A ciência invisível que move o universo: Alberto Blanco explora os detetores de partículas no Pontos nos iii

O UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra prossegue o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks, esta quarta-feira, 19 de novembro, às 18h00. Alberto Blanco, físico e investigador no LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Coimbra, é o convidado desta sessão, em que apresentará o tema Caçadores de partículas: uma aventura tecnológica. A entrada é livre e não necessita de inscrição prévia.

Na sessão Pontos nos iii - Science Beer Talks de novembro, o físico Alberto Blanco convida o público a uma viagem pela ciência e pela tecnologia por trás da busca das partículas elementares – os blocos fundamentais do universo. Desde as primeiras descobertas das partículas elementares até às gigantescas máquinas do CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear), a intenção é explorar o papel central dos detetores de partículas – instrumentos extraordinários que permitem “ver” o mundo subatómico e compreender a estrutura fundamental da matéria.

O investigador destacará também o contributo do LIP e da investigação desenvolvida em Portugal no desenho e construção destes detetores, mostrando como a física de partículas é, ao mesmo tempo, uma aventura humana, tecnológica e científica que continua a expandir os limites do nosso conhecimento.

Alberto Blanco é físico experimental no LIP-Coimbra, onde lidera o grupo de detectores RPC (Resistive Plate Chambers) e integra atualmente a Direção Nacional do LIP. A sua carreira centra-se no desenvolvimento de instrumentação para física de partículas, aplicações médicas e soluções tecnológicas para a indústria, com especial foco em tecnologias de tempo de voo (TOF) e imagem por emissão de positrões (PET).

Licenciado e doutorado em Física pela Universidade de Santiago de Compostela, apresentou em 2012 a tese A small animal PET prototype with sub-millimetre spatial resolution based on tRPCs, que deu origem ao primeiro protótipo mundial de PET baseado em tecnologia RPC. Desde então, tem participado em grandes colaborações internacionais – SHiP, HADES, e SND@LHC – contribuindo para o avanço de detectores de alta precisão e sistemas robustos e autónomos.

Autor de mais de 250 publicações científicas, Alberto Blanco participou em mais de 30 projetos de investigação, sendo investigador principal ou corresponsável em nove. A sua atividade combina inovação tecnológica, colaboração internacional e aplicações práticas da física de partículas em diferentes domínios da sociedade.

COIMBRAEXPLOREComentário