"Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade" está de volta a Coimbra
Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Coimbra e pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro .
À semelhança do que aconteceu nas anteriores edições, também este ano o Convento São Francisco continuará a ser um lugar privilegiado para escutar o Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra, que vai soar e ressoar no Dar a Ouvir.
A terceira edição volta a ter no Convento São Francisco o espaço onde será apresenta grande parte da programação.
Explorar as paisagens e ambientes sonoros de um lugar é a ter a possibilidade de o compreender a partir de uma outra perspetiva, a que raramente somos atentos ou sensíveis. As sonoridades características de uma cidade compõem a sua identidade e podem ser um ingrediente cultural para um trabalho artístico surpreendente.
Considerando a relevância deste património, um dos principais objetivos do Dar a Ouvir é partilhar, em cada edição, o trabalho de recolha e incorporação de novos registos no Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra, através de diversos projetos apresentados no âmbito da sua programação, que oferecem a oportunidade de explorar criativamente as paisagens sonoras da cidade.
A edição deste ano tem como temática central "A Fala do Mundo”.
O Dia de Darwin, celebrado em todo o mundo, lembra o grande naturalista britânico Charles Darwin, nascido a 12 de fevereiro de 1809, e a sua contribuição para a ciência.
A Montra das Artes & Ofícios reúne artesãos e criadores que trabalham diferentes áreas ligadas às artes e aos ofícios, promovendo saberes ancestrais e práticas contemporâneas.
A presença de ecrãs na vida de crianças, jovens e famílias tem crescido de forma surpreendente, acompanhando a evolução das tecnologias digitais e as oportunidades que as mesmas oferecem nos diferentes domínios da vida quotidiana.
Cristina Màrquez, investigadora no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra CNC UC | CiBB, é a convidada da sessão Pontos nos iii - Science Beer Talks de 18 de fevereiro, com o tema A neurociência do cérebro social.
No primeiro e terceiro fim de semana de cada mês, há sessões de astronomia ao vivo no UC Exploratório, numa proposta destinada a famílias, jovens e adultos.
Na sessão com que prosseguimos, em fevereiro, o ciclo Conversar é o melhor Remédio, vamos ter uma conversa sobre como a Medicina (…)