Buba Espinho na XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra!
A XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra chega já no próximo fim de semana. De 8 a 10 de março, a Sala Conventual e o Grande Auditório do Convento São Francisco acolhem o cineteatro culinário “Comer com os Olhos”, de Giacomo Scalisi, e o concerto inédito que funde as vozes de Buba Espinho com os Bandidos do Cante à polifonia do Coro das Mulheres da Fábrica. Os espetáculos, integrados na programação artística da XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra, convidam a uma experiência imersiva que explora os lugares, a memória e as dinâmicas entre o ser humano e o património imaterial.
Antecedido por uma primeira récita no dia 8 de março, sexta-feira, e no fim de semana, a Sala Conventual recebe o espetáculo de cineteatro gastronómico “Comer com os Olhos”, uma criação de Giacomo Scalisi (encenação) e de Rosário Pinheiro (chef de cozinha), com texto original de Afonso Cruz e interpretação de Matilde Real.
Partindo do filme japonês “Tampopo”, o filme projetado no ecrã desafia o público a participar nas diversas etapas da construção de um prato culinário, desde a preparação dos ingredientes até à sua degustação em tempo real. Este espetáculo inclui jantar ou almoço, consoante o dia de exibição.
Dando continuidade ao diálogo com dinâmicas de património imaterial, o evento assinala também os dez anos da elevação do Cante Alentejano a património imaterial da humanidade da UNESCO, juntando Buba Espinho com os Bandidos do Cante e o Coro das Mulheres da Fábrica, num concerto que encerra a XIII edição da Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra.
A música tradicional portuguesa tem em Buba Espinho, jovem cantautor natural de Beja, um dos seus mais importantes porta-vozes da atualidade, com um repertório que cruza múltiplos géneros musicais, desde o Cante ao Fado, passando pela música pop nacional e as sonoridades urbanas. À atuação do jovem cantautor natural de Beja somam-se o coletivo de vozes dos “Bandidos do Cante” – grupo coral alentejano exclusivamente masculino e a expressão musical das conimbricenses Coro das Mulheres da Fábrica. Um concerto inédito, que eleva e desconstrói a diversidade do património, no palco do Grande Auditório do Convento São Francisco.
Os bilhetes para a peça “Comer com os olhos” e para o concerto de encerramento, com o custo de 22,5€ e de 11 a 15€, respetivamente, já estão disponíveis nos locais habituais, nomeadamente na bilheteira do Convento São Francisco e na BOL. A bilheteira do Convento São Francisco está aberta diariamente, das 15h00 às 20h00, e é possível ainda contactar o Convento, através do telefone 239 857 191 ou do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt. Relativamente ao espetáculo “Comer com os Olhos”, caso exista alguma restrição alimentar, sugere-se o contacto, com antecedência, através do email dct@cm-coimbra. E para o concerto de Buba Espinho há um desconto de 40% para quem for detentor do Cartão Amigo do CSF.
A XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra conta com a participação de 47 expositores doceiros, demarcando-se a presença internacional de Salamanca e de Santiago de Compostela, cidades geminadas com Coimbra, e de Alicante. Além dos doces e dos licores conventuais do território continental, vão estar também presentes, pela primeira vez, os sabores do arquipélago da Madeira. Cumprindo com a ambição de alargar a Mostra, a edição deste ano expande-se para além da Antiga Igreja e da Praça do Restaurante, incentivando a exploração dos diversos espaços do CSF.
A iniciativa da CM de Coimbra, em parceria com a Associação de Doceiros de Coimbra (ADOC) e com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), vai estar de portas abertas no sábado, dia 9 de março, das 14h00 às 22h00, e no domingo, dia 10, das 10h00 às 20h00. A entrada é livre, excetuando-se os espetáculos no Grande Auditório e na Sala Conventual.
Programa completo aqui.
Os visitantes voltam a ter a possibilidade de participar em oficinas de culinária, desta vez dedicadas à confeção de barritas de cereais, de base vegetal (…)
Mais do que um evento cervejeiro, o Brew! Coimbra é hoje um ponto de encontro intergeracional, que combina cerveja, gastronomia, música (…)
Um dos grandes destaques é a forte aposta na programação musical para este arranque de temporada, que inclui vários eventos na Sala Grande, além dos já habituais concertos na Tabacaria.
O fim do verão está a chegar e o CoimbraShopping vai celebrar a rentrée com um evento especial dedicado à arte, cultura e criatividade.
As fotografias expostas refletem quatro grandes eixos temáticos: património natural, paisagens e biodiversidade;
Os bilhetes para as galas internacionais da 29ª edição dos Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra já estão à venda.
Concertos com Ricardo Ribeiro, Selma Uamusse, Jordi Savall, a maestrina Tomomi Nishimoto e outros nomes de destaque da música nacional e internacional
A charmosa aldeia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, volta a ser ponto de encontro entre a criação artística contemporânea e a paisagem inspiradora das Aldeias do Xisto.
Os Mercadinhos da Margem Esquerda são uma iniciativa colaborativa e experimental, que envolve entidades sociais de Coimbra com produções agrícolas próprias.
A exposição pode ser visitada, de quarta-feira, a domingo, das 11h às 19h, com entrada livre.
“Lojas históricas de Coimbra” é o nome desta obra da autoria de Ana Filipa Fonte e Sara Reis, que através dos olhares e memórias (…)
Numa lógica de de aproximação à democracia cultural, Verão a Dois Tempos propõe um festival multidisciplinar de artes, na zona histórica da cidade,
Como complemento à exposição, no dia 17 de junho, entre as 14h30 e as 16h00, haverá uma sessão de informação com o tema “Tráfico de Seres Humanos: conhecer e agir”, aberta ao público.
Entre os dias 2 e 4 de junho, o festival assume um foco especial no cinema, com sessões no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e no Auditório Salgado Zenha.
Ao longo de onze horas consecutivas, entre as 15h e as 02h da madrugada, o festival irá distribuir momentos únicos de convivência, arte e descoberta, com atividades pensadas para todos os públicos.
O Projecto 278 será ainda acompanhado pelo multipremiado realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas …
Realizam-se todos os segundos domingos de cada mês, pelo que a próxima edição irá acontecer a 11 de maio, das 10h00 às 18h00, na Alameda do UC Exploratório.
A Feira de Artesanato e Gastronomia 2025, que se realiza de 7 a 15 de junho, apresenta nove dias de música com o palco principal a combinar bandas locais com artistas nacionais e internacionais
A digressão inclui várias datas em Portugal, com concertos agendados para Braga, 25 de outubro, Porto, 30 de outubro, Coimbra, 31 de outubro, e Lisboa, 01 de dezembro.
No domingo, 4 de maio, a Quinta das Lágrimas assinala o Dia da Mãe com um almoço especial no restaurante Pedro & Inês, em Coimbra.
A 13 de maio, a Blue House assinala um marco simbólico: a realização da 200.ª sessão do Café Curto.
O rapper sobe ao palco no dia 30 de maio para um espetáculo que promete ser inesquecível.
O programa proporciona visitas guiadas, orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas, de acesso gratuito, e com duração média de 30 minutos.
Fica o convite para que todos possam conhecer algumas das imagens mais impactantes recolhidas pelo Hubble e testemunhar a história espacial(…)
O evento contará com duas modalidades – uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km – com partida e chegada na Praça da Canção, em Coimbra.
De acordo com o Município de Penacova, "a exposição promete ser um dos pontos altos da programação cultural nacional de 2025, proporcionando um
O projeto Tipos de Coimbra, dedicado à salvaguarda, resgate e preservação de letreiros publicitários com valor histórico e relevância para a memória coletiva da cidade,
Este festival não é apenas sobre sentir-se bem; também apoia uma causa solidária.
É nesta multiplicidade de movimentos e intérpretes que a primavera e a dança chegam a Coimbra, com propostas entre o experimental e o mainstream, com projetos de comunidade ou de inclusão.
Lojas Históricas de Coimbra é o nome desta obra documental da autoria de Ana Filipa Fonte e de Sara Reis, as quais, através dos olhares e memórias dos diversos lojistas,(…)