Portugal dos Pequenitos transforma-se em Aldeia Natal: um destino mágico para famílias em Coimbra
“Fábrica do Riso” é destaque da programação ao levar mensagens de esperança a crianças hospitalizadas
De 29 de novembro a 6 de janeiro, o espírito natalício invade o Portugal dos Pequenitos com a “Aldeia Natal”. Todo o Parque estará decorado de acordo com a época festiva, com a zona das casas regionais, a “Fábrica do Riso” e a Árvore Gigante de KitKat a assumiremse como o coração da experiência.
A sessão de abertura da Aldeia Natal inclui a ligação oficial das luzes, marcada para as 17h15 do dia 29 de novembro, num momento simbólico que dá início à programação natalícia.
A “Fábrica do Riso” é um estúdio instalado no Castelo de Guimarães, onde os visitantes são convidados a gravar mensagens de afeto e esperança que, mais tarde, são entregues às diversas alas pediátricas de hospitais de todo o país.
No interior das casinhas tradicionais acontece o Mercadinho de Natal, com produtos típicos e gastronomia da época, disponível todos os dias, com maior dinamismo ao fim de semana.
A Árvore Gigante de KitKat’s, decorada com milhares de chocolates, é um dos pontos altos da Aldeia Natal, uma estrutura única em Portugal.
Também no Castelo de Guimarães acontecem, nos dias 29 de novembro, 1, 6, 7, 8 e 21 de dezembro, às 11h00 e 15h30, espetáculos de Natal com Rodolfo Castro, conhecido como “O Pior Contador de Histórias do Mundo”.
A “Casinha das Histórias”, situada no Espaço Alentejo, apresenta diariamente sessões gravadas do Rodolfo Castro, às 11h, 12h, 14h, 15h, 16h,17h e 18h, permitindo aos visitantes que não assistam ao vivo disfrutar das histórias e aventuras.
No Mosteiro de Alcobaça, a Oficina dos Doces convida crianças e famílias a pôr mãos na massa e fazer bolachas de Natal de diversos sabores.
Durante todo o período, o Pai Natal está na Biblioteca da Universidade de Coimbra, onde recebe os mais pequenos para conversar, tirar fotografias e partilhar desejos na “Biblioteca do Pai Natal” e também percorre a “Aldeia Natal”, espalhando magia e alegria.
A decoração natalícia estende-se a todo o Parque, incluindo cerca de 2000 pingentes pintados por alunos do 1.º ciclo, reforçando o envolvimento das escolas e a dimensão comunitária do projeto.
Para Nuno Gonçalves, diretor do Portugal dos Pequenitos, “a “Aldeia Natal” está pensada para que as famílias vivam a magia do Natal num ambiente único, cheio de tradição, alegria e partilha. Queremos que cada canto do parque desperte o encantamento e espírito solidário de todos os visitantes”. Realça ainda que “entre as várias atividades, a Fábrica do Riso tem um significado muito especial: é um modo especial de levar sorrisos e mensagens de esperança às crianças que, infelizmente, nesta altura do ano, estão internadas em hospitais por todo o país, mostrando que o verdadeiro Natal acontece quando conseguimos espalhar alegria para além das nossas portas”.
A “Oficina de Doces” tem um custo adicional de 3€ e lotação limitada e funciona das 11h às 18h30. Todas as restantes atividades estão incluídas no bilhete de entrada, disponível para compra no local ou online.
Durante o período da Aldeia Natal, o Parque está aberto mais duas horas, das 10h às 19h, para que todos possam usufruir das luzes e do ambiente natalício.
Livro “Lojas Históricas de Coimbra” chega à segunda edição em quatro meses. Descubra as autoras e as histórias do comércio tradicional da cidade.
A digressão arranca a 28 de outubro no National Stadium de Dublin e segue para Portugal, com concertos em Lisboa no Coliseu dos Recreios a 30 de outubro, em Coimbra no Convento São Francisco a 31 de outubro e no Coliseu do Porto a 01 de novembro.
O RAMPA.3 integra a programação do “Abril Dança Coimbra” e será dirigido pelo bailarino e coreógrafo Benvindo Fonseca.
De feiras e mercados natalícios a espetáculos, concertos e atividades ao ar livre, não faltam opções para viver momentos inesquecíveis em família.
A incrível proposta cinematográfica de Lois Patiño desvela-nos um mundo dentro de um mundo. Uma ilha cercada por oceano, um oceano cercado por continentes.
Paralelamente, decorrerá uma sessão organizada pela CPLP MaB, às 08h30 (01h30 de Portugal), intitulada “Perspetivas e Agenda Comum na Promoção da Década
Qualquer pessoa acima dos 6 anos de idade, independentemente da experiência prévia que possa, ou não, ter, pode integrar o projeto de formação em teatro do Teatrão.
Embora ainda falte algum tempo para 2026, começam já a surgir os primeiros destaques culturais que vão marcar o ano em Coimbra.
A primavera e a dança prometem animar o mês de abril em Coimbra. A abertura do festival acontece na manhã do dia 1 de abril, no TAGV, com “Um Ponto que Dança”, de Sara Anjo.
A artista actua no CineTeatro Messias na Mealhada no âmbito do São Valentim
O restaurante Bixos, localizado no coração de Coimbra, convida a experimentar uma noite única no dia 14 de Fevereiro. O evento temático, combina gastronomia, música e romance.
Os hóspedes podem enriquecer a sua estadia com experiências únicas que irão criar memórias num local repleto de história.
Chama-se “Dino On the Road”, a exposição que vai marcar de forma indelével o Jardim Municipal da Mealhada e todas as atividades de Natal.
De 15 de novembro a 2 de janeiro 2025, a Magic Land está de regresso à cidade de Coimbra, com muita animação de Natal.
Os melhores mercados de Natal da cidade de Coimbra agendados para o mês de dezembro estão aqui.
O Natal é tempo de magia. Tempo de conhecer a terra de onde vêm todos os presentes.
Durante 59 dias, o Natal 2024 é em Coimbra. De 9 de novembro a 6 de janeiro, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra oferece uma ampla programação alusiva à época festiva
Objetivos: aprender as origens e técnicas do origami e do kirigami; desenvolver a coordenação motora e a concentração; criar diversas figuras de origami e kirigami.
Este ano, em que se celebram os 45 anos do SNS, sobe ao palco do Convento São Francisco a Cantata de Natal "O Pássaro Azul”
As diferentes sonoridades e os diferentes episódios do nascimento do menino Jesus, fazem deste concerto uma viagem (…)
O Concerto de Natal da OCC tem direção do maestro Diogo Costa e conta ainda com a participação dos coros Coimbra Vocal, (…)
Até 22 de março, estão disponíveis os novos kits didáticos da exposição, pensados para utilização em contexto escolar, em ATL ou em família.