O coreógrafo e bailarino Romulus Neagu dança no TCSB no âmbito do Abril Dança Coimbra

O coreógrafo e bailarino Romulus Neagu é o artista que se segue na programação do Festival Abril Dança Coimbra, que decorre na cidade ao longo deste mês. A apresentação do espectáculo “to our nothing...”, marcada para o próximo sábado no Teatro da Cerca de São Bernardo, é antecedida por uma conversa com o artista, no final da tarde de quarta-feira.

Um solo sobre a fragilidade do ser humano“to our nothing...”, que será apresentado no TCSB a 13 de Abril, sábado, pelas 21h30, é definido pelo criador e intérprete como “um solo sobre a fragilidade do eu, do ser humano, do ser-se humano”. Romulus Neagu propõe uma reflexão sobre as relações que se estabelecem, no acto de criação artística, entre a pessoa, o intérprete e a personagem, numa “relação triangular, às vezes conflituosa”. A partir daí, o espectáculo constitui igualmente uma reflexão sobre o papel da memória na definição da identidade: o projecto – adianta o artista – “nasce da convicção de que a história de cada indivíduo se reflecte numa outra história mais ampla, a dos movimentos artísticos e até a dos movimentos sociais”.
Em palco, por onde passará, além de Romulus, a figura de um/a bailarino/a convidado/a, o público terá acesso “a uma avalanche de histórias, acontecimentos e emoções que aparecem como um acervo de memórias inseguras, soterradas pela passagem do tempo”. Estas memórias confrontam-nos com dúvidas sobre pertença e sobre “um passado comprometido pela memória, pelo esquecimento e pela sua permanência no presente”.
A peça de Romulus Neagu é uma co-produção com o Centro Cultural Malaposta, a Companhia Paulo Ribeiro e o Teatro Viriato. Os bilhetes para a apresentação no TCSB custam 10 euros, sendo aplicável o habitual desconto de meio bilhete a menores de 30 e a maiores de 65 anos, a estudantes, desempregados/as e profissionais e amadores de artes cénicas. Podem ser comprados através da ticketline ou reservados pelos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt.

COIMBRAEXPLOREComentário