Esta sexta A Grande Emissão do Mundo Português é antecedida pela apresentação do livro O Encontro do Tempo Ternário. Ao final da tarde a Oficina Municipal do Teatro recebe Ana Dalma, autora desta edição de poesia e alter-ego de Rita Dias, cantora e compositora portuguesa que em 2018 participou no Festival da Canção. A apresentação será feita pelo poeta lisboeta António Carlos Cortez.
“O amor e as frustrações que dele podem originar, o desejo, a maternidade, o envelhecimento, o fim, etapas que farão parte da vida de todas as mulheres são escritas primorosamente em O Encontro do Tempo Ternário”, diz a sinopse do livro. E José Luís Peixoto confirma, na primeira página do livro, quando nos conta que “à medida que progredimos na leitura, sentimos que há uma história a ser contada (…) Este é um livro sobre a mulher, sobre o seu tempo, e, por isso, é um livro sobre a natureza humana.”
Editada inicialmente no Brasil, a primeira edição de poesia de Ana Dalma chega agora a Portugal pela mão da Gato Bravo. Depois da apresentação em Lisboa, O Encontro do Tempo Ternário faz uma paragem em Coimbra, cidade de onde a cantora e poeta é natural.
À vontade com as letras, Rita Dias canta e compõe sobre o país, as cidades, as aldeias, as pessoas, o fado, as ideias e as memórias. Na música juntou-se aos “malabaristas” Filipe Almeida, André Rosinha, Alexandre Alves e Pedro Nobre, músicos que em 2013 a acompanharam no lançamento do álbum “Com os pés na terra”. Mistura Brasil e Portugal, porque já morou nos dois. Entre parcerias com Paulo de Carvalho, Celina da Piedade e Tiago Curado de Almeida, participou no Festival da Canção com o tema “Com gosto amigo”.
Na Tabacaria da Oficina Municipal do Teatro a sessão de apresentação começa com António Carlos Cortez, vencedor do Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para melhor livro de poesia em 2010, com obras publicadas no México e no Brasil e incluído em várias antologias de poesia em Portugal e no estrangeiro.
Descobre o “Cola, Papel, Tesoura”, o novo atelier online de colagens para adultos, guiado pela ilustradora Margarida Sampaio.
Por exemplo, em edições passadas, o Teatrão acolheu espetáculos na antecâmara da Sala de Ensaios, na Carpintaria, na Sala de Figurinos, na Sala do Arquivo ou na Escadaria para a Régie.
André Jorge, médico neurologista, é o convidado da sessão que, este sábado, 27 de setembro de 2025, às 18h00, dá continuidade ao ciclo Conversar é o melhor Remédio,
As icónicas Caixas Mistério da Blind Shot estão de volta e trazem a curiosidade e a adrenalina das encomendas perdidas ao Piso 0 do Alma Shopping, de 26 a 28 de setembro.
Ricardo Brandão é médico veterinário desde 2002, com formação em Biologia da Conservação. Desde 2009, é coordenador e médico veterinário do CERVAS,
O Largo da Sé Velha volta a ser ponto de encontro da Feira de Artesanato Urbano, no próximo sábado, 13 de setembro, entre as 9h00 e as 19h00.
A entrada é livre e o convite estende-se a toda a família — dos mais pequenos aos mais graúdos.
Este ano, o festival assume dois propósitos centrais: assinalar o centenário de nascimento de Carlos Paredes, mestre da guitarra portuguesa, e homenagear o Maestro Virgílio Caseiro,(…)
Além de concertos, o Festival apresenta uma vasta programação complementar, que acontecem em vários espaços da cidade(…)
Durante o mês de novembro, estas conversas serão protagonizadas por 3 mulheres estudiosas do tema em 3 sessões que ajudarão a compreender a história do trabalho doméstico(…)
O Mercado de Natal 2025 irá decorrer entre os dias 28 de novembro e 23 de dezembro de 2025, na emblemática Praça do Comércio
O Castelo Mágico em Montemor-o-Velho está de regresso para mais uma edição repleta de fantasia e diversão.
De 29 de novembro a 6 de janeiro, o Portugal dos Pequenitos transforma-se num verdadeiro mundo de magia natalícia, (…)
Mais de 110 filmes na programação da 31.ª edição do Festival Caminhos.