Retratos de Ninguém
- Círculo de Artes Plásticas de Coimbra 18 R. Castro Matoso Coimbra, Coimbra, 3000-104 Portugal (mapa)
Retratos de Ninguém
Tiago Martins, João Correia e Sérgio Rebelo
Retratos de Ninguém é uma instalação interativa que explora a criação computacional de conteúdos na fronteira entre o real e o artificial, utilizando como matéria-prima imagens e sons da própria audiência. No espaço desta instalação, é criado um ambiente audiovisual, imersivo e em constante mudança, definido pela síntese, projeção e reprodução efémera de um conjunto de retratos fotorrealistas e de sons-ambiente fabricados de forma artificial. A instalação utiliza inteligência artificial e computação gráfica para extrair e recombinar partes faciais da audiência e, assim, criar retratos de uma população artificial. A estes retratos é atribuída uma composição sonora baseada em sons produzidos pela audiência durante a sua visita. A instalação, assim como o conteúdo criado por ela, proporciona um espaço de reflexão acerca do modo como os recentes avanços tecnológicos têm vindo a alterar a forma de nos relacionarmos com os outros e com o mundo contemporâneo.
Autores: Tiago Martins, João Correia e Sérgio Rebelo
Data início: 2021-04-24
Data fim: 2021-05-15
Local: Círculo Sede
Horário: ter–sex, 14 h–18 h; sáb, 10 h–13 h
A exposição está organizada em três núcleos temáticos: “Vida da Rainha”, “Vontade da Rainha” e “Coimbra da Rainha”.
A mostra, de entrada gratuita, pode, depois, ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às13h00 e das 14h00 às 16h30.
O projeto faz parte da programação do festival Linha de Fuga, em Coimbra, e tem a colaboração de Carlota Lagido.
A exposição “Elementos de Arquitetura Romana”, promovida pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Coimbra, está patente no átrio dos Paços do Concelho.
Com entrada livre, a exposição é uma iniciativa conjunta da Comissão Comemorativa dos 50 anos 25 de Abril e da Assembleia da República.
A Galeria Almedina, no Museu Municipal de Coimbra, inaugura esta sexta-feira, dia 28 de novembro, às 15h30, a exposição “Cores de um povo… nos ecos das antigas vozes”, da artista Bárbara Silva.
“Sair da Casca”, de TAUXUNGO (André Silva), inaugura no dia 12 de dezembro, às 18h00, e apresenta um conjunto de obras que refletem a mudança, o afastamento e a saudade (…)