“Cultura em casa” promove Montemor-o-Velho e a sua riqueza
Na sexta-feira, dia 15 de maio, a arte, a literatura, o património, a história, a tradição oral, as artes e ofícios, o associativismo, a poesia ou a música prometem invadir as redes sociais do Município de Montemor-o-Velho e, à distância de um clique, mostrarem as riquezas do concelho.
O projeto municipal “Cultura em casa” nasce com o firme propósito de, em tempos de pandemia e isolamento social, levar a arte e a cultura até aos munícipes, mas também de ganhar escala e chegar aos quatro cantos do mundo.
15 de maio é o Dia Internacional da Família e, tal como nas famílias, o novo projeto cultural quer celebrar a diversidade e mostrar que a nossa maior riqueza e a nossa força enquanto comunidade advém da nossa multiplicidade em expressar e sentir a arte.
No “Cultura em casa” há espaço para os cantares tradicionais, para mostrar o trabalho das associações, as lendas, tradições e mezinhas do tempo dos avós, e também para assistir à hora do conto ou, por exemplo, (re)descobrir os marcos históricos do concelho ou as figuras ilustres da nossa história.
“Crocodilo e Girafa – Uma Família Igual às Outras”, de Daniela Kulot, e um convite para os mais pequenos desenharem a sua árvore genealógica e partilharem no Facebook do Município de Montemor-o-Velho são as propostas de abertura do “Cultura em casa”.
Por exemplo, em edições passadas, o Teatrão acolheu espetáculos na antecâmara da Sala de Ensaios, na Carpintaria, na Sala de Figurinos, na Sala do Arquivo ou na Escadaria para a Régie.
André Jorge, médico neurologista, é o convidado da sessão que, este sábado, 27 de setembro de 2025, às 18h00, dá continuidade ao ciclo Conversar é o melhor Remédio,
As icónicas Caixas Mistério da Blind Shot estão de volta e trazem a curiosidade e a adrenalina das encomendas perdidas ao Piso 0 do Alma Shopping, de 26 a 28 de setembro.
Ricardo Brandão é médico veterinário desde 2002, com formação em Biologia da Conservação. Desde 2009, é coordenador e médico veterinário do CERVAS,
O Largo da Sé Velha volta a ser ponto de encontro da Feira de Artesanato Urbano, no próximo sábado, 13 de setembro, entre as 9h00 e as 19h00.
A entrada é livre e o convite estende-se a toda a família — dos mais pequenos aos mais graúdos.
Este ano, o festival assume dois propósitos centrais: assinalar o centenário de nascimento de Carlos Paredes, mestre da guitarra portuguesa, e homenagear o Maestro Virgílio Caseiro,(…)
Além de concertos, o Festival apresenta uma vasta programação complementar, que acontecem em vários espaços da cidade(…)
O TUMO Coimbra foi o primeiro centro de tecnologias criativas do país e está agora na época das renovações de inscrição dos atuais TUMOnautas
São filmes que falam de identidade, colonialismo e pertença, de violência e cuidado, de sonhos e assombrações, de corpos que resistem e reinventam o seu lugar.
Um gesto de reconhecimento e reparação para todas as mulheres que fazem o cinema existir, muitas vezes sem serem vistas.
A Feira de Artesanato Urbano regressa este sábado, 8 de novembro, à Praça do Comércio, entre as 9h00 e as 18h00, com 41 expositores e uma programação de música e folclore ao longo do dia.
Explore Coimbra no Outono com este roteiro imperdível: aldeias de xisto, castelos, trilhos dourados, jardins e paisagens únicas para viver a estação mais bonita do ano. Descubra tudo aqui!
O Teatro do Bigode apresenta o espetáculo “A Flor e o Gnomo”, um musical infantil que promete encantar o público com uma história repleta de emoção, música e fantasia.
Entre cultura, gastronomia, natureza e pequenos prazeres do dia a dia, deixamos-te 30 experiências imperdíveis para fechar 2025 em grande.
Aberta todos os dias das 8h às 21h, a Maria Joana serve pequeno-almoço, brunch, almoço e lanche, com cozinha em funcionamento contínuo.
Depois de Guimarães, Porto e Lisboa, chegou agora à cidade dos estudantes com uma proposta clara: poupar sem abdicar da qualidade.
Há rotinas que são boas o ano inteiro mas que sabem melhor numa ou outra época do ano. E ler, para nós, é um desses casos.
Esta publicação é um dos resultados do projeto PolinizAÇÃO, financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Energia, e surge com o objetivo de inspirar, (…)
Descobre o “Cola, Papel, Tesoura”, o novo atelier online de colagens para adultos, guiado pela ilustradora Margarida Sampaio.