Coimbra assinala hoje o 113º aniversário do nascimento de Miguel Torga
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinala hoje, dia 12 de agosto, o 113º aniversário do nascimento do Poeta Miguel Torga, com diferentes iniciativas.
No ano em que passam 25 anos sobre a morte de Miguel Torga, figura incontornável e icónica da cultura portuguesa do Séc. XX, a CM de Coimbra programou diversos eventos para homenagear o escritor. O primeiro desses eventos teve lugar no dia 17 de janeiro (data da morte do escritor), na Casa Museu Miguel Torga, com uma conferência que contou com a presença de António Pedro Pita (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e de Guilherme d’Oliveira Martins (Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian). Agora, na data em que Miguel Torga completaria 113 anos, a CM de Coimbra publica as intervenções proferidas na referida conferência, às quais se junta outro texto da autoria de Clara Rocha, filha do poeta.
Além da publicação “ Quem Quiser Conhecer-me Leia-me – Tributo a Miguel Torga (1907-1995)”, a CM de Coimbra vai lançar amanhã, entre as 10h00 e as 17h00, um passatempo na página do Facebook do Município fb.com/municipiodecoimbra
O passatempo consiste no seguinte: às 10h00 de amanhã será publicado um poema de Miguel Torga na página de Facebook do Município e as 113 primeiras partilhas públicas do poema, acompanhadas dos hashtags #migueltorga e #municipiodecoimbra serão premiadas com um dos livros vencedores do Prémio Literário Miguel Torga/ Cidade de Coimbra.
Os vencedores do passatempo serão posteriormente contactados através do mesmo canal para informações adicionais e entrega do livro.
Esta sexta-feira, 12 de dezembro, o ciclo Música na Tabacaria volta a encher o café-concerto da Oficina Municipal do Teatro (OMT) com novas sonoridades.
No dia 17 de janeiro, às 21h30, o Grande Auditório recebe Sakamoto 1996, um concerto de 70 minutos (M/6) que celebra o legado do aclamado compositor japonês Ryuichi Sakamoto, falecido em março de 2023.
Com a chegada da época natalícia, a Associação Quatro Patas e Focinhos volta a reforçar o verdadeiro espírito desta quadra: a partilha.
O Castelo Mágico reforça a programação de dezembro com a presença de mascotes convidadas que prometem animar as famílias e acrescentar ainda mais encanto ao ambiente festivo dentro das muralhas.
Mais do que um simples mercado, o evento distingue-se pela sua atmosfera única, onde se cruzam a beleza arquitetónica do Seminário, o espírito comunitário e a celebração artística e espiritual da época natalícia.
O Mercado de Natal da Baixa de Coimbra não é apenas um evento: é uma experiência que transforma o coração da cidade num ponto de encontro entre cultura, comércio e comunidade.
Descubra onde provar as melhores rabanadas em Coimbra. Locais tradicionais, versões gourmet e sugestões para os mais gulosos — guia imperdível para este inverno.
Esta é uma oportunidade para os visitantes ficarem a conhecer verdadeiros tesouros naturais, a diversidade deslumbrante mundo dos minerais, das pedras preciosas e dos fósseis.
As luzes estarão ligadas diariamente até 6 de janeiro, entre as 17h00 e a meia-noite. Aos fins de semana e na véspera de Natal, o horário prolonga-se até às 2h00 e na noite de passagem de ano até às 6h00 da manhã.
“O Tempo das Árvores” é a nova criação do Teatrão pensada para públicos infantis e familiares a partir dos 3 anos.