As feiras de Mira e Portomar regressam na próxima semana
As feiras de Mira e Portomar regressam na próxima semana, anunciou hoje a Comissão Municipal de Proteção Civil de Mira, que decidiu ainda autorizar a abertura diária do Cemitério Municipal, no âmbito do plano local de desconfinamento.
O Plano Municipal de Desconfinamento de Mira está a ser aplicado na sequência da aprovação pelo Conselho de Ministros do plano de transição do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade e a estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da covid-19.
As medidas do Plano, que já entrou numa segunda fase, vigoram de 20 a 31 de maio, sendo, no fim deste período, analisadas e atualizadas, avança o presidente da Câmara deste concelho do distrito de Coimbra, Raul Almeida.
Entre as medidas anunciadas hoje contam-se também o regresso do atendimento presencial nas infraestruturas do município, sendo o uso obrigatório de máscara, para funcionários e munícipes.
"O munícipe deve continuar a utilizar preferencialmente o atendimento via telefone, sendo que na entrada de cada edifício será feita uma triagem conforme a importância dos assuntos", aconselha a Proteção Civil, que lembra a "obrigação de aguardar vez no exterior dos edifícios e a manutenção do distanciamento social, durante o atendimento e nas filas de espera".
Também autorizada é a reabertura de parques infantis e de fitness, parques de merendas, pistas cicláveis e passadiços.
A par das feiras, regressa também a venda ambulante.
Mira vai ainda assistir à abertura das lojas com área superior a 400m2 que tenham porta para a rua, cumprindo as recomendações da Direção Geral da Saúde no que diz respeito à higienização e às regras de ocupação, permanência e distanciamento físico.
"A população deverá manter o afastamento social preconizado pela Direção Geral da Saúde e, sempre que possível, manter-se em casa, evitando ao máximo saídas desnecessárias", recomenda a Proteção Civil.
O município continua a distribuir pela população máscaras laváveis e reutilizáveis e de viseiras para o comércio local, no âmbito do Plano Municipal de Desconfinamento.
No Mira Center estarão em permanência disponíveis viseiras e máscaras de quinta-feira a sábado, das 10:00 às 20:00.
Para proceder ao levantamento, cada cidadão eleitor no concelho de Mira precisa apenas de apresentar o cartão de cidadão.
Se não for eleitor no concelho de Mira, deverá apresentar um documento que comprove a sua morada (exemplos: fatura de água, eletricidade e carta de condução).
Os empresários com estabelecimentos no comércio local deverão apresentar documento que comprove a atividade profissional.
Cada pessoa pode levantar máscaras para os familiares desde que apresente os documentos necessários.
A Câmara Municipal de Mira investiu 30 mil euros na aquisição de mil testes de rastreio da infeção covid-19 e comprou máscaras de proteção para toda a população do concelho.
O CCGB nasce da vontade de um grupo de promotores culturais nas regiões da Gândara e da Bairrada, que pretendem descentralizar o acesso à 7ª Arte nas suas comunidades,
Um novo e importante estudo publicado hoje, dia 2 de julho, na revista Nature, e em que participa a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Com oficinas semanais até 5 de setembro, a Blue House volta a dinamizar um programa de férias para crianças dos 6 aos 12 anos,
No dia 29 de maio, a música urbana e internacional invade Coimbra com as atuações de Bispo e da artista internacional Natasha Bedingfield.
De 23 a 25 de maio, em Pampilhosa da Serra “todos os sítios e experiências do programa vão por certo marcar de uma forma muito profunda todos os participantes”,
Com esta participação na BTL 2025, o Município de Mira pretende afirmar-se como um destino turístico de referência, preparado para receber visitantes e eventos ao longo de todo o ano.
De 12 a 16 de março, o Município volta a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, evento que tem sido aproveitado, consecutivamente,
O momento inaugural contará ainda com a abertura da Feira do Livro e de uma exposição de fotografia e desenho científico, lançando o mote para seis dias de intensa atividade cultural.
Até 02 de fevereiro, Penela convida residentes e visitantes a explorarem a riqueza da gastronomia regional, saboreando pratos de galo preparados por quatro restaurantes
As novas cartas e o programa de verão no Bamboo Garden Spa estão já disponíveis na Quinta das Lágrimas uma temporada que convida a estar, saborear e relaxar com tempo.
Já estão em vigor as atualizações, deliberadas na reunião do Executivo de 16 de junho, ao modelo de formação de preços para os espetáculos no Convento São Francisco,
A equipa de realização e produção do documentário de 90 minutos iniciou o seu percurso de candidatura a festivais de cinema nacionais e internacionais.
Não faltarão também os petiscos e as bebidas, bem como a oportunidade de aproveitar um Mercadinho com Os Frescos da Quinta(…)
O principal destaque da edição de 2025 vai para a exposição “Três Campos”, da dupla Pedro Tudela e Miguel Carvalhais, artistas que colaboram desde 2000,
O CoimbraShopping prepara-se para assinalar o Dia da Mãe com um conjunto de iniciativas especiais, gratuitas e sem necessidade de inscrição.
O evento decorre nas galerias do edifício do Seminário Maior, a Casa Velha, rodeado por um jardim do século XIX de rara beleza, com magnífica vista sobre a cidade
Uma experiência única, onde a música e a arquitetura histórica se fundem num ambiente de pura sofisticação.
Em 2025, os Mercadinhos da Margem Esquerda realizam-se todos os segundos domingos de cada mês, pelo que a próxima edição irá acontecer a 9 de março, das 10h00 às 17h00, na Alameda do UC Exploratório.
Para assinalar esta data, foi criado um menu exclusivo que combina sabores sofisticados e a tradição da gastronomia portuguesa,
Além de concertos, o Festival apresenta uma vasta programação complementar, que acontecem em vários espaços da cidade(…)
O TUMO Coimbra foi o primeiro centro de tecnologias criativas do país e está agora na época das renovações de inscrição dos atuais TUMOnautas
A Ceia Medieval, que marca o início da Feira Medieval de Coimbra, realiza-se no próximo dia 18 de julho, nos claustros da Sé Velha.
Dia 19 de Abril pelas 21h, em conjunto com a Casa das Artes Bissaya Barreto, o Palco RUC traz mais um warm-up como preparação para o que aí vem na edição deste ano.
É já nos dias 18 e 19 de abril que o CoimbraShopping vai receber este programa especial.
Hotel sugere um almoço buffet no restaurante Pedro & Inês no Domingo de Páscoa, bem como sugestões especiais para sábado
No próximo dia 13 de abril, das 12h às 20h, o Mercado do Calhabé transforma-se num grande palco cultural para receber o Forró Coimbra Fest.
Durante a temporada em que o “Kukumobil” permanecerá no Terreiro da Erva, o público terá, assim, oportunidade de participar em oficinas e cursos temáticos,(…)
De 15 a 24 de julho o anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, nos jardins da Quinta das Lágrimas volta a ser o espaço de excelência do Festival.
Do encontro com o pianista João Paulo Esteves da Silva no álbum “Respeitosa Mente”, de 2019, nasce a inspiração para este concerto com a Orquestra Jazz de Matosinhos.
A próxima sessão das “IV Clássicas” no concelho de Cantanhede será no dia 24 de julho (véspera de feriado municipal), pelas 21 horas e 30 minutos, no Largo da Fonte,