Inscrições abertas para as Classes de Teatro do Teatrão!

Foto: Paulo Abrantes

As inscrições para o ano letivo de 2025/2026 das Classes de Teatro estão abertas. Qualquer pessoa acima dos 6 anos de idade, independentemente da experiência prévia que possa, ou não, ter, pode integrar o projeto de formação em teatro do Teatrão. Esta iniciativa é um dos principais pilares da atividade da companhia e foi criado em 2001. Desde então, este tem sido um lugar onde largas centenas de crianças, jovens e adultos experimentam pensar e explorar significados e leituras de mundo, criando espaço de liberdade e construção coletiva do sentido e significado da arte teatral.


O período de inscrições decorre até 19 de setembro. Formulários e mais informações relativas às Classes de Teatro, incluindo mensalidade e previsão de horários, podem ser consultados em tinyurl.com/ClassesTeatrao2526

 

Aproveitando a abertura das inscrições nas Classes, o Teatrão quer convidar todos os que estão curiosos com o projeto e a pensar inscrever-se no próximo ano letivo a vir conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito desta iniciativa. Até 20 de julho, o programa “Manobras de Cena” continua a mostrar na Oficina Municipal do Teatro (OMT) os exercícios finais das doze Classes que estão agora a concluir este ano de formação. Nesta temporada, as turmas de adolescentes e adultos trabalharam com a inspiração da coletânea “Compêndio para Desenterrar Nuvens” de Mia Couto. Os mais pequenos construíram caminhos a partir de obras de Chico Buarque ou José Gomes Ferreira.

 

Terça-feira às 19h, apresentam-se os iniciantes dos 10-13 anos. Na quinta-feira, às 18h, é a vez da turma de continuação dos 17-29 anos entrar em palco. Por fim, na sexta e sábado, às 21h30, “Caulk & Sons” traz aos tabuados da Sala Grande uma das três turmas de continuação de adultos. Nos dias 7 e 8, às 21h, é a vez de outras duas turmas de adultos se apresentarem. A entrada é livre em todos estes exercícios.

 

Já nos fins de semana de 12 e 13 e de 19 e 20 de julho, apresentam-se no “Manobras de Cena” as duas criações originais deste ano no âmbito das Classes de Teatro. A primeira, “Pretérito Imperfeito”, tem direção de Isabel Craveiro e traz a palco a turma de adultos que está com o Teatrão há mais tempo para um espetáculo criado a partir do conto "O Culto dos Pesarosos", de Mia Couto. Já a segunda, e que encerra as apresentações das Classes deste ano, marca o regresso do grupo de teatro do A Meu Ver ao palco da Sala Grande com “Roupa Morta”, um espetáculo a partir do conto homónimo de Mia Couto. Estas duas criações irão ainda contar instalações e trabalho de cenografia, figurinos e adereços dos alunos do Curso Livre de Cenografia – projeto de formação que tem estado a decorrer na OMT desde novembro do ano passado e que junta alunos de várias partes do país.

 

Os bilhetes para “Pretérito Imperfeito” e “Roupa Morta” têm um valor de 5€ e estão disponíveis para reserva na bilheteira da OMT. Ticketline disponível em breve. O programa completo do Manobras de Cena está disponível em tinyurl.com/Manobras2025

COIMBRAEXPLOREComentário