O Livro de Pantagruel em cena a 16 de setembro no Convento São Francisco

Foto: Pedro Macedo
O Livro de Pantagruel sobe ao palco do grande auditório do Convento São Francisco (CSF) no próximo dia 16 de setembro, pelas 21h30. Um espetáculo do dramaturgo e encenador Ricardo Neves-Neves e do pianista e compositor Filipe Raposo, levado à cena pelo Teatro do Elétrico, que nos apresenta um universo de fantasia, cheio de delírios e extravagâncias, de humor negro e de muitas outras tonalidades. Os bilhetes para o espetáculo estão disponíveis na BOL e nos locais habituais. Este espetáculo tem um desconto de 40% para quem é portador do Cartão Amigo do CSF.
Depois de Banda Sonora e A Reconquista de Olivenza, o dramaturgo e encenador Ricardo Neves-Neves e o pianista e compositor Filipe Raposo voltam a encontrar-se e a juntar-se à Orquestra Metropolitana de Lisboa em O Livro de Pantagruel. Uma vez mais, criam um universo de fantasia, cheio de delírios e extravagâncias, de humor negro e de muitas outras tonalidades. A peça conta com a interpretação de Andreia Valles, António Ignês, Célia Teixeira, Diogo Fernandes, Eliana Lima, Inês Cotrim, Juliana Campos, Rafael Gomes, Rita Carolina Siva, Ruben Madureira, Sandra Faleiro e Sissi Martin.
Diz a sinopse que O Livro de Pantagruel “é sobre canibalismo, literal ou nem por isso. É sobre a manipulação do corpo humano e a manipulação do outro. É sobre vingança e sobre amor, por mais cruel que ele possa ser. Não falta traição a este enredo, mas também há bastante romantismo”. Nesta peça, inspirada em histórias “como as de Gargântua e Pantagruel, Hansel e Gretel, Sweeney Todd, Drácula, Frankenstein e tantos outros, a cena enche-se de pequenos e grandes monstros tão divertidos como assustadores: uma Pantagruel de saltos altos, baton vermelho e cabelo armado, um jovem Nosferatu em estágio profissional, um Hansel rockabilly e uma Gretel pronta para jogos de sobrevivência, dois fetos de gémeos com memórias de vidas passadas na Euribor. Pelo caminho, dão-se receitas para a confeção de marujos e moralistas em princípio de carreira, de punhos de sindicalista, de ervilhas com olhos escalfados e de outras iguarias canibais que tais. É tempo de devoração e degustação, deglutição e digestão. A refeição está servida, bom apetite”.
O espetáculo vai contar, ainda, com um ensemble protagonizado por Clarisse Gomes (Flauta), Salvador Parola (Oboé), Ruben Jacinto (Clarinete), Daniel Faria (Fagote), Filipe Coelho (Trompete), Ricardo Alves e Luís Mota (Trompas), Sara Llano e Sofia Grilo (Violinos), Ricardo Mateus (Viola), Daniela Brito (Violoncelo), Romeu Santos (Contrabaixo), Fátima Juvandes e David Pereira (Percussão), sob direção musical de Rui Pinheiro.
Este espetáculo conta com um desconto de 40% sobre o preço do bilhetes para quem for Cartão Amigo CSF. Para as cadeiras de orquestra e 1.ª plateia, o bilhete custa 20 euros, sendo de 18 euros para estudantes, pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, grupos de 10 ou mais pessoas, desempregados e profissionais de artes performativas e de música. Para a 2ª plateia e balcão, o bilhete custa 18 euros, sendo de 16 para estudantes, idade igual ou superior a 65 anos e grupos de 10 ou mais pessoas, desempregados e profissionais de artes performativas e de música.
Para mais informações ou para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, contactar a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente, entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone 239 857 191 ou do mail bilheteira@coimbraconvento.pt. Os bilhetes podem ser, ainda, adquiridos na BOL, através do link https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/128051-o_livro_de_pantagruel-convento_sao_francisco/.
Os visitantes voltam a ter a possibilidade de participar em oficinas de culinária, desta vez dedicadas à confeção de barritas de cereais, de base vegetal (…)
Mais do que um evento cervejeiro, o Brew! Coimbra é hoje um ponto de encontro intergeracional, que combina cerveja, gastronomia, música (…)
Um dos grandes destaques é a forte aposta na programação musical para este arranque de temporada, que inclui vários eventos na Sala Grande, além dos já habituais concertos na Tabacaria.
O fim do verão está a chegar e o CoimbraShopping vai celebrar a rentrée com um evento especial dedicado à arte, cultura e criatividade.
As fotografias expostas refletem quatro grandes eixos temáticos: património natural, paisagens e biodiversidade;
Os bilhetes para as galas internacionais da 29ª edição dos Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra já estão à venda.
Concertos com Ricardo Ribeiro, Selma Uamusse, Jordi Savall, a maestrina Tomomi Nishimoto e outros nomes de destaque da música nacional e internacional
A charmosa aldeia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, volta a ser ponto de encontro entre a criação artística contemporânea e a paisagem inspiradora das Aldeias do Xisto.
Os Mercadinhos da Margem Esquerda são uma iniciativa colaborativa e experimental, que envolve entidades sociais de Coimbra com produções agrícolas próprias.
A exposição pode ser visitada, de quarta-feira, a domingo, das 11h às 19h, com entrada livre.
“Lojas históricas de Coimbra” é o nome desta obra da autoria de Ana Filipa Fonte e Sara Reis, que através dos olhares e memórias (…)
Numa lógica de de aproximação à democracia cultural, Verão a Dois Tempos propõe um festival multidisciplinar de artes, na zona histórica da cidade,
Como complemento à exposição, no dia 17 de junho, entre as 14h30 e as 16h00, haverá uma sessão de informação com o tema “Tráfico de Seres Humanos: conhecer e agir”, aberta ao público.
Entre os dias 2 e 4 de junho, o festival assume um foco especial no cinema, com sessões no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e no Auditório Salgado Zenha.
Ao longo de onze horas consecutivas, entre as 15h e as 02h da madrugada, o festival irá distribuir momentos únicos de convivência, arte e descoberta, com atividades pensadas para todos os públicos.
O Projecto 278 será ainda acompanhado pelo multipremiado realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas …
Realizam-se todos os segundos domingos de cada mês, pelo que a próxima edição irá acontecer a 11 de maio, das 10h00 às 18h00, na Alameda do UC Exploratório.
A Feira de Artesanato e Gastronomia 2025, que se realiza de 7 a 15 de junho, apresenta nove dias de música com o palco principal a combinar bandas locais com artistas nacionais e internacionais
A digressão inclui várias datas em Portugal, com concertos agendados para Braga, 25 de outubro, Porto, 30 de outubro, Coimbra, 31 de outubro, e Lisboa, 01 de dezembro.
No domingo, 4 de maio, a Quinta das Lágrimas assinala o Dia da Mãe com um almoço especial no restaurante Pedro & Inês, em Coimbra.
A 13 de maio, a Blue House assinala um marco simbólico: a realização da 200.ª sessão do Café Curto.
O rapper sobe ao palco no dia 30 de maio para um espetáculo que promete ser inesquecível.
O programa proporciona visitas guiadas, orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas, de acesso gratuito, e com duração média de 30 minutos.
Fica o convite para que todos possam conhecer algumas das imagens mais impactantes recolhidas pelo Hubble e testemunhar a história espacial(…)
O evento contará com duas modalidades – uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km – com partida e chegada na Praça da Canção, em Coimbra.
De acordo com o Município de Penacova, "a exposição promete ser um dos pontos altos da programação cultural nacional de 2025, proporcionando um
O projeto Tipos de Coimbra, dedicado à salvaguarda, resgate e preservação de letreiros publicitários com valor histórico e relevância para a memória coletiva da cidade,
Este festival não é apenas sobre sentir-se bem; também apoia uma causa solidária.
É nesta multiplicidade de movimentos e intérpretes que a primavera e a dança chegam a Coimbra, com propostas entre o experimental e o mainstream, com projetos de comunidade ou de inclusão.
Lojas Históricas de Coimbra é o nome desta obra documental da autoria de Ana Filipa Fonte e de Sara Reis, as quais, através dos olhares e memórias dos diversos lojistas,(…)