Cantanhede celebra Jornadas Europeias do Património com visitas guiadas, workshops e palestras

A Câmara Municipal de Cantanhede associa-se às Jornadas Europeias do Património, que este ano têm como tema “Património arquitetónico: janelas para o passado, portas para o futuro”.

O Museu da Pedra e o Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede (MACC) estão a promover um conjunto de atividades desde visitas guiadas, workshops, percursos temáticos e palestras, com entrada gratuita.

O programa inclui na terça-feira, dia 16 de setembro, visitas guiadas às exposições: “Coimbra/Cantanhede – Relações Esculpidas em Calcário”, que reúne algumas das obras mais representativas do Museu Nacional Machado de Castro, bem como esculturas das paróquias concelhias, traçando um percurso artístico do Românico ao Barroco e evidenciando a Pedra de Ançã, trabalhada com mestria pelos artistas das oficinas da região de Coimbra; e “A Cal no Universo de Carlos de Oliveira”, que, a partir da leitura dos textos do maior escritor da Gândara, revela o processo artesanal de fabrico da cal – produto obtido pela calcinação do calcário – e a sua importância na construção tradicional, sublinhando a forte ligação desta prática à identidade cultural de Cantanhede.

No dia seguinte realiza-se o Percurso do Marquês, um passeio pelas ruas de Cantanhede que revisita episódios históricos ligados à figura do Marquês de Marialva, destacando o seu papel central na vida da cidade e os importantes contributos que deixou para a afirmação de Portugal no século XVII. 

No dia 18 de setembro, integrada na exposição “A Cal no Universo de Carlos de Oliveira”, realiza-se a atividade “Técnicas de Construção na Gândara Antiga e Fabrico de Adobos, que dá a conhecer as práticas tradicionais da região gandaresa. Nesta atividade os participantes terão oportunidade de aprender os processos de fabrico de adobos e de caiação de superfícies.

Na sexta-feira, dia 19 de setembro, o Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede promove a atividade “Descobre a que peça pertence… no MACC”, que convida os visitantes a explorar as suas coleções de forma interativa e lúdica, estimulando a atenção ao detalhe, a observação e o raciocínio lógico. A partir da visualização de um fragmento ampliado de uma peça em exposição, será lançado o desafio de identificar a obra original a que pertence.

As iniciativas encerram no dia 20 de setembro com a palestra “Tempo e paisagem: a pedra e o homem”, que aborda a geologia concelhia e evidencia como a pedra, em particular o calcário de Ançã, marcou profundamente a paisagem humana e cultural da região.

Os horários das atividades podem ser consultados na página das Jornadas Europeias do Património 2025. Todas as atividades são de participação gratuita, mas exigem inscrição prévia através do telefone 231 423 730 ou do e-mail museudapedra@cm-cantanhede.pt / macc@cm-cantanhede.pt 

COIMBRAEXPLOREComentário