Indústria 4.0: Moda ou Tendência?
O Instituto Pedro Nunes (IPN) está a organizar o segundo Ciclo de Seminários, desta vez relacionado com a Indústria 4.0 e o desenvolvimento de atividades que promovam a digitalização, otimização e controlo dos processos industriais, desde o chão de fábrica à Cloud. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.
O primeiro seminário realiza-se no dia 19 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 14h30, no auditório do edifício D do IPN e está subordinado ao tema “Indústria 4.0: moda ou tendência”. A valorização, promoção e investimento na digitalização da economia portuguesa e a adoção e massificação de novas tecnologias nos modelos de negócio das empresas serão alguns dos temas a abordar durante o seminário.
Esta iniciativa insere-se no âmbito das atividades do IPN ao abrigo do Programa INTERFACE que tem como objetivo a valorização dos produtos portugueses, através da inovação, do aumento da produtividade, da criação de valor e da incorporação de tecnologia nos processos produtivos das empresas nacionais, financiado pelo Fundo de Inovação, Tecnologia e Economia Circular (FITEC).
Agenda
14h30: O Paradoxo da Indústria 4.0 – Principais conclusões: Jorge Nadais, Deloitte
15h15: Mesa redonda - Indústria 4.0: moda ou tendência?
Moderador: António Cunha, IPN
Participantes:
SAP - Tiago Fernandes, Solution Sales
Siemens - João Queiroz, Digital Enterprise Coordinator
Apifarma - Heitor Costa, Diretor Executivo
16h15: Coffee Break
16h30: Networking
Museu Municipal de Coimbra apresenta em fevereiro programa de mediação cultural com destaque para Túlia Saldanha e Carlos Paredes
Mostra coletiva dedicada à criação artística no feminino estará patente de 7 de fevereiro a 31 de março
O programa começa com a habitual caminhada de identificação e recolha de diferentes espécies, com o acompanhamento técnico do especialista João Gama, seguindo-se momentos de degustação de cogumelos e produtos endógenos.
Entre apresentações de novas obras, oficinas para os mais novos e a festa de Natal dos Taleguinho, o TCSB volta a afirmar-se como um dos polos culturais mais dinâmicos da cidade.
Promovida pelo Município de Coimbra e concebida pela Associação Cultural Grande Coisa, esta iniciativa integra a renovação conceptual e programática da Casa da Escrita, reforçando-a como espaço vivo de criação, encontro e pensamento.
O Mercadinho da Margem Esquerda regressa dia 14 de dezembro, das 10h00 às 17h00 à Alameda do UC Exploratório, com entrada livre.
O UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra prossegue o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks, esta quarta-feira, 19 de novembro, às 18h00.
A Aldeia Natal regressa ao Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, trazendo magia, tradição e atividades para toda a família.
Mais de 110 filmes na programação da 31.ª edição do Festival Caminhos.
No primeiro e terceiro fim de semana de cada mês, há sessões de astronomia ao vivo no UC Exploratório, numa proposta destinada a famílias, jovens e adultos.
A Montra das Artes & Ofícios reúne artesãos e criadores que trabalham diferentes áreas ligadas às artes e aos ofícios, promovendo saberes ancestrais e práticas contemporâneas.
Cristina Màrquez, investigadora no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra CNC UC | CiBB, é a convidada da sessão Pontos nos iii - Science Beer Talks de 18 de fevereiro, com o tema A neurociência do cérebro social.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial de Ler em Voz Alta, no dia 3 de fevereiro, às 18h30, a Biblioteca Municipal de Coimbra recebe o Coro da Esquina, coro de Leitura em Voz Alta, para um ensaio aberto ao público.