Dream is The Dreamer → Catarina Miranda
Uma evocação espacial, um exercício cénico onde uma topografia ficcional é ativada, estabelecendo um imaginário coletivo, através do desenvolvimento da palavra e do gesto.
O palco vazio é intercetado por um protocolo de coordenadas, onde uma sequência de eventos é descrito e incorporada, estabelecendo uma temporalidade cénica. A construção da experiência sensível do corpo começa a partir do exercício de contemplação, onde uma personagem solitária se encontra em contraste com a linha do horizonte. Através da manipulação de matérias plásticas, as dimensões monstruosas e humanas de um corpo-pele-carne, são colocadas em relação e evidência.
Catarina Miranda (Coimbra, 1982) tem vindo a desenvolver e apresentar projetos de criação
maioritariamente para palco, trabalhando com linguagens que intercetam dança, voz, cenografia e luz, abordando o corpo como um veiculo de transformação hipnagógica e de consciência do presente.
Apresentou peças entre o Festival Materiais Diversos, Festival Circular, Teatro Municipal do Porto, Dock11 Berlim, DanceBox em Kobe/Japão e o Teatro Nacional São João. Terminou recentemente o mestrado EXERCE no ICI-CCN de Montpellier/Fr e os Estudos em Teatro Noh no Programa TTT em Kyoto/Jp; é licenciada em Pintura pela FBAUP.
Direção artística, cenografia, texto Catarina Miranda
Dramaturgia Catarina Miranda Jonathan Saldanha
Performance André Cabral
Conceção coreográfica Catarina Miranda, André Cabral
Música Jonathan Saldanha
Desenho de luz Letícia Stryckry
Produção executiva Joana Cardoso
Produção SOOPA
Coprodução Teatro Municipal do Porto
Difusão Sara Abrantes/Materiais Diversos
Suporte DGARTES/ Ministério da Cultura, Materiais Diversos (Lisboa, Portugal), Festival Explore Dance Romênia, Be My Guest International Network
Residências de criação Pact Zollverein (Essen, Alemanha), Nave (Santiago, Chile), Grand Studio (Bruxelas, Bélgica), WASP (Bucareste, Romênia); EXERCE/CCN-ICI (Montpellier, França), Espaço do Tempo (Montemor o Novo, Pt), Srishti Institute (Bangalore, Índia)
Programas de formação e pesquisa EXERCE/CCN-ICI (Montpellier, França), TTT/ Traditional Theatre Training in NOH (Kyoto/Jp)
Agradecimentos Cristina Planas Leitão, Luísa Saraiva, Sara Abrantes, Sofia Matos
Fotografia José Caldeira
Espetáculo falado em inglês com legendas em português
Espetáculo integrado no Festival Abril Dança em Coimbra/Programa Warm Up
Coprodução Festival Abril Dança em Coimbra TAGV, Convento São Francisco/Câmara Municipal de Coimbra
auditório TAGV (lotação limitada)
duração aprox. 45 min
M12
€5
€3,5 < 25, estudante, > 65, comunidade UC, rede alumni UC, grupo ≥ 10, desempregado, parcerias
Promovida pelo Município de Coimbra e concebida pela Associação Cultural Grande Coisa, esta iniciativa integra a renovação conceptual e programática da Casa da Escrita, reforçando-a como espaço vivo de criação, encontro e pensamento.
O Mercadinho da Margem Esquerda regressa dia 14 de dezembro, das 10h00 às 17h00 à Alameda do UC Exploratório, com entrada livre.
O UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra prossegue o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks, esta quarta-feira, 19 de novembro, às 18h00.
A Aldeia Natal regressa ao Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, trazendo magia, tradição e atividades para toda a família.
Mais de 110 filmes na programação da 31.ª edição do Festival Caminhos.
Descobre o “Cola, Papel, Tesoura”, o novo atelier online de colagens para adultos, guiado pela ilustradora Margarida Sampaio.
Por exemplo, em edições passadas, o Teatrão acolheu espetáculos na antecâmara da Sala de Ensaios, na Carpintaria, na Sala de Figurinos, na Sala do Arquivo ou na Escadaria para a Régie.
André Jorge, médico neurologista, é o convidado da sessão que, este sábado, 27 de setembro de 2025, às 18h00, dá continuidade ao ciclo Conversar é o melhor Remédio,
As icónicas Caixas Mistério da Blind Shot estão de volta e trazem a curiosidade e a adrenalina das encomendas perdidas ao Piso 0 do Alma Shopping, de 26 a 28 de setembro.
De 29 de novembro a 6 de janeiro, o Portugal dos Pequenitos transforma-se num verdadeiro mundo de magia natalícia, (…)
Faz temporada na OMT de 27 de dezembro a 24 de janeiro com espetáculos fim de semana para público geral e, durante toda a semana, para escolas.
A noite de 31 de dezembro inicia-se com Richie Campbell e culmina num espetáculo piromusical e multimédia, seguindo-se Sétima Legião e DJ Olga Zanova.
Entre apresentações de novas obras, oficinas para os mais novos e a festa de Natal dos Taleguinho, o TCSB volta a afirmar-se como um dos polos culturais mais dinâmicos da cidade.