Exposição "Sal e Cultura", de Agostinho Ribeiro e Josefa Sousa na Casa da Mutualidade
- Casa da Mutualidade - Galeria de Arte Rua Doutor Manuel Rodrigues 5, 3000-258 Coimbra, Portugal Coimbra Portugal (mapa)
// Patente na Casa da Mutualidade - Galeria de Arte
>> De 03 dezembro a 29 de dezembro
>> Segunda a sexta das 9h00 às 12h30 das 14h00 às 18h30
>> Entrada Livre
Sobre a exposição:
Esta exposição de pintura e cerâmica
é uma homenagem a uma tradição que está em vias de extinção.
Foi durante a Idade média que começou a exploração do sal em Aveiro utilizando o processo de evaporação.
O sal continua a ser um dos ex libris de Aveiro e motivo de visita à cidade. É um produto 100% artesanal executado por marnotos com instrumentos de madeira natural.
Infelizmente a memória da actividade ligada à Salicultura em Aveiro está a desaparecer.
Os armazéns de sal, junto ao Canal de S. Roque, na sua maioria deixaram de ter actividade, dando início a uma degradação acentuada e acabando lamentavelmente por desaparecerem.
Atualmente, apenas algumas marinhas de sal permanecem ativas e poucos marnotos em atividade.
A Casa da Mutualidade – Galeria de Arte e Centro de Mutualismo é o espaço polivalente d’ A Previdência Portuguesa no qual a Instituição promove e acolhe a realização de eventos de índole associativa, cultural e mutualista.
“É no dar que se recebe” é o lema d’ A Previdência Portuguesa, fundada em 1929.
Siga @josefasousaartistaplastica
Grande destaque para o concerto de Carminho de apresentação do seu último álbum “Eu vou morrer de amor ou resistir”, no dia 14 de março,(…)
“O Tempo das Árvores” é a nova criação do Teatrão pensada para públicos infantis e familiares a partir dos 3 anos.
Esta sexta-feira, 12 de dezembro, o ciclo Música na Tabacaria volta a encher o café-concerto da Oficina Municipal do Teatro (OMT) com novas sonoridades.
No dia 17 de janeiro, às 21h30, o Grande Auditório recebe Sakamoto 1996, um concerto de 70 minutos (M/6) que celebra o legado do aclamado compositor japonês Ryuichi Sakamoto, falecido em março de 2023.
Com a chegada da época natalícia, a Associação Quatro Patas e Focinhos volta a reforçar o verdadeiro espírito desta quadra: a partilha.
O Castelo Mágico reforça a programação de dezembro com a presença de mascotes convidadas que prometem animar as famílias e acrescentar ainda mais encanto ao ambiente festivo dentro das muralhas.
Mais do que um simples mercado, o evento distingue-se pela sua atmosfera única, onde se cruzam a beleza arquitetónica do Seminário, o espírito comunitário e a celebração artística e espiritual da época natalícia.
O Mercado de Natal da Baixa de Coimbra não é apenas um evento: é uma experiência que transforma o coração da cidade num ponto de encontro entre cultura, comércio e comunidade.
Descubra onde provar as melhores rabanadas em Coimbra. Locais tradicionais, versões gourmet e sugestões para os mais gulosos — guia imperdível para este inverno.
Com múltiplas residências artísticas - e na apresentação de discos de distintos projetos da cena musical portuguesa, do pop ao jazz.