5 pastelarias que o vão deixar de "queixo caído" na Baixa de Coimbra!

Impossível chegar à época mais mágica do ano e não escrever sobre os Doces de Natal. Vamos fazer um pequeno roteiro pela Baixa e aproveitar o que cada uma das Pastelarias da zona tem para oferecer: dos doces mais tradicionais às alternativas propostas para quem não aprecia os doces típicos da época.

No coração da Baixa da cidade, na Portagem, a Pastelaria Briosa “partilha o melhor da tradição de Coimbra desde 1995”. Nesta época, os protagonistas são os típicos Doces de Natal: Bolo Rainha, Bolo Rei, Bolo Rei Escangalhado, Broinhas, Rabanadas de Coimbra, Sonhos, Velhoses e Pão de Ló. E porque são uma das “imagens de marca” da Briosa, sugerimos que inclua na sua mesa de Natal, os Suspiros: além de deliciosos, fazem uma mesa muito bonita.

A Pastelaria Visconde, que abriu há precisamente cinco anos na Rua Visconde da Luz, veio enriquecer ainda mais o património doceiro da cidade e já conquistou o coração dos conimbricences. No ano passado sagrou-se vencedora na categoria Bolo Rainha, na realização do IX Concurso ACIP “O Melhor Bolo-Rei de Portugal” que elegeu as melhores iguarias de Natal de 2022. Devido a essa distinção, na Visconde pode encontrar Bolo Rainha não só nesta época mas durante todo o ano. E para quem não aprecia os doces mais tradicionais, a Visconde oferece doces alternativas para também se deliciar na Noite de Natal: falamos da Torta de Laranja e dos Profiteroles Recheados com Doce de Ovos ou com Chantily.

Da Visconde seguimos para a vizinha Doce Meu, cuja “casa-mãe” é a Pastelaria Flor de Aveiro, uma das pastelarias mais conceituadas de Aveiro. Já está a pensar nos Ovos Moles, adivinhámos?! Doces miniaturas que ficam, também, tão bem numa Mesa de Natal. Mas resumir a Doce Meu aos Ovos Moles seria muito pouco justo ou não fosse a sua Casa Mãe, a Flor de Aveiro, uma presença habitual em concursos e pódios. O Bolo Rei, por exemplo, voltou a ser eleito este ano o melhor dos melhores no Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português. Mas não fica por aqui… Também a Broinha Castelar foi considerada “a melhor dos melhores” no 11 Concurso Nacional de Bolos Especiais de Natal. A esta altura acreditamos que já esteja confuso com tantas sugestões. Talvez fazer uma lista não seja má ideia…

E seguimos para a Rua da Sofia, Património  Mundial da Humanidade, para chegar à Pastelaria Penta. Aqui pode encomendar qualquer um dos doces de Natal mais típicos e tradicionais: Bolo Rei, Bolo Rainha, Bolo Rei Especial da Casa, Sonhos, Azevias, Coscorões, Broinhas de Natal, Tronco de Natal, Lampreia D’Ovos, Bolo Rei de Chocolate, Trouxas de Ovos, Panetone, Galantine de Frutas e Papos D’Anjo. Já está a apontar? Então tem mesmo que acrescentar a criação exclusiva da Penta que é só de “comer e chorar por mais”: Rabanadas Conventuais onde o pão de forma é trocado pela Arrufada de Coimbra. Sabíamos que ia gostar…
Além dos doces, as vitrines da Penta ganham ainda mais vida e cor com as apelativas Caixinhas de Chocolate com motivos natalícios. Uma prenda doce e bonita para oferecer este Natal.

E terminamos este roteiro, que já vai longo, no Moinho Velho do Arnado. Qualquer que seja o Doce Típico de Natal que lhe venha à cabeça, é muito provável que também seja possível de encomendar no Moinho Velho: Rabanadas, Sonhos, Velhoses, Azevias, Broinhas Doces, Bolo Rei, Bolo Rainha, Bolo Rei Escangalhado, Pão de Ló, Tronco de Natal, Papos D’Anjo, Lampreia de Ovos, Filhoses de Joelho e Pingos de Tocha. Apesar de não ser típico do Natal, há um Doce que é protagonista durante o ano todo e nesta época não é excepção: falamos do Morgado do Bussaco. E porque gostamos de tudo o que nos suscita curiosidade, terminamos com mais uma sugestão diferente e que só poderá encontrar aqui: referimos-nos ao Pan de Jamon (pão de fiambre; é parecido a uma bôla e leva fiambre, bacon, alcaparras e azeitonas verdes). Este é um pão típico da Venezuela que os proprietários do Moinho Velho trazem para Coimbra pelas influências que têm daquele país. E, claro, nós agradecemos porque não dizemos que não a nenhuma iguaria e, assim, o Natal torna-se ainda mais rico e delicioso!

Pastelaria Briosa
239 821 617

Pastelaria Visconde
239 094 471

Pastelaria Doce Meu
239 133 998

Pastelaria Penta
239 823 571

Pastelaria Moinho Velho do Arnado
239 828 614

COIMBRAEXPLOREComentário