Petiscos para apoiar a retoma da restauração na Alta e na Baixa de Coimbra


A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) criou a iniciativa "Petiscos & Rabiscos", a decorrer na quinta e na sexta-feira, para ajudar à retoma da restauração no centro histórico da cidade, que foi afetada pela pandemia.
A iniciativa prevê que qualquer interessado compre uma credencial por 16 euros que permite o consumo de um petisco em cada um dos 16 estabelecimentos aderentes, situados na Alta e na Baixa da cidade, foi hoje anunciado pela organização, em conferência de imprensa.
A decorrer nos dois dias entre as 18:00 e as 23:00, o evento conta ainda com uma exposição de seis telas de pintura, momentos de dança dentro dos restaurantes e atuações de músicos em alguns dos espaços, referiu a presidente da APBC, Assunção Ataíde.
"Dentro do comércio, a restauração é a área que precisa de ser mais apoiada", afirmou a responsável, salientando que, apesar de não ter conhecimento de nenhum estabelecimento ter fechado devido à pandemia, há proprietários que já lhe disseram que vindo uma segunda vaga "não vão aguentar".
Luísa Lucas, proprietária do restaurante Fangas, que aderiu à iniciativa, referiu que, aquando da reabertura, o movimento era "muito pouco", sendo que nas últimas duas semanas nota-se "mais turismo", o que está a ajudar ao setor.
Também Paula Mendes, do Café Central, constatou uma retoma - ainda que tímida - de turistas nas últimas semanas, realçando que "este tipo de iniciativas ajuda imenso".
No domingo, 4 de maio, a Quinta das Lágrimas assinala o Dia da Mãe com um almoço especial no restaurante Pedro & Inês, em Coimbra.
A 13 de maio, a Blue House assinala um marco simbólico: a realização da 200.ª sessão do Café Curto.
O rapper sobe ao palco no dia 30 de maio para um espetáculo que promete ser inesquecível.
O programa proporciona visitas guiadas, orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas, de acesso gratuito, e com duração média de 30 minutos.
Fica o convite para que todos possam conhecer algumas das imagens mais impactantes recolhidas pelo Hubble e testemunhar a história espacial(…)
O evento contará com duas modalidades – uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km – com partida e chegada na Praça da Canção, em Coimbra.
De acordo com o Município de Penacova, "a exposição promete ser um dos pontos altos da programação cultural nacional de 2025, proporcionando um
O projeto Tipos de Coimbra, dedicado à salvaguarda, resgate e preservação de letreiros publicitários com valor histórico e relevância para a memória coletiva da cidade,
Este festival não é apenas sobre sentir-se bem; também apoia uma causa solidária.
A digressão inclui várias datas em Portugal, com concertos agendados para Braga, 25 de outubro, Porto, 30 de outubro, Coimbra, 31 de outubro, e Lisboa, 01 de dezembro.