Museu Municipal acolhe exposição de Bárbara Silva “Cores de um povo… nos ecos das antigas vozes”
- Galeria Almedina, no Museu Municipal de Coimbra Portugal (mapa)
A Galeria Almedina, no Museu Municipal de Coimbra, inaugura esta sexta-feira, dia 28 de novembro, às 15h30, a exposição “Cores de um povo… nos ecos das antigas vozes”, da artista Bárbara Silva. A mostra, de entrada livre e patente até 25 de janeiro de 2026, propõe um olhar sensível e contemporâneo sobre a memória feminina das comunidades rurais portuguesas. Mais do que revisitar o passado, é um convite a reconhecer as mulheres que sustentaram a vida quotidiana, mesmo quando a história oficial não as nomeou.
No centro da exposição está a série “Contos da Terra”, composta por telas que evocam a intensidade da vida no mundo rural. Bárbara Silva detém o olhar nos rostos das mulheres, marcados pelo trabalho, pelas estações do campo, pela dureza da terra e por uma sabedoria transmitida em silêncio. São retratadas as avós, mães, vizinhas e guardiãs anónimas de histórias que não chegaram aos livros, mas que permanecem vivas nos gestos que cuidam, tecem, cozinham e preservam a memória coletiva.
Arquiteta de formação e natural de Viseu, Bárbara Silva tem desenvolvido a sua prática artística no cruzamento entre desenho, atmosfera e representação sensorial dos espaços. Conta com diversas exposições individuais e foi recentemente distinguida com uma menção honrosa na 1.ª Bienal de Pintura Mário Botas, na Nazaré, em 2025, com a obra “A doença vem a cavalo e vai a pé”.
A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. O Museu Municipal encerra à segunda-feira e em feriados.
O RAMPA.3 integra a programação do “Abril Dança Coimbra” e será dirigido pelo bailarino e coreógrafo Benvindo Fonseca.
De feiras e mercados natalícios a espetáculos, concertos e atividades ao ar livre, não faltam opções para viver momentos inesquecíveis em família.
A incrível proposta cinematográfica de Lois Patiño desvela-nos um mundo dentro de um mundo. Uma ilha cercada por oceano, um oceano cercado por continentes.
Paralelamente, decorrerá uma sessão organizada pela CPLP MaB, às 08h30 (01h30 de Portugal), intitulada “Perspetivas e Agenda Comum na Promoção da Década
Qualquer pessoa acima dos 6 anos de idade, independentemente da experiência prévia que possa, ou não, ter, pode integrar o projeto de formação em teatro do Teatrão.
Embora ainda falte algum tempo para 2026, começam já a surgir os primeiros destaques culturais que vão marcar o ano em Coimbra.
A primavera e a dança prometem animar o mês de abril em Coimbra. A abertura do festival acontece na manhã do dia 1 de abril, no TAGV, com “Um Ponto que Dança”, de Sara Anjo.
A artista actua no CineTeatro Messias na Mealhada no âmbito do São Valentim
O restaurante Bixos, localizado no coração de Coimbra, convida a experimentar uma noite única no dia 14 de Fevereiro. O evento temático, combina gastronomia, música e romance.
Os hóspedes podem enriquecer a sua estadia com experiências únicas que irão criar memórias num local repleto de história.
Chama-se “Dino On the Road”, a exposição que vai marcar de forma indelével o Jardim Municipal da Mealhada e todas as atividades de Natal.
De 15 de novembro a 2 de janeiro 2025, a Magic Land está de regresso à cidade de Coimbra, com muita animação de Natal.
Os melhores mercados de Natal da cidade de Coimbra agendados para o mês de dezembro estão aqui.
O Natal é tempo de magia. Tempo de conhecer a terra de onde vêm todos os presentes.
Durante 59 dias, o Natal 2024 é em Coimbra. De 9 de novembro a 6 de janeiro, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra oferece uma ampla programação alusiva à época festiva
Objetivos: aprender as origens e técnicas do origami e do kirigami; desenvolver a coordenação motora e a concentração; criar diversas figuras de origami e kirigami.
Este ano, em que se celebram os 45 anos do SNS, sobe ao palco do Convento São Francisco a Cantata de Natal "O Pássaro Azul”
As diferentes sonoridades e os diferentes episódios do nascimento do menino Jesus, fazem deste concerto uma viagem (…)
O Concerto de Natal da OCC tem direção do maestro Diogo Costa e conta ainda com a participação dos coros Coimbra Vocal, (…)
A digressão arranca a 28 de outubro no National Stadium de Dublin e segue para Portugal, com concertos em Lisboa no Coliseu dos Recreios a 30 de outubro, em Coimbra no Convento São Francisco a 31 de outubro e no Coliseu do Porto a 01 de novembro.