O Mercado de Natal está de regresso à Praça do Comércio!

De 1 a 23 de dezembro, a Praça do Comércio acolhe o Mercado de Natal, no âmbito do programa “Coimbra Natal’23”. A iniciativa, que resulta de uma coorganização entre o Município de Coimbra, a Associação Redescobrir a Arte (ARA) e a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), com a colaboração da União de Freguesias de Coimbra (UFC), traz ao coração da cidade mais de três dezenas de expositores, nas vertentes do artesanato e do setor alimentar. Junta-se ao evento a habitual animação de rua, que torna a época festiva ainda mais convidativa para uma visita à Baixa de Coimbra.

Resultado de uma coorganização entre o Município de Coimbra, a ARA e a APBC, com a colaboração da UFC, o Mercado de Natal chega à cidade na próxima sexta-feira, dia 1 de dezembro, com a abertura oficial prevista para as 18h00. Durante três semanas, o Mercado vai funcionar de segunda a quinta-feira das 12h00 às 20h00; à sexta-feira entre as 12h00 e as 22h00; ao sábado, das 10h00 às 22h00; e ao domingo entre as 10h00 e as 20h00. O evento conta com a participação de 34 expositores distribuídos entre as modalidades do artesanato e da área alimentar. Vale a pena uma visita.

O recinto vai contar ainda com um palco, que vai acolher apresentações musicais e outras performances dedicadas à época festiva. Associa-se ao evento a animação de rua itinerante “A Praça é sua no Natal”, as tradicionais arruadas (por grupos de concertinas). A igreja de Santiago vai receber sete concertos corais (por associações do concelho), um grupo de fados e os cantares de Natal (a cargo de grupos de etnografia e folclore locais), apresentações que vão decorrer às sextas, sábados e domingos, às 18h30. No decurso do evento, os mais pequenos vão ter, também, oportunidade de se cruzarem com um boneco de neve e uma rena, que vão deambular por diversas artérias desta zona central da cidade. 

Foto de Arquivo: Edição de 2022

Considerando a importância de dar oportunidades aos artesãos, que se prepararam durante meses para a época natalícia, e o forte interesse manifestado pela ARA à autarquia, conjugando uma saudável união de esforços entre o Município, sempre disponível, a APBC sempre presente, e a UFC, sempre positiva, o Mercado de Natal, evento enraizado na cidade e que constitui um importante foco de atração de público à Baixa de Coimbra, regressa mais um ano à Praça do Comércio. Não temos dúvidas que voltará a ser um êxito.

De forma a garantir a logística desta iniciativa e a permitir a concretização do Mercado de Natal num prazo mais apertado, o Município de Coimbra disponibilizou dois funcionários para apoiar as montagens dos stands (contratualizados pela ARA à UFC, que também disponibilizou mão de obra gratuitamente), vai assegurar a segurança do recinto com recurso à Polícia Municipal e a uma empresa de segurança privada e vai ainda ficar responsável pela manutenção e pelo acompanhamento da distribuição elétrica. Numa articulação entre a Divisão de Cultura e a Divisão de Licenciamentos e Fiscalização de Atividades, foi feito também um trabalho de sensibilização para a gestão das esplanadas na Praça do Comércio, o que agradecemos aos seus proprietários, de forma a garantir a realização tranquila deste marcante e emblemático evento. 

O programa de Natal promovido pela autarquia pode ser consultado aqui.

COIMBRAEXPLOREComentário