muito particular: são residências que se desenvolvem ao longo de nove dias, e que culminam em nove apresentações de nove minutos para nove pessoas.

 

A premissa é simples: um escritor e um criador-intérprete encontram-se num casamento artístico “às cegas”, com o objetivo de criar curtas performativas. NOVe assume-se como um espaço “laboratorial”, onde se explora o conceito do micro-espetáculo e do cruzamento de disciplinas artísticas. Intimista por natureza, procura reinventar a relação entre intérprete e espectador, assim como criar experiências performativas imersivas, desafiantes e insólitas. Por esta mesma razão, até à data da apresentação, não se saberá em que sítio estas performances vão decorrer, podendo ter lugar em qualquer parte da OMT. Por exemplo, em edições passadas, o Teatrão acolheu espetáculos na antecâmara da Sala de Ensaios, na Carpintaria, na Sala de Figurinos, na Sala do Arquivo ou na Escadaria para a Régie.

 

As sessões decorrem às 15h09, 15h29, 15h49, 18h09, 18h29, 18h49, 21h09, 21h29 e 21h49. As entradas têm um preço geral de 3€, havendo um desconto de 1,5€ para estudantes de teatro (ensino básico, secundário e superior) e alunos das Classes do Teatrão. Os bilhetes estão disponíveis para compra na OMT, postos Ticketline ou através de tinyurl.com/EuVouSairNOVE

Fotografias de edições passadas da residência NOVe e o cartaz desta apresentação, da autoria de Luís Belo

COIMBRAEXPLOREComentário