Natal Serrano: Saúl, Santamaria, Marotos da Concertina e Vizinhos são destaques do programa
O programa do Natal Serrano está completo e a magia da época regressa a Pampilhosa da Serra de 11 a 21 de dezembro, num evento que resgata a autenticidade das tradições serranas e convida a viver a quadra natalícia com o aconchego de outros tempos.
No Largo das Festas, palco central da animação, vão ouvir-se conceituados nomes da música popular como Saúl (12 de dezembro), Santamaria (13 de dezembro), Marotos da Concertina (19 de dezembro) e Vizinhos (20 de dezembro). Bandas, artistas locais, ranchos folclóricos e animação itinerante completam um cartaz vibrante, marcado pelas concertinas, desgarradas e cantares tão típicos do espírito serrano. No dia 14, o programa Domingão da SIC vai ser transmitido a partir do evento, sendo que os conhecidos apresentadores da estação televisiva prometem explorar e desfrutar de todas as singularidades do mais genuíno Natal do país, com muita diversão e música à mistura.
A celebração volta a transformar o Mercado Municipal de Pampilhosa da Serra numa verdadeira “máquina do tempo”. O chão forrado a mato, as vestes típicas, as decorações rústicas e a hospitalidade das gentes da serra criam um ambiente que “sabe a casa” e resiste ao consumismo, privilegiando o espírito familiar, o convívio, a amizade e a tradição.
O Festival da Filhó Espichada, com a participação das oito freguesias do concelho, volta a ser uma das iniciativas mais aguardadas, celebrando uma iguaria única da região, confecionada com ternura, saber e muita alegria. Já nas tasquinhas e no cantinho da merenda, o conforto está à mesa, com petiscos tradicionais e pratos típicos.
No Mercadinho de Natal estarão reunidos mais de duas dezenas de artesãos e produtores da região, verdadeiros guardiões de ofícios que exibirão peças e produtos de grande autenticidade.
Para os mais novos, a Eira da Brincadeira e a Pista de Gelo prometem diversão inesquecível, longe das tecnologias e perto da criatividade.
Depois do sucesso do ano passado e com estreia no dia da inauguração, estão ainda previstas 5 apresentações de um novo espetáculo multimédia, que promete trazer muita luz, cor e emoção ao evento.
O Ouvido Absoluto está de volta a 31 de janeiro, para a terceira edição dedicada à escuta imersiva: das horizontais paisagens (…)
Mais tempo para estar: o Café Raízes abre noites de sábado e enche Coimbra de bem-estar
Localizado em Coimbra, o Yatra nasce como um estúdio inovador focado na longevidade, recuperação e performance física e mental.
É já este domingo que os Mercadinhos da Margem Esquerda regressam à Alameda do UC Exploratório, com entrada livre, entre as 10h00 e as 17h00, no regresso do evento neste novo ano.
O ciclo de showcases semanais Café Curto regressa ao Café Concerto do Convento São Francisco no dia 13 de janeiro, às 19h30, (…)
Com múltiplas residências artísticas - e na apresentação de discos de distintos projetos da cena musical portuguesa, do pop ao jazz.
Grande destaque para o concerto de Carminho de apresentação do seu último álbum “Eu vou morrer de amor ou resistir”, no dia 14 de março,(…)
“O Tempo das Árvores” é a nova criação do Teatrão pensada para públicos infantis e familiares a partir dos 3 anos.
Esta sexta-feira, 12 de dezembro, o ciclo Música na Tabacaria volta a encher o café-concerto da Oficina Municipal do Teatro (OMT) com novas sonoridades.
No dia 17 de janeiro, às 21h30, o Grande Auditório recebe Sakamoto 1996, um concerto de 70 minutos (M/6) que celebra o legado do aclamado compositor japonês Ryuichi Sakamoto, falecido em março de 2023.
Com a chegada da época natalícia, a Associação Quatro Patas e Focinhos volta a reforçar o verdadeiro espírito desta quadra: a partilha.
O Castelo Mágico reforça a programação de dezembro com a presença de mascotes convidadas que prometem animar as famílias e acrescentar ainda mais encanto ao ambiente festivo dentro das muralhas.
Mais do que um simples mercado, o evento distingue-se pela sua atmosfera única, onde se cruzam a beleza arquitetónica do Seminário, o espírito comunitário e a celebração artística e espiritual da época natalícia.
O Mercado de Natal da Baixa de Coimbra não é apenas um evento: é uma experiência que transforma o coração da cidade num ponto de encontro entre cultura, comércio e comunidade.
Descubra onde provar as melhores rabanadas em Coimbra. Locais tradicionais, versões gourmet e sugestões para os mais gulosos — guia imperdível para este inverno.
Esta é uma oportunidade para os visitantes ficarem a conhecer verdadeiros tesouros naturais, a diversidade deslumbrante mundo dos minerais, das pedras preciosas e dos fósseis.
As luzes estarão ligadas diariamente até 6 de janeiro, entre as 17h00 e a meia-noite. Aos fins de semana e na véspera de Natal, o horário prolonga-se até às 2h00 e na noite de passagem de ano até às 6h00 da manhã.
Os workshops destinam-se a todas as pessoas — não é necessária experiência prévia — e podem ser frequentados através de inscrições individuais.