Figueira da Foz lança programa para valorizar e preservar o sal
«Sustentar» é o nome do programa que oferece 6 bolsas para 6 projectos que estão a ser implementados em território nacional como resposta aos actuais desafios ecológicos e sociais. É o caso do Núcleo Museológico do Sal, na Figueira da Foz.
Há muitos anos que o município da Figueira da Foz trabalha para valorizar e preservar o sal. A exploração de sal teve sempre um papel determinante na economia local— as referências mais antigas a essa actividade, bem como à Ilha da Morraceira, remontam ao longínquo ano de 1166. Reconhecendo o potencial natural e cultural do salgado enquanto alavanca de desenvolvimento sustentável do território, o município adquiriu a Salina do Corredor da Cobra, com o intuito de promover a reactivação e manutenção contínua da actividade salineira.
O Núcleo Museológico do Sal, um complexo cultural e ambiental que integra um armazém de sal, uma rota pedestre pelo salgado, uma rota fluvial pelo estuário do Rio Mondego e ainda um observatório de aves, é a tangibilização do intuito de salvaguardar a Salina do Corredor da Cobra enquanto património natural e cultural.
"O «Sustentar» pretende valorizar, com o contributo das artes visuais, iniciativas experimentais relacionadas com práticas de sustentabilidade que estão a ser implementadas em território nacional", afirma Virgílio Ferreira, director artístico da Ci.CLO e da Bienal Fotografia do Porto e coordenador do programa Sustentar.
Até 23 de fevereiro, podem candidatar-se artistas nacionais e estrangeiros residentes em Portugal que usem a fotografia e/ou vídeo como meio de expressão. 6 bolsas, 6 projetos, 6 territórios, 6 exposições para «Sustentar» projectos já implantados ou em fase de implantação em vários pontos do país. A sustentabilidade social e/ou ambiental é o denominador comum deste programa organizado e produzido pela Ci.CLO Plataforma de Fotografia que, recorde-se, promoveu a I Bienal Fotografia do Porto.
Produzido pela Ci.CLO, em parceria com as Câmaras Municipais de Mértola, Évora, Figueira da Foz, Loulé e Setúbal e a EDIA, este programa de criação artística culminará numa exposição itinerante, que será integrada na programação da Bienal′21 Fotografia do Porto e nos vários espaços expositivos dos parceiros envolvidos.
Os seis artistas seleccionados irão desenvolver os seus projectos com acompanhamento curatorial de Virgílio Ferreira; Pablo Berástegui, curador e director da Galeria de Fotografia Salut au Monde e Krzysztof Candrowicz, curador, director de arte, investigador, educador e ex-director artístico da Triennale der Photographie Hamburg. O programa incluirá ainda dois workshops orientados por Jayne Dyer, Gil Penha-Lopes e Álvaro Domingues.
Um gesto de reconhecimento e reparação para todas as mulheres que fazem o cinema existir, muitas vezes sem serem vistas.
A Feira de Artesanato Urbano regressa este sábado, 8 de novembro, à Praça do Comércio, entre as 9h00 e as 18h00, com 41 expositores e uma programação de música e folclore ao longo do dia.
Explore Coimbra no Outono com este roteiro imperdível: aldeias de xisto, castelos, trilhos dourados, jardins e paisagens únicas para viver a estação mais bonita do ano. Descubra tudo aqui!
O Teatro do Bigode apresenta o espetáculo “A Flor e o Gnomo”, um musical infantil que promete encantar o público com uma história repleta de emoção, música e fantasia.
Entre cultura, gastronomia, natureza e pequenos prazeres do dia a dia, deixamos-te 30 experiências imperdíveis para fechar 2025 em grande.
Aberta todos os dias das 8h às 21h, a Maria Joana serve pequeno-almoço, brunch, almoço e lanche, com cozinha em funcionamento contínuo.
Depois de Guimarães, Porto e Lisboa, chegou agora à cidade dos estudantes com uma proposta clara: poupar sem abdicar da qualidade.
Há rotinas que são boas o ano inteiro mas que sabem melhor numa ou outra época do ano. E ler, para nós, é um desses casos.
Esta publicação é um dos resultados do projeto PolinizAÇÃO, financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Energia, e surge com o objetivo de inspirar, (…)
Durante o mês de novembro, estas conversas serão protagonizadas por 3 mulheres estudiosas do tema em 3 sessões que ajudarão a compreender a história do trabalho doméstico(…)
O Mercado de Natal 2025 irá decorrer entre os dias 28 de novembro e 23 de dezembro de 2025, na emblemática Praça do Comércio
São filmes que falam de identidade, colonialismo e pertença, de violência e cuidado, de sonhos e assombrações, de corpos que resistem e reinventam o seu lugar.