Indústria 4.0: Moda ou Tendência?
O Instituto Pedro Nunes (IPN) está a organizar o segundo Ciclo de Seminários, desta vez relacionado com a Indústria 4.0 e o desenvolvimento de atividades que promovam a digitalização, otimização e controlo dos processos industriais, desde o chão de fábrica à Cloud. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.
O primeiro seminário realiza-se no dia 19 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 14h30, no auditório do edifício D do IPN e está subordinado ao tema “Indústria 4.0: moda ou tendência”. A valorização, promoção e investimento na digitalização da economia portuguesa e a adoção e massificação de novas tecnologias nos modelos de negócio das empresas serão alguns dos temas a abordar durante o seminário.
Esta iniciativa insere-se no âmbito das atividades do IPN ao abrigo do Programa INTERFACE que tem como objetivo a valorização dos produtos portugueses, através da inovação, do aumento da produtividade, da criação de valor e da incorporação de tecnologia nos processos produtivos das empresas nacionais, financiado pelo Fundo de Inovação, Tecnologia e Economia Circular (FITEC).
Agenda
14h30: O Paradoxo da Indústria 4.0 – Principais conclusões: Jorge Nadais, Deloitte
15h15: Mesa redonda - Indústria 4.0: moda ou tendência?
Moderador: António Cunha, IPN
Participantes:
SAP - Tiago Fernandes, Solution Sales
Siemens - João Queiroz, Digital Enterprise Coordinator
Apifarma - Heitor Costa, Diretor Executivo
16h15: Coffee Break
16h30: Networking
André Jorge, médico neurologista, é o convidado da sessão que, este sábado, 27 de setembro de 2025, às 18h00, dá continuidade ao ciclo Conversar é o melhor Remédio,
As icónicas Caixas Mistério da Blind Shot estão de volta e trazem a curiosidade e a adrenalina das encomendas perdidas ao Piso 0 do Alma Shopping, de 26 a 28 de setembro.
Ricardo Brandão é médico veterinário desde 2002, com formação em Biologia da Conservação. Desde 2009, é coordenador e médico veterinário do CERVAS,
O Largo da Sé Velha volta a ser ponto de encontro da Feira de Artesanato Urbano, no próximo sábado, 13 de setembro, entre as 9h00 e as 19h00.
A entrada é livre e o convite estende-se a toda a família — dos mais pequenos aos mais graúdos.
Este ano, o festival assume dois propósitos centrais: assinalar o centenário de nascimento de Carlos Paredes, mestre da guitarra portuguesa, e homenagear o Maestro Virgílio Caseiro,(…)
Além de concertos, o Festival apresenta uma vasta programação complementar, que acontecem em vários espaços da cidade(…)
O TUMO Coimbra foi o primeiro centro de tecnologias criativas do país e está agora na época das renovações de inscrição dos atuais TUMOnautas
A Ceia Medieval, que marca o início da Feira Medieval de Coimbra, realiza-se no próximo dia 18 de julho, nos claustros da Sé Velha.
A atividade acontece entre as 10h00 e as 13h00, no UC Exploratório, envolvendo diversas entidades parceiras, nomeadamente a ACAPO (…)
Serão as vacas realmente as vilãs da sustentabilidade? Ou estaremos a olhar para elas com lentes distorcidas, alimentadas por desinformação e narrativas simplificadas?
Por exemplo, em edições passadas, o Teatrão acolheu espetáculos na antecâmara da Sala de Ensaios, na Carpintaria, na Sala de Figurinos, na Sala do Arquivo ou na Escadaria para a Régie.