Exposição "Sal e Cultura", de Agostinho Ribeiro e Josefa Sousa na Casa da Mutualidade
- Casa da Mutualidade - Galeria de Arte Rua Doutor Manuel Rodrigues 5, 3000-258 Coimbra, Portugal Coimbra Portugal (mapa)
// Patente na Casa da Mutualidade - Galeria de Arte
>> De 03 dezembro a 29 de dezembro
>> Segunda a sexta das 9h00 às 12h30 das 14h00 às 18h30
>> Entrada Livre
Sobre a exposição:
Esta exposição de pintura e cerâmica
é uma homenagem a uma tradição que está em vias de extinção.
Foi durante a Idade média que começou a exploração do sal em Aveiro utilizando o processo de evaporação.
O sal continua a ser um dos ex libris de Aveiro e motivo de visita à cidade. É um produto 100% artesanal executado por marnotos com instrumentos de madeira natural.
Infelizmente a memória da actividade ligada à Salicultura em Aveiro está a desaparecer.
Os armazéns de sal, junto ao Canal de S. Roque, na sua maioria deixaram de ter actividade, dando início a uma degradação acentuada e acabando lamentavelmente por desaparecerem.
Atualmente, apenas algumas marinhas de sal permanecem ativas e poucos marnotos em atividade.
A Casa da Mutualidade – Galeria de Arte e Centro de Mutualismo é o espaço polivalente d’ A Previdência Portuguesa no qual a Instituição promove e acolhe a realização de eventos de índole associativa, cultural e mutualista.
“É no dar que se recebe” é o lema d’ A Previdência Portuguesa, fundada em 1929.
Siga @josefasousaartistaplastica
São filmes que falam de identidade, colonialismo e pertença, de violência e cuidado, de sonhos e assombrações, de corpos que resistem e reinventam o seu lugar.
Um gesto de reconhecimento e reparação para todas as mulheres que fazem o cinema existir, muitas vezes sem serem vistas.
A Feira de Artesanato Urbano regressa este sábado, 8 de novembro, à Praça do Comércio, entre as 9h00 e as 18h00, com 41 expositores e uma programação de música e folclore ao longo do dia.
Explore Coimbra no Outono com este roteiro imperdível: aldeias de xisto, castelos, trilhos dourados, jardins e paisagens únicas para viver a estação mais bonita do ano. Descubra tudo aqui!
O Teatro do Bigode apresenta o espetáculo “A Flor e o Gnomo”, um musical infantil que promete encantar o público com uma história repleta de emoção, música e fantasia.
Entre cultura, gastronomia, natureza e pequenos prazeres do dia a dia, deixamos-te 30 experiências imperdíveis para fechar 2025 em grande.
Aberta todos os dias das 8h às 21h, a Maria Joana serve pequeno-almoço, brunch, almoço e lanche, com cozinha em funcionamento contínuo.
Depois de Guimarães, Porto e Lisboa, chegou agora à cidade dos estudantes com uma proposta clara: poupar sem abdicar da qualidade.
Há rotinas que são boas o ano inteiro mas que sabem melhor numa ou outra época do ano. E ler, para nós, é um desses casos.
O evento reúne 18 expositores ligados às artes e ofícios tradicionais, com demonstrações ao vivo que permitem acompanhar as várias fases de criação de uma peça artesanal.